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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | MORAIS, T. D. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1341429242637521 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, Marcelo Alves de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | BARROS, M. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RAMALHO, Franklin de Souza. | - |
dc.contributor.referee2 | MASSONI, Tiago Lima, | - |
dc.description.resumo | Um dos desafios na criação de jogos digitais é tornar os gráficos de um jogo o mais atrativo possível para os seus jogadores. Desta forma, para fazer um produto de sucesso, é necessário investir tempo e recursos para tornar os gráficos atrativos aos potenciais jogadores. Uma API (Application Programming Interface) comum em jogos é a OpenGL [1] que é utilizada para renderizar gráficos em 2D e 3D. Desenvolvedores interagem com a GPU usando as funções da OpenGL e os comandos da GLSL [1] (OpenGL Shading Language). Neste trabalho, criamos e descrevemos uma técnica de distorção para transformar imagens estáticas em animações, focando em simular o efeito das imperfeições de animações feitas à mão. Além disso, avaliamos a técnica através de uma pesquisa utilizando uma versão modificada de um jogo comercial que estamos desenvolvendo e descobrimos que dos entrevistados 96.7% preferem imagens com a técnica sendo aplicada e 93.3% responderam que se sentem mais confiantes ao desenharem com a técnica sendo aplicada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
dc.description.abstract | One of the challenges in creating games is to make the graphics of a game as attractive as possible for its players. Thus, to make a product successful, it is necessary to invest time and resources to make the graphics attractive to potential players. A common API (Application Programming Interface) in games is OpenGL [1] which is used to render 2D and 3D graphics. Developers interact with the GPU using OpenGL functions and GLSL[1] (OpenGL Shading Language) commands. In this work, we create and describe a distortion technique to transform still images into animations, focusing on simulating the effect of imperfections in hand-made animations. In addition, we evaluated the technique through a survey using a modified version of a commercial game we are developing and found that 96.7% of respondents prefer images with the technique being applied and 93.3% responded that they feel more confident when drawing with the technique being applied. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806 | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T15:13:29Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05 | - |
dc.date.available | 2021-07-05T15:13:29Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Computação gráfica - animações | pt_BR |
dc.subject | Animações digitais | pt_BR |
dc.subject | Imagens estáticas em jogos | pt_BR |
dc.subject | OpenGL Shading Language - GLSL | pt_BR |
dc.subject | Application Programming Interface | pt_BR |
dc.subject | Game Maker: Studio | pt_BR |
dc.subject | Estilo gráfico – jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Shader de distorção | pt_BR |
dc.subject | Animação de imagens – técnica | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Computer graphics - animations | pt_BR |
dc.subject | Digital animations | pt_BR |
dc.subject | Static images in games | pt_BR |
dc.subject | Graphic style – digital games | pt_BR |
dc.subject | Distortion shader | pt_BR |
dc.subject | Image animation - technique | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | Gráficos por computadora - animaciones | pt_BR |
dc.subject | Animaciones digitales | pt_BR |
dc.subject | Imágenes estáticas en juegos | pt_BR |
dc.subject | Lenguaje de Sombreado OpenGL - GLSL | pt_BR |
dc.subject | Interfaz de programación de aplicaciones | pt_BR |
dc.subject | Creador de juegos: Studio | pt_BR |
dc.subject | Estilo gráfico - juegos digitales | pt_BR |
dc.subject | Sombreador de distorsión | pt_BR |
dc.subject | Animación de imágenes - técnica | pt_BR |
dc.subject | Juegos digitales | pt_BR |
dc.subject | Infographie - animations | pt_BR |
dc.subject | Animations numériques | pt_BR |
dc.subject | Images statiques dans les jeux | pt_BR |
dc.subject | Langage d'ombrage OpenGL - GLSL | pt_BR |
dc.subject | Interface de programmation d'applications | pt_BR |
dc.subject | Créateur de jeux : Studio | pt_BR |
dc.subject | Style graphique – jeux numériques | pt_BR |
dc.subject | Shader de distorsion | pt_BR |
dc.subject | Animation d'images - technique | pt_BR |
dc.subject | Jeux numériques | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MORAIS, Thomas Diniz Pinto de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Anima: a technique for creating animations from still images in games. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MORAIS, T. D. P. de. Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. 2021. 11 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
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THOMAZ DINIZ PINTO DE MORAIS - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf | 668.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
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