Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. D. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9722735197328139pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Ricardo Costa de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Virgínia de Oliveira.-
dc.contributor.referee3MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.santos-
dc.description.resumoEste trabalho analisou quatro livros de Sociologia adotados no Cariri paraibano nos últimos dez anos. Este recorte temporal devese ao fato de ser exatamente o período de inserção da sociologia como componente curricular do Ensino Médio. Buscouse, com isto, analisar as temáticas de Sociologia e Ciência Política relacionadas às produções cinematográficas presentes nos manuais didáticos adotados. A metodologia adotada foi a análise da lista de sugestões fílmicas em cada livro, durante a pesquisa bibliográfica. Verificouse que nos livros adotados, em sua maioria, as sugestões fílmicas contêm longasmetragens, e, em raras exceções, curtasmetragens estrangeiros e nacionais. Verificouse, também, que o cinema e o livro didático são usados como produtos resultantes da indústria cultural. A nossa proposta, a partir da análise realizada, voltouse para a construção de um Material Didático: Guia Pedagógico “Temas Políticos e Cinema para a 3ª série do Ensino Médio”, focando em temáticas da política que possam ser trabalhados com o uso de curtametragem, além de uma plataforma digital “Política e Cinema”, contendo os filmes e seus respetivos planos de aula. O referencial teórico traz autores como: Coelho (1993); Adorno e Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); Kuriyama, Lima e Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorin e Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carrière (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado e Gagno (2009); Bodart e Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique e O’Donnel (2013); Araújo, Bridi e Motin (2016); PCN’S (2000), Durão e Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). O cinema, nessa proposta, é pensado como instrumento capaz de construir processos de mediação, principalmente, para aqueles que têm sido historicamente desprovidos do acesso à cultura legítima e, o livro, pedagogicamente, para auxiliar professores e estudantes em sala de aula, tendo em vista que diante dos limites impostos pelo currículo no tempo hora/aula, os filmes de curta duração são fundamentais sem que, necessariamente, precise cortar as cenas princípios para se adequar ao horário da aula semanal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleTemas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos.pt_BR
dc.date.issued2021-07-12-
dc.description.abstractThais work analized four Sociology books adopted in Parahyban Cariri lost ten years. This time frame is duo to the fact to be exaclty the time of insertion of Sociology like curricular component of Medium Teaching. Sought out with this to analize the Sociology and Politic Sciences tematic related to cinematographic productions in adopted didatic manual. The adopted metodology was the analize of sugestion filmic list in which book, during the bibliographic research. It was verified which the adopted books, almost all, the sugestion filmic with full lengh films or rare exception strangers foreign and national short films. Showed more which o movie and didatic book are used like resultant products of cultural industry. Our proposal, according the realized analize, back if for the building of a didatic material: Pedagogic Guide "Politic Themes and Movie for the third class of Medium Teaching, obeying in tematic of politic which can be worked with the use of short films beyond a digital platform "Politic and Movie", containing the films and their recpect lesson plans. The theoretical reference brings authors like: Coelho (1993); Adorno and Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); kuriyama, Lima and Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorini and Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carriėri (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado and Gagno (2009); Bodart and Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique and O’Donnel (2013); Araújo, Bridi and Motin (2016); PCN’S (2000), Durão and Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). The Movie, in this propose is thought like able instrument of building processes of mediation, principally for those which have been historically with out access to real culture and the pedagogic book for help teachers and students in the classroom in view of against of imposed limits for the curriculum in time hour/class, the films of short duration are fundamental with out which necessary need cut the principal scenes for suit it to hour of week class.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804-
dc.date.accessioned2021-08-24T18:02:16Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T18:02:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectCinema e ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectCurta-metragens nordestinospt_BR
dc.subjectGuia pedagógicopt_BR
dc.subjectTemas políticos e cinemapt_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectCinema and Sociology Teachingpt_BR
dc.subjectNortheastern short filmspt_BR
dc.subjectTeaching guidept_BR
dc.subjectPolitical Themes and Cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, José Diones Nunes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePolitical themes and cinema: a pedagogical guide for high school sociology teachers, based on short films from the Northeast.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, José Diones Nunes dos. Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos. 2021. 177f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DIONES NUNES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdfJosé Diones Nunes dos Santos - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2021.8.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.