Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | COSTA, J. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9579175491890787 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Romildo Nascimento de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, R. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4685786671603339 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FRANCO, Célia Maria Rufino. | - |
dc.contributor.referee2 | CAMPOS, André Gustavo. | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o conteúdo Análise Combinatória, em torno da abordagem de Livros Didáticos e das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Utilizou-se, como referencial teórico, fatos históricos e a Legislação Educacional Brasileira. Foi possível elaborar um Guia para o Ensino de Análise Combinatória, distribuído nas três séries do Ensino Médio, em consonância com as competências e habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para construção do Guia, sugerimos a implementação de atividades pautadas na experimentação e problematização, com a finalidade de complementar o ensino deste conteúdo para, consequentemente, atingir um melhor desempenho na avaliação nacional e também em situações que os alunos possam enfrentar em suas vidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.title | Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
dc.description.abstract | In this paper we present a discussion on the content of Combinatorial Analysis, around the approach of Textbooks and the questions of the National Secondary Education Examination (ENEM). Historical facts and the Brazilian Educational Legislation were used as a theoretical reference. It was possible to prepare a Guide for Teaching Combinatorial Analysis, distributed in the three grades of high school, according to the skills and abilities required in the Common National Curriculum Base (BNCC). For the preparation of the Guide, we suggest the implementation of activities based on Experimentation and Problematization, in order to complement the teaching of this content and consequently achieve better performance in the national assessment and also in situations that students may face in their lives. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620 | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T13:07:51Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-08-17T13:07:51Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Problematização | pt_BR |
dc.subject | Matemática – análise combinatória – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livro didático – ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Combinatorial analysis | pt_BR |
dc.subject | Experimentation | pt_BR |
dc.subject | Problematization | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - combinatorics - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Textbook - high school | pt_BR |
dc.subject | National High School Exam (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | Common National Curriculum Base (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Análisis combinatorio | pt_BR |
dc.subject | Experimentación | pt_BR |
dc.subject | Problematización | pt_BR |
dc.subject | Matemáticas - combinatoria - estudio y enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto - escuela secundaria | pt_BR |
dc.subject | Examen Nacional de Secundaria (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | Base de Currículo Nacional Común (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Analyse combinatoire | pt_BR |
dc.subject | Expérimentation | pt_BR |
dc.subject | Problématisation | pt_BR |
dc.subject | Mathématiques - combinatoire - étude et enseignement | pt_BR |
dc.subject | Manuel - Lycée | pt_BR |
dc.subject | Examen National du Lycée (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | Base Nationale Commune de Programmes d'Études (BNCC) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Jaldir de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching guide for combinatorial analysis from textbooks, ENEM and BNCC. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, J. de O. Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JALDIR DE OLIVEIRA COSTA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT)- 2021.pdf | Jaldir de Oliveira Costa- DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 202 | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.