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dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, J. A. B.
dc.contributor.referee1PIRES, Carlos Eduardo Santos.-
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.description.resumoNa área de desenvolvimento de software é importante que exista organização e gerência, e para auxiliar nesse processo foram desenvolvidas as metodologias ágeis, que compreendem metodologias de desenvolvimento de software baseadas em um forte esforço colaborativo de equipes auto-organizáveis e multifuncionais entre seus clientes e usuários [2]. Em suas rotinas, é comum as equipes ágeis se depararem com tarefas que são consideradas chatas, repetitivas e desmotivadoras, nesse contexto a aplicação de gamificação nestas atividades traria benefícios para aqueles que aplicam metodologias ágeis em seu dia-a-dia. Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo fazer uma reprodução dos resultados obtidos em [1], com os seguintes propósitos i) aplicar o mesmo questionário em um ambiente comercial (fábrica de desenvolvimento de software da empresa Accenture, em Campina Grande, PB); e ii) reproduzir a análise estatística quantitativa aplicada na pesquisa citada anteriormente, visando comparar os resultados obtidos para corroborar com os resultados, a fim de reforçar ou refutar a proposta de gamificação das práticas de DAS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre dificuldades e potencial de gamificação para tratar dificuldades com metodologias ágeis em ambiente comercial de desenvolvimento de software.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951
dc.date.issued2021-05-25-
dc.description.abstractIn the software development area, it is important that there is organization and content, and to assist in this process, agile methodologies were developed, which comprise software development methodologies based on a strong collaborative effort of self-organizing and multifunctional teams among its customers. and users [2]. In their routines, it is common for agile teams to face tasks that are boring, repetitive and demotivating, in this context the application of gamification activities would bring benefits to those who apply agile methodologies in their day-to-day activities . This Course Completion work aims to reproduce the results selected in [1], with the following purposes i) apply the same questionnaire in a commercial environment (software development factory of the company Accenture, in Campina Grande, PB) ; and ii) reproduce a quantitative statistical analysis applied in the previous research, emphasizing the results obtained to corroborate the results, in order to reinforce or refute the proposal for the gamification of DAS practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19950-
dc.date.accessioned2021-07-09T14:13:55Z-
dc.date.available2021-07-09-
dc.date.available2021-07-09T14:13:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSCRUMpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ágil de softwarept_BR
dc.subjectAgile software developmentpt_BR
dc.subjectDesarrollo ágil de softwarept_BR
dc.subjectDéveloppement logiciel agilept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectSoftware developmentpt_BR
dc.subjectDesarrollo de softwarept_BR
dc.subjectDéveloppement de logicielspt_BR
dc.subjectMetodologias ágeispt_BR
dc.subjectMéthodologies agilespt_BR
dc.subjectAgile methodologiespt_BR
dc.subjectAccenture – Campina Grande – PBpt_BR
dc.subjectAnálise estatística quantitativapt_BR
dc.subjectanálisis estadístico cuantitativopt_BR
dc.subjectAnalyse statistique quantitatifpt_BR
dc.subjectAnálisis estadístico cuantitativopt_BR
dc.subjectStatistical analysis quantitativept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Melissa Diniz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study on difficulties and gamification potential to address difficulties with agile methodologies in a commercial software development environment.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, M. D. Um estudo sobre dificuldades e potencial de gamificação para tratar dificuldades com metodologias ágeis em ambiente comercial de desenvolvimento de software. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.pt_BR
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