Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, P. C. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7618278103297210 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, F. G. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BARBOSA, Emanuelle de Souza. | - |
dc.contributor.referee1ID | BARBOSA, E. S. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-10-21 | - |
dc.description.abstract | This work is a case study carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade field school, with the general objective: are the meanings of democratic management in the school, and the specific objectives are: to characterize the structure and functioning of School Management ; identify and characterize the instruments of democratization of management present in the school and analyze the forms and modes of participation of school and extraschool subjects in school management processes. Where, through interviews with school and extraschool subjects (management, teachers and parents of students), in order to gather information to analyze the meanings of democratic management in the school environment. In this conceptual trajectory, a brief historical approach to the school, rural education and also School Administration is made. It was verified the importance of the participation of all school segments in the search for the autonomy of the school institution and it is concluded that an integration of the different school segments is only possible, if there is interest and participation of all, in order to effectively achieve the educational. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-01T20:01:58Z | - |
dc.date.available | 2021-11-01 | - |
dc.date.available | 2021-11-01T20:01:58Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo – Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democratic school management | pt_BR |
dc.subject | Country school - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | School community | pt_BR |
dc.subject | José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Paloma Caroline Moura de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Democratic management in the rural school U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PALOMA CAROLINE MOURA DE LIMA- TCC GESTÃO PÚBLICA 2021.pdf | Paloma Caroline Moura de Lima - TCC Gestão Pública 2021. | 621.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.