Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20766
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PONTES, G. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GIESTA, Letícia Caporlíngua. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GIESTA, L. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Michelle Gomes. | - |
dc.contributor.referee1ID | SANTOS, M. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, José Carlos Oliveira. | - |
dc.contributor.referee2ID | SANTOS, J. C. O. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 | pt_BR |
dc.description.resumo | A constante necessidade do ser humano em produzir, coloca a Economia Solidária como alternativa ao modo de produção competitivo e desigual do capitalismo. Uma economia voltada aos princípios da cooperação e autogestão é uma economia que visa à igualdade social. O trabalho discute o tema revelando a resiliência como a capacidade inata do ser humano ao reagir de forma confiante e consistente às adversidades, reagindo com positividade diante das circunstâncias desagradáveis, relacionando este princípio com os obstáculos enfrentados à problemática de uma educação fundamentada na EJA. É necessário salientar a importância em estimular a resiliência nos participantes de empreendimentos solidários, visto que, de acordo com Singer, a Economia Solidária tem por princípios, a igualdade do capital e o direito à liberdade individual de cada participante que acaba por sofrer com a alta competitividade do capitalismo, em relação aos produtos. Assim, verifica-se que através das estratégias de resiliência é possível observar a valorização do trabalhador. Portanto, conclui-se que, além de tentar se igualar na sociedade, estes participantes sofrem com a falta de incentivo local e baixa procura no artesanato, como no caso da Cooperativa Cuiuiú, analisada neste trabalho, através das contribuições de uma artesã da comunidade. A partir disso, o que se percebe são trabalhadores desanimados com a situação e exaustos com a responsabilidade de obter sucesso com a cooperativa para, assim, competir com o capitalismo, independendo do lucro, segundo a artesã. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos e economia solidária: das frustrações ao empoderamento do ser. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.description.abstract | The constant need for the human being to produce places the Solidarity Economy as an alternative to the competitive and unequal mode of production of capitalism. An economy focused on the principies of cooperation and self-management is an economy that aims at social equality. This study discusses the theme by revealing resilience as the innate ability of the human being to react confidently and consistently to adversity, reacting positively to unpleasant circumstances, linking this principie with obstacles faced in youth and adult education. lt is necessary to emphasize the importance of stimulating resilience in the participants of solidarity enterprises. It is verified that through strategies of resilience it is possible to observe the worker's valorization. Therefore, it is concluded that, in addition to trying to be seen in society as equals, these participants suffer from the lack of local incentive and low demand to buying crafts, as in the case of "Cooperativa Cuiuiú", analyzed in this study, through the contributions of a community artisan. From this, what is noticed are workers discouraged by the situation and exhausted with the responsibility of succeeding with the cooperative to compete with capitalism, independent of profit, according to the artisan. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20766 | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T12:19:13Z | - |
dc.date.available | 2021-08-23 | - |
dc.date.available | 2021-08-23T12:19:13Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Resíliência | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Economia solidária | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Social differences | pt_BR |
dc.subject | Resilience | pt_BR |
dc.subject | Solidarity economy | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.subject | Strategies | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Diferencias sociales | pt_BR |
dc.subject | Trabaja | pt_BR |
dc.subject | Educación de jóvenes y adultos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PONTES, Gabriela de Souto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Education for young people and adults and solidarity economy: from frustrations to the empowerment of being. | pt_BR |
dc.title.alternative | Educación para jóvenes y adultos y economía solidaria: de las frustraciones al empoderamiento del ser. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PONTES, Gabriela de Souto. Educação de jovens e adultos e economia solidária: das frustrações ao empoderamento do ser. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. | pt_BR |
dc.description.resumen | La constante necesidad del ser humano de producir, coloca a la Economía Solidaria como alternativa al modo de producción competitivo y desigual del capitalismo. una economía centrada en los principios de cooperación y autogestión, es una economía que apunta a la igualdad. Social. El trabajo discute el tema que revela la resiliencia como la capacidad innata de ser humano al reaccionar con confianza y coherencia a la adversidad, reaccionando positivamente ante circunstancias desagradables, relacionando este principio con los obstáculos frente al tema de una educación basada en EJA. Es necesario enfatizar el importancia en el fomento de la resiliencia de los participantes en emprendimientos solidarios, como que, según Singer, la Economía Solidaria tiene como principios la igualdad de capital y el derecho a la libertad individual de cada participante que acabe sufriendo el alta competitividad del capitalismo, en relación a los productos. Así, resulta que a través del estrategias de resiliencia es posible observar la valorización del trabajador. Por tanto, se concluye que, además de intentar igualarse en la sociedad, estos participantes adolecen de falta de estímulo local y de baja demanda en artesanías, como es el caso de la Cooperativa Cuiuiú, analizada en este trabajo, a través de los aportes de un artesano de la comunidad. De eso, ¿y si se da cuenta de que los trabajadores están desanimados por la situación y agotados con la responsabilidad de lograr el éxito con la cooperativa para, así, competir con el capitalismo, independientemente de la lucro, según el artesano. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIELA DE SOUTO PONTES - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdf | Gabriela de Souto Pontes - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 2017 | 9.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.