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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19707
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | GOMES, Herman Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GOMES, H. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BARROS , Marcelo Alves de. | - |
dc.contributor.referee2 | MASSONI , Tiago Lima. | - |
dc.description.resumo | A experiência do jogador é um importante fator no desenvolvimento de jogos e precisa ser instigada sempre. Cria atividades diversificadas no jogo que reforcem esse fator é fundamental para agregar valor e coerência ao jogo, assim como fomentar que jogadores voltem a experimentá-lo. No entanto, a geração manual deste tipo de conteúdo é custosa e pode resultar em divergência da experiência projetada. Dessa forma, utilizar eventos dinâmicos se torna uma estratégia interessante para permitir uma diversidade coerente, pois são atividades em constante alteração pela interação com os sistemas do jogo. Neste contexto, a técnica de design sistêmico aplicada a jogos se mostra uma abordagem promissora, pois utiliza a interação entre os próprios sistemas do jogo para criar a experiência do jogador. Assim, este trabalho propõe um modelo para a geração de eventos dinâmicos utilizando o design sistêmico como fundamento. Para isso, a abstração de um jogo digital foi criada para demonstrar tal modelo. A abstração é dividida em sistemas simples, que utilizam a interação de suas propriedades e atributos para criar atividades variadas e coerentes. O modelo foi testado e resultados mostram que quanto mais eventos são gerados, menor é a taxa de dissimilaridade entre eles. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Geração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
dc.description.abstract | The player experience is an important factor in game development and needs to be instigated at all times. Creating diversified activities in the game that reinforces this factor is essential to add value and consistency to the game, as well as to encourage players to try it again. However, the manual generation of this type of content is costly and may result in a divergence from the projected experience. Therefore, using dynamic events becomes an interesting strategy to allow coherent diversity, as these activities are constantly changing due to interaction with the game systems. In this context, the systemic design technique applied to games proves to be a promising approach, as it uses the interaction between the game's own systems to create the player's experience. Thus, this work proposes a model for dynamic events generation using the systemic design as a foundation. For this, an abstraction of a digital game was created to demonstrate such a model. The abstraction is divided into simple systems, which use the interaction of its properties and attributes to create varied and coherent activities. The model was tested and results show that the more events are generated, the lower the dissimilarity rate between them. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19707 | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T11:57:34Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30 | - |
dc.date.available | 2021-06-30T11:57:34Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Eventos dinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Dynamic events | pt_BR |
dc.subject | Événements dynamiques | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Jeux numériques | pt_BR |
dc.subject | Juegos digitales | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de jogos | pt_BR |
dc.subject | Game development | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo de juegos | pt_BR |
dc.subject | Développement de jeux | pt_BR |
dc.subject | Design sistêmico | pt_BR |
dc.subject | Conception systémique | pt_BR |
dc.subject | Diseño sistémico | pt_BR |
dc.subject | Systemic design | pt_BR |
dc.subject | Geração de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Generation content | pt_BR |
dc.subject | Generación contenido | pt_BR |
dc.subject | Génération contenu | pt_BR |
dc.subject | Abstração de jogo digital | pt_BR |
dc.subject | Abstraction de jeu numérique | pt_BR |
dc.subject | Abstracción de juegos digitales | pt_BR |
dc.subject | Digital game abstraction | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, João Marcos Aristides. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamic event generation for digital games: a systemic approach. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, J. M. A. Geração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
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JOÃO MARCOS ARISTIDES ALMEIDA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf | 740.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
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