Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PORFIRIO, S. D S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINS, André Antunes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MARTINS, A. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | XAVIER NETO, Lauro Pires. | - |
dc.contributor.referee1ID | XAVIER NETO, L. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | LINHEIRA, Caroline Zabendzala. | - |
dc.contributor.referee2ID | LINHEIRA, C.Z. | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção deste trabalho foi motivada pela necessidade de pesquisarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no contexto local, onde atuamos como docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de pesquisa o diário de campo, onde a cada aula registramos os acontecimentos ao longo de nove meses, como também, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Alguns autores foram centrais para o desenvolvimento desse trabalho como Paulo Freire em duas grandes obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do Oprimido ( 1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo e Kruppa (2007), dentre outros. As reflexões conclusivas mostram que há uma falta de material didático adequado localmente, sobretudo, o livro didático. Sendo assim, a Eja necessita de políticas educacionais que rompam com o ensino compensatório e o, consequente, material didático descontextualizado, mas, ao contrário, que valorizem a produção de material pedagógico considerando a diversidade social e cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011-12-02 | - |
dc.description.abstract | The production ofthis work was motivated by the need to inquire about the teaching-learning in Adult and Youth Education in the local context, where we work as a teacher. lt is a qualitative research, the main research instrument the tie1d book, where each class events recorded over nine months, in addition, we conducted a literature review on the theme. Some authors have been central to the development o f this work as Paulo Freire in two major projects: Pedagogy o f Autonomy ( J 996) and Pedagogy o f the Oppressed (1970), Brzezinski (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo and Alves (2007), among others . The concluding reflections show that there is a lack of suitable teaching material locally, especially the textbook. Thus, Eja needs of educational policies tbat break with tbe education and compensatory, consequential, decontextualized educational material, but rather, that enhance the production of teaching materiais considering the social and cultural diversity. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537 | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T13:15:48Z | - |
dc.date.available | 2021-06-22 | - |
dc.date.available | 2021-06-22T13:15:48Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Diversidad | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza-aprendizaje | pt_BR |
dc.subject | Educación de jóvenes y adultos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PORFIRIO, Sara Dayse Souto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The education of young people and adults and the possibilities for teaching and learning: a study at the Ana Clementina da Conceição Jaçanã municipal school - RN. | pt_BR |
dc.title.alternative | La educación de jóvenes y adultos y las posibilidades de enseñanza y aprendizaje: un estudio en la escuela municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PORFÍRIO, Sara Dayse Souto, A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. 2011. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. | pt_BR |
dc.description.resumen | La producción de este trabajo estuvo motivada por la necesidad de investigar sobre los procesos de enseñanza-aprendizaje en Educación de Jóvenes y Adultos en contexto local, donde actuamos como docentes. Esta es una encuesta cualitativo, con el diario de campo como principal herramienta de investigación, donde en cada clase registramos los eventos durante nueve meses, como además, realizamos una revisión de la literatura sobre el tema propuesto. Algunos autores fueron fundamentales para el desarrollo de este trabajo como Paulo Freire en dos grandes obras: Pedagogía de la autonomía (1996) y Pedagogía de la Oprimido (1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo y Kruppa (2007), entre otros. Las reflexiones finales muestran que falta material material didáctico adecuado a nivel local, sobre todo, el libro de texto. Por tanto, Eja necesita políticas educativas que rompan con la educación compensatoria y consecuente material didáctico descontextualizado, pero, por el contrario, que Valorar la producción de material didáctico considerando la diversidad social. y cultural. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SARA DAYSE SOUTO PORFIRIO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2011.pdf | Sara Dayse Souto Porfirio - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2011 | 7.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.