Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMILANEZ, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8489672924578638pt_BR
dc.contributor.advisor1RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566168425348622pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2DUTRA, Camila Maria Martins.
dc.description.resumoAs práticas a serem realizadas em sala de aula devem proporcionar o contato dos discentes com diferentes gêneros textuais. tendo em vista que e através destes que os textos se materializam. Sendo assim, o ensino de Língua Portuguesa, que pretende instrumentalizar o aluno para se inserir de maneira atuante na sociedade, deve contemplar atividades que articulem a leitura, a escrita e a analise linguística. Nesse sentido, tomamos como objeto de analise uma sequencia didática (doravante SD), produzida pela autora deste trabalho em um curso de formação continuada intitulado Gêneros textuais na esfera do argumentar: propostas teórico-metodológicas para o ensino, a SD tem como objeto de ensino o gênero textual artigo de opinião e esta direcionada para o segundo ano do Ensino Médio. Logo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a sequencia didática no que se refere ao ensino de leitura, escrita e analise linguística. Pretendemos de modo mais especifico, analisar as atividades propostas, evidenciando a tipologia das perguntas de compreensão textual; verificar como a proposta de produção textual orienta o discente para as condições de produção do gênero; propor questões de analise linguística que ampliem o trabalho com os recursos linguísticos no artigo de opinião; bem como demonstrar a relevância de o professor produzir instrumentos didáticos, como a sequencia didática, que sistematizem a sua pratica em sala de aula, visando um ensino que possa articular a leitura, escrita e análise linguística. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, configurando-se como bibliográfica e descritiva. uma vez que se analisa uma sequencia didática a luz de alguns teóricos e documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, nos baseamos em Travaglia (2009) no que se refere as concepções de língua; Bakhtin (1997), Bronckart (1999) e Marcuschi (2008) acerca das noções de gênero; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) no que diz respeito ao trabalho com sequencias didáticas; Brakling (2000) e Koche, Boff e Marinello (2014) que fazem reflexões acerca do gênero textual artigo de opinião, da argumentação e operadores argumentativos; os documentos oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), os quais orientam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio; bem como as reflexões de Mendonça (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013) acerca da pratica de analise linguística; entre outros autores. A pesquisa revelou que a sequencia didática apresenta atividades bem articuladas no que se refere ao trabalho com as praticas de leitura e escrita, por outro lado, deixa algumas lacunas em relação a pratica de analise linguística. Por isso, alem de analisarmos a sequencia didática, propomos algumas perguntas que contribuem para que de fato se estabeleça a articulação entre a leitura, a escrita e a analise linguística, tomando como base o gênero textual artigo de opinião por meio de atividades sistematizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística.pt_BR
dc.date.issued2017-06-16
dc.description.abstractThe practices to be carried out in the classroom should bring the students into contact with different textual genres, considering that it is through these genres that texts materialise. This means that the teaching of the Portuguese language, which intends to give the student appropriate instruments so that he or she may become part of society in an active way, must also consider activities that bring together reading, writing and linguistic analysis. In this regard we take, as our object of analysis, a didactic sequence (hereinafter DS), produced by the author of this work in a continuous learning course known as Textual genres within the sphere of arguitive discourse: theoretical and methodological proposals for teaching, with the main teaching object of the SD being the textual genre of opinative articles, being aimed at the second year of high school. Hence, the main aim of this research paper shall be that of analysing the didactic sequence with regard to the teaching of reading, writing and linguistic analysis. In the most specific way possible, we intend to analyse the activities as proposed, showing the type of questions of textual comprehension; to check out how the proposal of textual production guides the student towards the conditions for production of the genre; propose questions related to linguistic analysis, that expand the work with linguistic resources within the opinative article; as also to show the relevance of the teacher's production of didactic instruments, such as the didactic sequence, makes teaching practice in the classroom more systematic, seeking to implement a type of teaching that can blend together the skills of reading, writing and linguistic analysis. This is a qualitative research study, which can be considered bibliographic and descriptive, as there is analysis of a didactic sequence based on the works o f some theorists and some documents that guide the teaching of the Portuguese language. As a theoretical reference, we have based ourselves on Travaglia (2009), regarding the conceptions of language; on Bakhtin (1997), Bronckart (1999) and Marcuschi (2008), regarding notions of genre; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), regarding work with didactic sequences; Brakling (2000) and Koche, Boff and Marinello (2014), who raise issues about the specific textual genre of opinative articles, arguition and argumentative operators; official documents (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), which set basic guidelines for the teaching of the Portuguese language at secondary school level; and also the thoughts raised by Mendonca (2006) and Bezerra & Reinaldo (2013) about the practice of linguistic analysis; among other authors. The research study shows that the didactic sequence presents well-articulated activities, with regard to work on practice of reading and writing; on the other hand, however, some gaps are left with regard to the practice of linguistic analysis. For this reason, apart from analysing the didactic sequence, we also ask some questions that contribute so that there may indeed be some articulation among reading, writing and linguistic analysis, based on the textual genre of opinion articles, through systematic activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736
dc.date.accessioned2021-10-29T12:57:34Z
dc.date.available2021-10-29
dc.date.available2021-10-29T12:57:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectGênero textual artigo de opiniãopt_BR
dc.subjectLeitura - ensino articuladopt_BR
dc.subjectEnsino articulado de leiturapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectArgumentação - ensino médiopt_BR
dc.subjectFormação continuada - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de leitura e escritapt_BR
dc.subjectProdução de instrumentos didáticospt_BR
dc.subjectInstrumentos didáticospt_BR
dc.subjectOperadores argumentativospt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesa - ensino médiapt_BR
dc.subjectDocentes de língua portuguesa - ensino médiopt_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subjectTextual genre opinion articlept_BR
dc.subjectReading - articulated teachingpt_BR
dc.subjectArticulated reading teachingpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectlinguistic analysispt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectArgumentation - high schoolpt_BR
dc.subjectContinuing education - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectTeaching reading and writingpt_BR
dc.subjectProduction of teaching instrumentspt_BR
dc.subjectteaching instrumentspt_BR
dc.subjectArgumentative Operatorspt_BR
dc.subjectReading and writing practicespt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachers - High Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMILANEZ, Marciana da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textual genre opinion article: a proposal for the articulating teaching of reading, textual production and linguistic analysis.pt_BR
dc.identifier.citationMILANEZ, Marciana da Silva. O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística. 2017. 59f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIANA DA SILVA MILÂNEZ - TCC ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfMarciana da Silva Milanez - TCC Especialização de Língua Portuguesa CH 2017.10.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.