Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, J. L. I.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160276344449119pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor-co1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNApt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1MEIRA, Iranete de Araujo.-
dc.contributor.referee1IDMEIRA, Iranete de Araujopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060982292902975pt_BR
dc.description.resumoA história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleA história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.pt_BR
dc.date.issued2014-08-26-
dc.description.abstractThe history of mathematics as a pedagogical resource contributes to the development of ment of meaningful learning and contextualizes mathematical knowledge. within a certain period or season. The teaching learning process is favored by the investigation of problems and situations that show the student the mathematics as a result of human production. Our work investigated on the use of the history of mathematics in the teaching and learning process in state public schools in the city of Santa Cruz in Rio Grande do Norte. Our research sought to investigate how this feature is being used or not. carried out within the school context. We realized through the research carried out that teachers use the history of mathematics as a resource, but there is still a lack of knowledge about it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824-
dc.date.accessioned2021-08-25T15:35:07Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-08-25T15:35:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - recurso pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - teaching and learningpt_BR
dc.subjectMathematics - pedagogical resourcept_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN.pt_BR
dc.title.alternativeLa historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa historia de las matemáticas como recurso pedagógico contribuye al desarrollo de ment del aprendizaje significativo y contextualiza el conocimiento matemático. dentro de un cierto período o temporada. El proceso de enseñanza aprendizaje es favorecido por la investigación de problemas y situaciones que muestran al alumno la las matemáticas como resultado de la producción humana. Nuestro trabajo investigado sobre el uso de la historia de las matemáticas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en escuelas públicas estatales en la ciudad de Santa Cruz en Rio Grande do Norte. Nuestra investigación buscó investigar cómo se usa o no esta función. llevada a cabo en el contexto escolar. A través de la investigación realizada nos dimos cuenta de que los profesores utilizan la historia de las matemáticas como recurso, pero todavía hay una falta de conocimiento al respecto.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA LOHRANY IVO DE ANDRADE - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2014.pdfJéssica Lohrany Ivo de Andrade - TCC Licenciatura em Matemática CES 20147.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.