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dc.creator.IDFIGUEIREDO, M. M. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4623671200906404pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.
dc.contributor.advisor-co1IDFERNANDES, M. W. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214801635506443pt_BR
dc.description.resumoA pavimentação de vias e rodovias é essencial para uma melhor qualidade no transporte rodoviário de pessoas e mercadorias em todo mundo. O desenvolvimento de tecnologias para um melhor conforto e durabilidade remonta os tempos da Antiga Roma. No Brasil aproximadamente 60% do transporte de cargas e passageiros é feito em rodovias, sendo um país de extensões territoriais continentais, com diversidades climáticas, pedológicas e geológicas é de grande importância o estudo e comparação entre o novo método de dimensionamento DNIT mecanístico-empírico , cujo dimensionamento de pavimentos é baseado em dois principais critérios de ruptura(fadiga e o afundamento de trilha) , método este em fase de atualização no Brasil, e o método de dimensionamento empírico adotado pelo DNER , proposto nos anos 60 pelo Engenheiro Murillo Lopes de Souza, baseado na capacidade de suporte do subleito, medida pelo CBR . O presente trabalho teve como objetivo analisar, dimensionar e comparar os métodos de dimensionamento de pavimento flexível citados ,com auxílio dos dados coletados pelo Laboratório de Engenharia de Pavimentos-LEP/UFCG, Campina Grande-PB, na PB-138 que liga Campina Grande/Catolé de Boa Vista-PB a Boa Vista-PB.Com os dados foi possível dimensionar o pavimento com auxílio do programa MeDiNa e realizar a comparação entre os dois métodos de dimensionamento. Palavras-chave: DNIT; DNER; Pavimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise de dimensionamento de pavimento flexível: estudo comparativo de métodos.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe paving of roads and highways is essential for better quality road transport of people and goods around the world. The development of technologies for better comfort and durability goes back to the times of Ancient Rome. In Brazil, 60% of freight and passengers are carried on highways, being a country of continent territories, with a diversity of species, pedological and geological, it is of great relevance for the study and separation between the new methods of mechanistic DNIT design which is based on two main criteria of rupture, the method being updated in Brazil, and the method of empirical design adopted by the DNER, applied in the 1960s by the engineer Murillo Lopes de Souza, in which the capacity of support of subbed, as measured by the CBR. The present work has owned the objective of analyzing, dimensioning and comparing the methods of sizing exchange rate indicators, with the help of data from the Pavement Engineering Laboratory-LEP / UFCG, Campina Grande-PB, on the PB-138 linking Campina Grande / Catolé de Boa Vista-PB to Boa Vista-PB.With the help of the data, it was possible to size the pavement with the aid of the MeDiNa program and to carry out a comparison between the two sizing methodspt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23522
dc.date.accessioned2022-02-14T17:40:56Z
dc.date.available2022-02-14
dc.date.available2022-02-14T17:40:56Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectDimensionamento de pavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de dimensionamento de pavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectLaboratório de Engenharia de Pavimentos - LEP/UFCGpt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectRodovia PB - 138 - Campina Grande / Catolé de Boa Vista / Boa Vista - PBpt_BR
dc.subjectSoftware MeDiNapt_BR
dc.subjectDepartamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito - DNITpt_BR
dc.subjectDNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsitopt_BR
dc.subjectMétodo de dimensionamento DNIT mecanístico empíricopt_BR
dc.subjectEstudo de tráfegopt_BR
dc.subjectÍndice de suportept_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectFlexible floorspt_BR
dc.subjectFlexible flooring sizingpt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectFlexible pavement design methodspt_BR
dc.subjectPavement Engineering Laboratory - LEP/UFCGpt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.subjectHighway PB - 138 - Campina Grande / Catolé de Boa Vista / Boa Vista - PBpt_BR
dc.subjectMeDiNa Softwarept_BR
dc.subjectNational Department of Traffic Infrastructure - DNITpt_BR
dc.subjectDNIT - National Department of Traffic Infrastructurept_BR
dc.subjectEmpirical mechanistic DNIT sizing methodpt_BR
dc.subjectTraffic studypt_BR
dc.subjectSupport indexpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Marronney Marcos Ribeiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFlexible pavement design analysis: comparative study of methods.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Marronney Marcos Ribeiro. Análise de dimensionamento de pavimento flexível: estudo comparativo de métodos. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23522pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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