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dc.creator.IDBEZERRA, H. L. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4772161232801945pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA SOBRINHO, Helson Flávio da.-
dc.contributor.referee2LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.description.resumoNesta dissertação investigamos a fabricação discursiva do consenso sobre a necessidade de implementação da Reforma Trabalhista aprovada durante o governo de Michel Temer (2016-2019), por meio da análise da propaganda governamental produzida sobre esta reforma naquele conturbado momento político-histórico. A preocupação central desta investigação reside na observação do jogo de posições-sujeito mobilizado, assumido e relacionado no intradiscurso da propaganda oficial, jogo esse que objetivava produzir uma ideia de consenso em torno da reforma, a fim de obter a adesão da opinião pública e dos trabalhadores. Partindo dessa hipótese, buscaremos compreender, no jogo discursivo entre as posições-sujeito governo, patrão e trabalhador, textualizadas na propaganda da Reforma Trabalhista do governo Temer, as estratégias discursivas da fabricação do consenso sobre a urgência e a necessidade da implementação desta reforma. Esta pesquisa se alicerça teoricamente no quadro da Análise do Discurso de orientação pecheutiana e de seus desdobramentos no território brasileiro, especialmente em formulações teóricas sobre as estratégias do discurso (PÊCHEUX, [1969] 2014; ORLANDI, 1998; 1983). Nosso movimento de análise será concretizado a partir de um batimento entre descrição e interpretação de recortes de sequências discursivas relativas às 11 vídeo-propagandas oficiais sobre a Reforma Trabalhista que representem o processo discursivo em estudo. Os resultados da análise demonstram que, nas propagandas, o sujeito-enunciador, falando do lugar social do governo, produz um desdobramento discursivo de sua posição, assumindo os lugares do sujeito patrão e do sujeito trabalhador, representando e simulando suas posições de modo a produzir um efeito de consenso sobre os benefícios comuns da reforma trabalhista. Em relação à posição-sujeito governo, esta se caracteriza pelo acionamento de um lugar de porta-voz e de líder de toda a sociedade. Já em relação à posição-empregador, constatamos que esta é acionada como porta-voz do governo, legitimando a posição deste e, ao mesmo tempo, sendo legitimada por ele. A posição do sujeito trabalhador, por sua vez, é mobilizada para endossar as duas outras posições em jogo. Neste caso, embora sendo colocada, no fio do discurso, aparentando representar o lugar de porta-voz dos trabalhadores, a posição-sujeito trabalhador enuncia e legitima os lugares político-ideológicos ora do próprio governo ora do empregador. Desse modo, podemos afirmar que a mobilização das posições-sujeito governo, patrão e trabalhador, divergentes e antagônicas do ponto de vista de seus lugares sociais e ideológicos na estrutura social, se apresentam, no discurso da propaganda, como convergentes e não conflituais. Portanto, pela estratégia discursiva de antecipação e alternância contraditória de lugares sociais e posições-sujeito, é possível compreender, nos discursos, a produção de efeitos de consenso que atenuam ou apagam a existência dos conflitos e das lutas sociais, a fim de impor os interesses dominantes da classe política e empresarial sobre o conjunto dos trabalhadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagempt_BR
dc.titleEstratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer.pt_BR
dc.date.issued2021-07-30-
dc.description.abstractIn this master’s dissertation, it is investigated the discursive production of consensus on the need of the Labour Reform implementation that was approved in Michel Termer’s government (2016-2019), by analysing the government propaganda produced about this reform at that political and historical moment. This research’s main concern is to observe the play of subject positions mobilised, assumed and related in the intradiscourse of the official propaganda. The mentioned play aimed to produce an idea of consensus on the reform in order to gain the support of workers and public opinion. Considering this hypothesis, it is the objective to understand the discursive strategies of the construction of a consensus on the urgency and necessity of implementing this reform in the discursive play of subject positions government, employer and worker, textualised in the Temer government’s Labour Reform propaganda. This research is based on the framework of Pecheutian Discourse Analysis and its ramifications in Brazil, mainly the theoretical formulations about the strategies of discourse (PÊCHEUX, [1969] 2014; ORLANDI, 1998; 1983). The move of analysis will be made from a hit between description and interpretation of discourse sequence fragments related to 11 official video-propaganda about the Labour Reform which represent the discursive process under study. The analysis results showed that, in the propaganda, the subject enunciator, speaking from the social place of the government, produce a discursive unfolding of his position, assuming the places of subject employer and of subject worker, representing and simulating his positions in order to produce an effect of consensus on the common benefits of the Labour Reform. The government subject position is characterized by activating a place of spokesperson and of leader of the whole society. Considering the employer position, it was noticed that it is activated as government’s spokesperson legitimising its position and, at the same time, being legitimised by it. The worker position, however, is mobilised in order to endorse the two other positions. In this case, although being placed in the discourse as appearing to be the workers' spokesperson, the worker subject position enunciates and legitimises the political-ideological positions of both the government and the employer. In this way, it can be affirmed that the mobilisation of government, employer and worker positions, divergent and antagonistic from the point of view of their social and ideological places in the social structure, are presented in the discourse of the propaganda as convergent and non-conflictual. Therefore, through the discursive strategies of anticipation and contradictory alternation of social places and subject positions, it is possible to understand, in the discourse, the production of effects of consensus that attenuate or erase the existence of conflicts and social struggles, in order to impose the dominant interests of the political and business classes on the workers as a whole.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20503-
dc.date.accessioned2021-08-10T20:18:35Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2021-08-10T20:18:35Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLinguagem e políticapt_BR
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectFabricação do consensopt_BR
dc.subjectReforma trabalhistapt_BR
dc.subjectPropaganda governamentalpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectLanguage and politicspt_BR
dc.subjectPolitical discoursept_BR
dc.subjectConsensus productionpt_BR
dc.subjectLabour reformpt_BR
dc.subjectGovernment propagandapt_BR
dc.subjectAnálisis del hablapt_BR
dc.subjectLenguaje y politicapt_BR
dc.subjectFabricación de consensopt_BR
dc.subjectReforma laboralpt_BR
dc.subjectPublicidad gubernamentalpt_BR
dc.subjectAnalyse de la parolept_BR
dc.subjectLangue et politiquept_BR
dc.subjectDiscours politiquept_BR
dc.subjectConsensus fabricationpt_BR
dc.subjectRéforme du travailpt_BR
dc.subjectPublicité gouvernementalept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Haiany Larisa Leôncio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive strategies in the fabrication of political consensus: propaganda about the Michel Temer administration's labor reform.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, H. L. L. Estratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20503pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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HAIANY LARISA LEÔNCIO BEZERRA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2021.pdfHaiany Larisa Leôncio Bezerra - Dissertação PPGLE CH 20211.45 MBAdobe PDFView/Open


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