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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2294
Title: | Uma extensão dos axiomas de Peano para a construção dos inteiros. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Fred Charles Alves de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BARBOSA, Edelweis José Tavares. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva. |
Keywords: | Axiomas de Peano;Construção dos Inteiros;Natural;Inteiro;Peano's Axioms;Construction of Integers;All |
Issue Date: | Aug-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, F. C. A. de. Uma extensão dos axiomas de Peano para a construção dos inteiros. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2294 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Número, como hoje é entendido, é uma entidade abstrata, produto propriamente humano, empregado em processos de contagem e enumeração. Na escola, se aprende que existem números naturais e inteiros, além de outros. Os naturais estão ligados principalmente à noção de sucessor, enquanto os demais às noções de medida e orientação. Procurou-se neste trabalho demonstrar que os inteiros podem ser construídos de forma axiomática e indutiva, tal como é feito para os naturais com os axiomas de Peano. As orientações pedagógicas e as pesquisas sobre a ideia de número instigam novas abordagens na escola. Com isso, buscou-se contribuir para inovação nas aulas de matemática sobre conjuntos numéricos, visto que há uma dificuldade considerável em se trabalhar com números inteiros negativos por boa parte dos estudantes. |
Abstract: | Number, according to current understanding, is an abstract entity, human product, employed in processes of count and enumeration. In school, people learn natural and whole numbers, including others. Natural numbers are bound up with notion of successor, where as whole numbers are bound up with notions of measure and direction. This work searched to demonstrate an axiomatic and indutive construction for whole numbers, just like we build natural numbers using Peano’s axioms. Pedagogical instructions and researches about idea of number instigate new approaches in school. Hence, we seek to contribute with innovative classes about numerical sets, since very students face difficulties with negative whole numbers. |
Keywords: | Axiomas de Peano Construção dos Inteiros Natural Inteiro Peano's Axioms Construction of Integers All |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Matemática |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2294 |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
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FRED CHARLES ALVES DE BRITO – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2017.pdf | Fred Charles Alves de Brito – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2017 | 443.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
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