Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, O. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1612940363920224pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoA economia solidária vem ocupando um papel significativo na formas de organização do trabalho, corno uma alternativa ao desemprego e ao trabalho precário no âmbito do sistema capitalista brasileiro. Esta alternativa de produção que acontece dentro do capitalismo pode se aliar aos programas de educação de jovens e adultos no sentido de criar uma nova consciência rumo às práticas solidárias do trabalho. O presente estudo teve corno finalidade utilizar prática pedagógicas alternativas que objetivaram sensibilizar as pessoas para a preservação ambiental através da reutilização de garrafas plásticas transformando-as em móveis, correlacionando com a possibilidade de agregar valor ao materiais e desenvolver a economia solidária entre alunos da EJA. Esta pesquisa foi implantada na E cola Municipal Severino ramos da Nóbrega, na 3a e 4a séries da EJA, na Cidade de Picuí. Paraíba. Apesar das dificuldade. em obter número desejado de garrafas e devido a outras atividades desenvolvida pelos alunos de EJA, observou-se grande motivação por parte destes em participarem da atividade pedagógica. Com uma prática pedagógica inovadora pôde-se ensinar de forma alternativa, apresentando uma solução ambientalmente correta para a destinação final das garrafas plásticas usadas e, também uma forma mais rentável para outras pessoas arrecadarem dinheiro com a manufatura destes materiais, e procurando-se implementar entre ele uma economia solidária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação de Adultospt_BR
dc.titleMetodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractSolidary economy has been playing a significant role in the organization of work as an alternative to unemployment and precarious work within the Brazilian capítalist system. This altc rnative of production that happens within capitalism can ally itself with programs of education of young people and adults in the sense of creating a new conscicnce towards the practices of solidary work. The purpose of this study was to use alternative pedagogical practices that aimed to sensitize people to environmental preservation through the reuse of plastic bottles, transforming them into furniture, correlating with the possibility of adding value to materiais and developing solidarity economy among EJA students. This research was implemented in the Municipal School Severino Ramos da Nóbrega, in the 3rd and 4th ser i e o f the EJ A, in the City o f Picuí, Paraíba. Despite the difficulties in obtaining a desired number of bottles and due to the other activities developed by the students of EJA, it was observed a great motivation on the part of these to participare in the pedagogical activity. With an innovative pedagogical practice it was possible to teach in an alternative way, presenting an environmentally correct solution for the final destination of the used plastic bottles and also a more profitable way for other people to raise money from the manufacture of these materiais, and trying to implement among they are a solidarity economy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20879-
dc.date.accessioned2021-08-27T12:59:35Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T12:59:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMaterial reciclávelpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectRecyclable materialpt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectMaterial reciclablept_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Ozineide Felismino da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlternative pedagogical methodologies of EJA in the perspective of solidary economy.pt_BR
dc.title.alternativeMetodologías pedagógicas alternativas de EJA en la perspectiva de la economía solidaria.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Ozineide Felismino da. Metodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária. 2017. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLa economía solidaria ha venido jugando un papel importante en las formas de organización de la el trabajo, como alternativa al desempleo y al trabajo precario dentro del sistema. Capitalista brasileño. Esta alternativa de producción que tiene lugar dentro del capitalismo puede aliarse con programas de educación para jóvenes y adultos con el fin de crear un nuevo sensibilización hacia prácticas de trabajo solidario. El propósito de este estudio fue utilizar prácticas pedagógicas alternativas que apunten a sensibilizar a las personas sobre la preservación del medio ambiente a través de la reutilización de botellas de plástico transformándolas en mobiliario, correlacionándose con la posibilidad de agregar valor a los materiales y desarrollar el economía solidaria entre estudiantes de EJA. Esta investigación se implementó en la Escuela Municipal Severino ramos da Nóbrega, en los grados 3º y 4º de EJA, en la ciudad de Picuí. Paraíba. a pesar de que de las dificultades. en la obtención del número deseado de botellas y debido a otras actividades desarrollado por los estudiantes de EJA, hubo una gran motivación por parte de ellos en participar en la actividad pedagógica. Con una práctica pedagógica innovadora, fue posible enseñar alternativamente, presentando una solución ambientalmente correcta para eliminación final de botellas de plástico usadas y también una forma más rentable para otros la gente recauda dinero con la fabricación de estos materiales, y implementar una economía solidaria entre ellos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OZINEIDE FELISMINO DA COSTA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfOzineide Felismino da Costa - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20178.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.