Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
Title: | Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. |
???metadata.dc.creator???: | DANTAS, Emanuel Adriano. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | VIEIRA , Vandenberg Lopes. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Rosana Marques da. |
Keywords: | Probabilidade;Ensino da matemática;Reflexão teórico-prática;Jogos;Probability;Teaching mathematics;Theoretical-practical reflection;Games |
Issue Date: | Jun-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DANTAS, E. A. Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho será explorado o conceito de probabilidade, utilizando metodologias investigativas e direcionadas por atividades que buscam mostrar, através de jogos e desafios, a importância desse conhecimento na formação cognitiva do aluno, propiciando-lhe uma reflexão teórico-prática acerca das experiências vivenciadas e estimulando o raciocínio lógico-matemático. Cada atividade vem acompanhada das metodologias, da análise dos resultados e dos questionários avaliativos. Também, serão mostrados os aspectos históricos pertinentes ao surgimento e à formalização do conceito de probabilidade, além de evidenciar a estruturação curricular na escola sobre o tema. O trabalho servirá para subsidiar a prática docente em sala de aula no ensino de probabilidade nas turmas do Ensino Médio. |
Abstract: | In this dissertation will explore the concept of probability, using investigative and directed methodologies by activities that seek to show, through games and challenges, the importance of this knowledge in the student’s cognitive formation, providing him a theoretical and practical about the experiences and stimulating logical and mathematical thinking. Each activity comes with the methodologies, the analysis of the results and assessment questionnaires. Also, displays the historical aspects relevant to the emergence and formalization of the concept of probability, besides showing the structure of the school curriculum on the topic. The work will serve to subsidize the teaching practice in the classroom teaching of probability classes in high school. |
Keywords: | Probabilidade Ensino da matemática Reflexão teórico-prática Jogos Probability Teaching mathematics Theoretical-practical reflection Games |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Matemática Probabilidade e Estatística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180 |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EMANUEL ADRIANO DANTAS – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2013.pdf | Emanuel Adriano Dantas– DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2013 | 378.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.