Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | MASSONI, Tiago Lima. | |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO, Eliane Cristina de. | |
dc.contributor.referee2 | AQUINO, Marcus Salermo de. | |
dc.description.resumo | As transformações tecnológicas vividas nos dias atuais impactam diretamente a produção de trabalho dos profissionais em qualquer área do conhecimento. Diante disso, a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) oferta a disciplina “Introdução à Ciência da Computação” para os cursos envolvidos com ciências exatas ligados a outras unidades da instituição. Porém, tendo em vista que os alunos pertencem a vários cursos, torna-se desafiador aplicar uma metodologia apropriada a essas variedades e atender todas as demandas da formação profissional destes estudantes. Sendo assim, neste trabalho investigamos a contribuição desse componente curricular para a formação dos acadêmicos. Além disso, identificamos quais são as necessidades requeridas para os alunos que a cursam. Para responder isso, desenvolvemos um estudo misto, quantitativo e qualitativo baseado em entrevistas que foram aplicadas a dois grupos: I. Alunos Egressos e II. Coordenadores dos Cursos. Os relatos revelam que o principal requisito para os alunos desta disciplina é o conhecimento básico de programação, utilizando uma linguagem de programação que seja mais didática e atualizada. Além disso, identificamos nos relatos a necessidade do uso e manipulação de planilhas, requisito esse que foi mais evidenciado pelas áreas que envolve engenharia. Ademais, os entrevistados acreditam que a disciplina é de extrema relevância para a formação dos acadêmicos. Porém, dentre os relatos analisados, percebe-se que a atual forma como a disciplina é ofertada não está sendo suficiente para suprir as necessidades dos alunos que a cursam, dentre as causas mais importantes que levaram a esta afirmação estão: conteúdo defasado, dessincronização das turmas e dificuldade para aplicar os conhecimentos adquiridos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Introdução à Ciência da Computação: um estudo misto sobre a metodologia de ensino aplicada em cursos da UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20342 | |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T21:47:18Z | |
dc.date.available | 2021-07-29 | |
dc.date.available | 2021-08-02T21:47:18Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Introdução à Ciência da Computação – disciplina UFCG | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de profissionais | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa mista | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Introdução à Ciência da Computação - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Introduction to Computer Science - UFCG discipline | pt_BR |
dc.subject | Learning process | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Professional training | pt_BR |
dc.subject | Mixed search | pt_BR |
dc.subject | Subject Introduction to Computer Science - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Introducción a la informática - disciplina UFCG | pt_BR |
dc.subject | Proceso de aprendizaje | pt_BR |
dc.subject | Metodología de enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Entrenamiento profesional | pt_BR |
dc.subject | Búsqueda mixta | pt_BR |
dc.subject | Introducción a la asignatura a la informática - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Introduction à l'informatique - discipline UFCG | pt_BR |
dc.subject | Processus d'apprentissage | pt_BR |
dc.subject | Méthodologie d'enseignement | pt_BR |
dc.subject | Formation professionnelle | pt_BR |
dc.subject | Recherche mixte | pt_BR |
dc.subject | Sujet Introduction à l'informatique - UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Yuri Kelvin Moura Sousa e. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Introduction to Computer Science: a mixed study on the teaching methodology applied in courses at UFCG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Y. K. M. S. e. Introdução à Ciência da Computação: um estudo misto sobre a metodologia de ensino aplicada em cursos da UFCG. 2020. 9 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20342 | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YURI KELVIN MOURA SOUSA E SILVA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2020.pdf | 823.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.