Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, J. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8381294873933543pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, MICHELLE GOMESpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.referee1IDCHAVES, Márcio Frazãopt_BR
dc.contributor.referee1IDCHAVES, MARCIO FRAZÃOpt_BR
dc.contributor.referee1IDFRAZÃO CHAVES, MÁRCIOpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee2APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Flávia Carolina Lins da.-
dc.contributor.referee3IDSILVA, F. C. L.pt_BR
dc.contributor.referee3IDLins da Silva, F.C.pt_BR
dc.contributor.referee3IDSILVA, FLÁVIA C.L. DApt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7547725170997480pt_BR
dc.description.resumoÉ através do Livro Didático (LO) que a maioria dos alunos de escolas públicas adquirem informações, sendo em alguns casos o único texto que os alunos possuem. Diante disso, a análise desse material é cada vez mais necessária, em especial do conteúdo de Ecologia, pois alguns materiais didáticos apresentaram erros e cabe aos professores selecionar o que melhor se adequa ao conteúdo e à sua escola. Ainda mais, as descobertas científicas são contínuas, e os materiais didáticos necessitam estar sempre atualizados. Objetivou-se com esse trabalho, analisar conteúdos referentes ao tema Ecologia em Livros Didáticos do Ensino Fundamental 11 e do Ensino Médio, adotados por três escolas públicas, uma na cidade de Fagundes-PB e duas na cidade de Cuité-PB. A análise ocorreu entre dezembro/2013 e fevereiro/2014, sendo utilizados seis Livros Didáticos e aplicando- se os critérios metodológicos de melhor robustez, desenvolvidos segundo o Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional de Livro Didático. Dentre os seis livros analisados dois foram considerados totalmente satisfatórios, dois como satisfatórios e dois como totalmente insatisfatórios. Não houve obra considerada como insatisfatória. Após a análise, foram propostas diretrizes para análise de Livros Didáticos, sugestões de alternativas para o ensino de Ecologia, bem como indicações das obras que mais se encaixaram nos critérios analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologiapt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo de ecologia em livros didáticos: uma contribuição para professores de ciências e biologia.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractWs through the Textbook that most public school students acquire information, and in some cases the only text that students have. Therefore, the analysis of this material is increasingly necessary, especially about the content of Ecology, due some textbooks had errors and teachers have to select what best suits of the content and of your school. Moreover, scientific discoveries are a continuous process, and instructional materiais need to be always updated. The objective of this work was to analyze the content of Ecology in some textbooks of Elementary and Secondary Education, adopted by three public schools: one of them in the city of Fagundes -PB and two in the city of Cuité -PB. The analysis occurred between December/2013 and february/2014, being used six textbooks and applying methodological criteria, developed according to the Guide Textbook of the National Textbook, Brazil. Among the six books reviewed two were considered fully satisfactory, two as satisfactory and two as totally unsatisfactory. No book was considered unsatisfactory. After the analysis, guidelines have been proposed for the analysis of textbooks, altemative suggestions for teaching Ecology's contents and indicates the best textbook that analyzed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19895-
dc.date.accessioned2021-07-07T12:14:18Z-
dc.date.available2021-07-07-
dc.date.available2021-07-07T12:14:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEcologia - livro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático - ecologia - escola públicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências - livro didáticopt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.subjectTextbook - ecology - public schoolpt_BR
dc.subjectEcology - textbookpt_BR
dc.subjectScience teaching - textbookpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectLibro de texto - ecología - escuela públicapt_BR
dc.subjectEcología - libro de textopt_BR
dc.subjectEnseñanza de las ciencias - libro de textopt_BR
dc.subjectEscuelas publicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Joana Paula Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of ecology content in textbooks: a contribution for science and biology teachers.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis del contenido de la ecología en los libros de texto: una contribución para los profesores de ciencias y biología.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Joana Paula Santos. Análise do conteúdo de ecologia em livros didáticos: uma contribuição para professores de Ciências e Biologia. 2014. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEs a través del libro de texto (LO) que la mayoría de los estudiantes de escuelas públicas adquirir información, siendo en algunos casos el único texto que los estudiantes poseer. Por tanto, el análisis de este material es cada vez más necesario, en especial del contenido de Ecología, ya que algunos materiales didácticos presentados errores y es responsabilidad de los profesores seleccionar lo que mejor se adapte al contenido y su escuela. Además, los descubrimientos científicos son continuos y los materiales La didáctica debe estar siempre actualizada. Dirigido a este trabajo, analizar contenidos relacionados con el tema Ecología en los libros de texto didácticos Elementary 11 y High School, adoptada por tres escuelas públicas, una en ciudad de Fagundes-PB y dos en la ciudad de Cuité-PB. El análisis tuvo lugar entre Diciembre / 2013 y febrero / 2014, utilizando seis libros de texto y aplicándolos si los criterios metodológicos de mayor robustez, desarrollados de acuerdo con la Guía de Libros de texto del Programa Nacional de Libros de Texto. Entre los seis libros dos analizados se consideraron plenamente satisfactorios, dos como satisfactorios. y dos como totalmente insatisfactorios. No hubo trabajo considerado como insatisfactorio. Tras el análisis, se propusieron pautas para el análisis de Libros Didáctica, sugerencias de alternativas para la enseñanza de la Ecología, así como indicaciones de las obras que mejor se ajustan a los criterios analizados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA PAULA SANTOS RODRIGUES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2014.pdfJoana Paula Santos Rodrigues - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201411.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.