Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAETANO, J. R. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7894959177681201pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luciano da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Luciano dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841281179857631pt_BR
dc.contributor.referee1OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso Van.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa o lugar da política nos livros didáticos de sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Objetiva especificar o campo da ciência política nas ciências sociais, compreender como ela é abordada no ensino médio através desse material didático e como é recepcionada pelos/as alunos/as. O referencial teórico articula a relação entre alunos/as e professores/as no atual contexto brasileiro (KRAWCZYK, 2011), as teorias do currículo (SILVA, 2010), a inclusão e recepção da sociologia no currículo oficial do ensino médio (SOUZA e BARROS; VARGAS: 2017, 2011) e história do PNLD no Brasil (CASSIANO, 2013). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Partindo da observação dos sujeitos pesquisados, alunos e alunas da Escola Estadual Dom Miguel Kruse e Escola Estadual Professora Maria Ferraz de Campos, localizadas na zona leste da cidade de São Paulo, utiliza a entrevista como instrumento de coleta de dados. Estes são analisados a partir da apropriação conceitual fornecida pelo referencial teórico. O resultado alcançado mostra que, apesar da ciência política constituir uma das três partes das Ciências Sociais na disciplina de sociologia no ensino médio, seu espaço, quando comparado aos espaços das sociologias e da antropologia, se mostra insuficiente para a abordagem de temas fundamentais na formação cidadã dos/as educandos/as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleO lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018.pt_BR
dc.date.issued2020-10-29-
dc.description.abstractThis research analyzes the place of politics in the sociology textbooks of the National Textbook Program (PNLD) 2018. It aims to specify the field of politics in the social sciences, to understand how it is approached in high school through this didactic material and how it is received by the students. The theoretical framework articulates the relationship between students and teachers in the current Brazilian context (KRAWCZYK, 2011), curriculum theories (SILVA, 2010), the inclusion and reception of sociology in the oficial high school curriculum (SOUZA and BARROS ; VARGAS: 2017, 2011) and history of PNLD in Brazil (CASSIANO, 2013). The research has a qualitative approach. Based on the observation of the researched subjects, students of the Dom Miguel Kruse State of Professor Maria Ferraz de Campos State School, located on the east side of the city of São Paulo, it is used the interview as a data collection instrument. These are analyzed based on the conceptual appropriation provided by the theoretical framework. The result achieved shows that, although political science constitutes one of the three parts of Social Sciences in the discipline of sociology in high school, its space, when compared to the spaces of sociology and anthropology, is insufficient to address fundamental themes in education citizen of the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21048-
dc.date.accessioned2021-09-09T15:23:41Z-
dc.date.available2021-09-09-
dc.date.available2021-09-09T15:23:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSociologia - livro didáticopt_BR
dc.subjectSocial sciencespt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextbook - politicspt_BR
dc.subjectSociology - textbookpt_BR
dc.subjectCiencias socialespt_BR
dc.subjectLa ciencia políticapt_BR
dc.subjectReanudarpt_BR
dc.subjectLibro de textopt_BR
dc.subjectLibro de texto - políticapt_BR
dc.subjectSociología - libro de textopt_BR
dc.subjectSciences socialespt_BR
dc.subjectScience politiquept_BR
dc.subjectReprendrept_BR
dc.subjectCahier de textept_BR
dc.subjectManuel - Politiquept_BR
dc.subjectSociologie - manuelpt_BR
dc.subjectLivro didático - políticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAETANO, Jefferson Rafael Raiz Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe place of politics in the PNLD 2018 sociology textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationCAETANO J. R. R. R. O lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON RAFAEL RAIZ RIBEIRO CAETANO - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2018.pdfJefferson Rafael Raiz Ribeiro Caetano - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2018843.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.