Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175660165926032pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoA geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractLa geografía como disciplina escolar tiene la función de favorecer la construcción del conocimiento espacial. Para ello, es necesario que el mediador busque métodos que proporcionen la producción del saber por el propio alumno. Sin embargo, la construcción conceptual no es un proceso simple, pues existen dificultades observadas en el aula. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo general entender cómo los estudiantes construyen los conceptos geográficos a partir del estudio del medio en la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. La misma pista los caminos de la investigación cualitativa, más específicamente, con foco en la observación-participante, la cual contribuyó con la referida investigación. En el transcurso de la investigación verificamos que la apropiación de los conceptos geográficos debe ocurrir de forma gradual y el estudio de campo se hace necesario para que haya la construcción del conocimiento geográfico. Además, el espacio cercano de los alumnos debe ser utilizado para tal construcción geográfica, proporcionando mayor interés del alumnado y estimulando su capacidad de abstracción y reflexión espacial. De esta forma, se concluye que el aprendizaje en geografía sólo es viable cuando se tiene en cuenta los conceptos espontáneos de los estudiantes, portadores de conocimientos previamente construidos, los cuales deben ser estimulados con el propósito de resignificarlos críticamente, transformándolos en conceptos científicos, a través de la mediación escolar.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:39:17Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2021-12-23T20:39:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectConceitos geográficos - apropriaçãopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectConstrução de conceitos - Geografiapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectEstudio mediopt_BR
dc.subjectConceptos geográficos: apropiaciónpt_BR
dc.subjectGeografía escolarpt_BR
dc.subjectConstrucción de conceptos - Geografíapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectMiddle studypt_BR
dc.subjectGeographical concepts - appropriationpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectConcept building - Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Adriano Pequeno.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLa apropiación de conceptos geográficos a partir del estudio del medio ambiente.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANO PEQUENO SANTOS - TCC MONOGRAFIA ESP. ANÁLISE REGIONAL GEOGRAFIA CH 2017.pdfAdriano Pequeno Santos - TCC Monografia Esp. Análise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017888.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.