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dc.creator.IDMARINHO, J. P. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405316676338673pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1GIESTA, Letícia Carpolingua.-
dc.contributor.referee1IDGIESTA, L. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785460495790279pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida na área de Educação de Jovens e Adultos- EJA e teve como pressuposto teórico a Teoria das Representações Sociais cujo objetivo foi analisar a representação social dos professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Nova Floresta/PB, sobre a sua prática de ensino na EJA. Em consonância com os objetivos propostos e a teoria de base, a pesquisa teve um perfil de pesquisa exploratória e descritiva, na qual utilizou-se de entrevistas semi - estruturadas como caminho metodológico, se apropriando dos próprios discursos dos docentes para a análise qualitativa dos dados respeitando a sequência didática proposta pela técnica de Análise de Conteúdo, em Bardin. Dentre os principais resultados, registramos que quanto à representação social sobre EJA, os professores apresentaram em seus discursos distintas formas de representar a educação, enfatizando o ponto de vista escolar; e, a educação doméstica. Já em relação à representação social dos professores sobre a sua prática de ensino nas turmas de EJA, para a maioria dos entrevistados a prática de ensinar tais turmas é "desafiadora": E sobre a representação dos professores sobre Economia Solidária (ECOSOL), apenas um dos entrevistados representou a ECOSOL como um modelo de desenvolvimento e incentivo de habilidades natas dos alunos. Nesse sentido, através dos resultados analisados foi possível identificar como os professores representam a sua práxis em sala de aula nas turmas de EJA, apresentando-se ainda de forma tímida, confusa, resistente na manutenção de uma postura educativa tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA representação social dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Nova Floresta sobre a sua ´prática de ensino no EJA.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis research was developed in the area of Education for Y oung People and Adults and had as theoretical assumption the Theory of Social Representations whose objective was to analyze the social representation of the teachers of a State School o f Primary and Secondary Education of the city of Nova Floresta I PB, about Teaching practice in the EJA. In accordance with the proposed objectives and the basic theory, the research had an exploratory and descriptive research profile, in which semi-structured interviews were used as a methodological way, appropriating the teachers' own discourses for the qualitative analysis of the data Respecting the didactic sequence proposed by the technique of Content Analysis, in Bardin. Among the main results, we recorded that, in relation to the social representation of EJA, teachers presented in their discourses different ways of presents the educatio~ emphasizing the school point of view; And, domestic education. About the social representation of teachers about their teaching practice in the EJA classes, for most of the interviewees the practice of teaching this classes is "chaUenging": And about teachers' representation on Solidarity Economy (ECOSOL), only one Of respondents represented ECOSOL as a modeJ of development and encouragement of the students' natural skills. In this sense, through the results analyzed, it was possible to identify how teachers represent their praxis in the classroom in the classes o f EJA, presenting themselves in a timid, confused and resistant way in maintaining a traditional educational position.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20818-
dc.date.accessioned2021-08-25T11:33:08Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-08-25T11:33:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectRepresentacion socialpt_BR
dc.subjectPráctica docentept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARINHO, Joilza Patrícia Cordeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe social representation of teachers from a state elementary and high school in the city of Nova Floresta about their teaching practice at EJA.pt_BR
dc.title.alternativeLa representación social de docentes de una escuela primaria y secundaria estatal de la ciudad de Nova Floresta sobre su práctica docente en EJA.pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO,Joilza Patrícia Cordeiro. A representação social dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Nova Floresta sobre a sua prática de ensino no EJA. 2017. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación se desarrolló en el área de Educación de Jóvenes y Adultos - EJA y tuvo como supuesto teórico la Teoría de las Representaciones Sociales cuyo objetivo era analizar la representación social de los maestros en una escuela primaria y secundaria estatal del municipio de Nova Floresta / PB, sobre su práctica docente en EJA. En línea con los objetivos propuestos y la teoría subyacente, la investigación tuvo un perfil de investigación exploratoria y descriptiva, en la que se utilizaron como camino entrevistas semiestructuradas. metodológico, apropiándose de los propios discursos de los profesores para el análisis cualitativo de los datos respetando la secuencia didáctica propuesta por la técnica de Análisis de Contenido, en Bardin. Entre los principales resultados, registramos que en cuanto a la representación social sobre EJA, los docentes presentaron en sus discursos diferentes formas de representar la educación, enfatizando el punto de vista escolar; y educación doméstica. En relación a representación social de los docentes sobre su práctica docente en las clases de EJA, para el la mayoría de los encuestados, la práctica de impartir tales clases es "desafiante": ¿Qué pasa con el representación del profesorado en Economía Solidaria (ECOSOL), sólo uno de los Los entrevistados representaron a ECOSOL como modelo para el desarrollo y fomento de las habilidades innatas de los estudiantes. En este sentido, a través de los resultados analizados fue posible identificar cómo los profesores representan su praxis en el aula en las clases de EJA, todavía presentándose de una manera tímida, confusa, resistente a mantener una postura educación tradicional.pt_BR
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JOILZA PATRÍCIA CORDEIRO MARINHO - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfJoilza Patrícia Cordeiro Marinho - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20179.29 MBAdobe PDFView/Open


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