Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
Title: | Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. |
Other Titles: | Using static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Mariana Mendes e. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ARAÚJO, Eliane Cristina de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BAPTISTA, Cláudio de Souza. |
Keywords: | Programação Orientada a Objetos;Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG;Aprendizagem em programação;Ensino de programação;Objetivos de aprendizagem - programação;Iniciantes em programação;Códigos – análise estática |
Issue Date: | 25-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Durante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno. |
Keywords: | Programação Orientada a Objetos Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG Aprendizagem em programação Ensino de programação Objetivos de aprendizagem - programação Iniciantes em programação Códigos – análise estática |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIANA MENDES E SILVA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdf | Mariana Mendes e Silva - TCC Ciência da Computação 2019. | 806.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.