Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, J. W. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2080450665658083pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.-
dc.contributor.advisor1IDDE MORAIS FILHO, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266444096441721pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Luciana Roze de.-
dc.contributor.referee2MAIA JÚNIOR, Braúlio.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Matemática, em especial com o da Geometria Espacial. Faremos a análise de dois livros didáticos, verificando se a metodologia utilizada na apresentação da Geometria Espacial favorece a motivação e aprendizagem do aluno. Teremos como foco, analisar a forma como o método axiomático é apresentado nos capítulos que introduzem o estudo da Geometria Espacial e, se estes livros podem ajudar ao professor a desenvolver um raciocínio lógico dedutivo nos seus alunos. Incluímos, também, um capítulo onde apresentamos os conceitos básicos do sistema dedutivo para professores que atuam no ensino médio, proporcionando-lhes informações que venham complementar seus conhecimentos, enriquecendo suas metodologias no ensino da Geometria. Esperamos que este trabalho tenha utilidade aos que ensinam e, principalmente, aos que aprendem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleAnálise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2015-08-
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the Math teaching-learning process, focusing on Geometry. Two textbooks will be analyzed, verifying if the methodology applied in teaching Spacial Geometry favors pupil?s learning and motivate them. Our focus is to analyze the way in which the axiomatic method is introduced in the chapters that present the Spacial Geometry and how these books can help the teacher to develop a logical-deductive reasoning in their pupils. There is also a chapter in which basic concepts about the deductive system is presided to the on teachers who teach in High Schools, giving them information that can complete their knowledge, enriching their methodologies in Geometry teaching. It is expected that this work has utility to the ones who teach and, mostly, to the ones that learn.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223-
dc.date.accessioned2018-11-19T16:22:44Z-
dc.date.available2018-11-19-
dc.date.available2018-11-19T16:22:44Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMétodo axiomáticopt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectAxiomatic methodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, J. W. de A. Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUANBÉLIA WANDERLEI DE AZEVÊDO FERREIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2015.pdfJuanbélia Wanderlei de Azevêdo Ferreira – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 20159.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.