Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de. | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BARROS, Tomas Edson. | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5442017085057925 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5778546806126449 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda uma proposta para o estudo dos logaritmos baseada nas etapas de sua construção histórica, focando na necessidade de sua engenhosa criação e no estudo dos métodos puramente algébricos, usados para construir as tabelas de logaritmos. Associaremos as progressões aritméticas às progressões geométricas e, através destas sequências, daremos uma proposta, até certo ponto, autoral, de como definir os logaritmos, resgatando a parte histórica dessa associação e como isso foi efetivamente feito. Como consequência, discutiremos limitações dessa associação para conceitualização dos logaritmos e trabalharemos com definições e teoremas que serão de fundamental importância para a construção de nossa proposta. Nossa abordagem apresenta os princípios fundamentais da criação dos logaritmos clássicos, resgata o papel das PAs, PGs e da Análise Matemática da reta real para a concretização dessa criação. Encerramos com uma proposta de atividade construtivista para sala de aula, com o intuito de proporcionar, ao professor, uma sugestão de trabalho que possibilitará, ao aluno, uma aprendizagem histórica e significativa sobre os logaritmos, por meio de PAs e PGs. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.title | Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.description.abstract | This work leads to a proposal for the study of logarithms based on the stages of their historical construction, focusing on the need for their ingenious creation and on the study of purely algebraic methods used to develop logarithm tables. We will associate arithmetic progressions with geometric progressions and, through these sequences, we will give a proposal, to a certain extent, original, on how to define logarithms, recovering the historical part of this association and how this was actually done. As a consequence, we will discuss limitations of this association for the conceptualization of logarithms and work with definitions and theorems that will be very important for our proposal. Our approach presents the fundamental principles of the creation of classical logarithms, reclaims the role of arithmetic progressions, geometric progressions and Mathematical Analysis of the real line for the realization of this creation. We close with a proposal for a constructivist classwork, in order to provide the teacher with a work suggestion that will enable the student to have a historical and significant learning about logarithms, through arithmetic progressions and geometric progressions. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819 | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T21:43:29Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03 | - |
dc.date.available | 2021-11-03T21:43:29Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Logaritmos | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Logarithms | pt_BR |
dc.subject | History of Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Constructivism | pt_BR |
dc.subject | Progressão geométrica | pt_BR |
dc.subject | Progressão aritmética | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MAIA, Rayanne Dantas. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.identifier.citation | MAIA, Rayanne Dantas. Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos. 106 f. Relatório (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAYANNE DANTAS MAIA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2021.pdf | Rayanne Dantas Maia- DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2021 | 3.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.