Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21048
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CAETANO, J. R. R. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7894959177681201 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Luciano da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, Luciano da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5841281179857631 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso Van. | - |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de. | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa analisa o lugar da política nos livros didáticos de sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Objetiva especificar o campo da ciência política nas ciências sociais, compreender como ela é abordada no ensino médio através desse material didático e como é recepcionada pelos/as alunos/as. O referencial teórico articula a relação entre alunos/as e professores/as no atual contexto brasileiro (KRAWCZYK, 2011), as teorias do currículo (SILVA, 2010), a inclusão e recepção da sociologia no currículo oficial do ensino médio (SOUZA e BARROS; VARGAS: 2017, 2011) e história do PNLD no Brasil (CASSIANO, 2013). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Partindo da observação dos sujeitos pesquisados, alunos e alunas da Escola Estadual Dom Miguel Kruse e Escola Estadual Professora Maria Ferraz de Campos, localizadas na zona leste da cidade de São Paulo, utiliza a entrevista como instrumento de coleta de dados. Estes são analisados a partir da apropriação conceitual fornecida pelo referencial teórico. O resultado alcançado mostra que, apesar da ciência política constituir uma das três partes das Ciências Sociais na disciplina de sociologia no ensino médio, seu espaço, quando comparado aos espaços das sociologias e da antropologia, se mostra insuficiente para a abordagem de temas fundamentais na formação cidadã dos/as educandos/as. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
dc.title | O lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
dc.description.abstract | This research analyzes the place of politics in the sociology textbooks of the National Textbook Program (PNLD) 2018. It aims to specify the field of politics in the social sciences, to understand how it is approached in high school through this didactic material and how it is received by the students. The theoretical framework articulates the relationship between students and teachers in the current Brazilian context (KRAWCZYK, 2011), curriculum theories (SILVA, 2010), the inclusion and reception of sociology in the oficial high school curriculum (SOUZA and BARROS ; VARGAS: 2017, 2011) and history of PNLD in Brazil (CASSIANO, 2013). The research has a qualitative approach. Based on the observation of the researched subjects, students of the Dom Miguel Kruse State of Professor Maria Ferraz de Campos State School, located on the east side of the city of São Paulo, it is used the interview as a data collection instrument. These are analyzed based on the conceptual appropriation provided by the theoretical framework. The result achieved shows that, although political science constitutes one of the three parts of Social Sciences in the discipline of sociology in high school, its space, when compared to the spaces of sociology and anthropology, is insufficient to address fundamental themes in education citizen of the students. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21048 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:23:41Z | - |
dc.date.available | 2021-09-09 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:23:41Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Ciência política | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Social sciences | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Textbook - politics | pt_BR |
dc.subject | Sociology - textbook | pt_BR |
dc.subject | Ciencias sociales | pt_BR |
dc.subject | La ciencia política | pt_BR |
dc.subject | Reanudar | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto - política | pt_BR |
dc.subject | Sociología - libro de texto | pt_BR |
dc.subject | Sciences sociales | pt_BR |
dc.subject | Science politique | pt_BR |
dc.subject | Reprendre | pt_BR |
dc.subject | Cahier de texte | pt_BR |
dc.subject | Manuel - Politique | pt_BR |
dc.subject | Sociologie - manuel | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - política | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAETANO, Jefferson Rafael Raiz Ribeiro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The place of politics in the PNLD 2018 sociology textbooks. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAETANO J. R. R. R. O lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JEFFERSON RAFAEL RAIZ RIBEIRO CAETANO - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2018.pdf | Jefferson Rafael Raiz Ribeiro Caetano - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2018 | 843.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.