Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265
Title: | Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? |
Other Titles: | Sociology of disabilities: what does it mean to be a person with disabilities in high school? |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Alan Araújo dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | TOSCANO, Geovânia da Silva. |
Keywords: | Sociologia das deficiências;Sociabilidades na escola;Ensino de Sociologia;Educação inclusiva;Educação especial;Políticas de inclusão;Inclusão na educação;Invisibilidade – pessoa com deficiência;Deficiência no contexto escolar;Portadores de Necessidades Especiais – Educação;Sociology of Disabilities;Sociabilities at school;Sociology Teaching;Inclusive education;Special education;Inclusion policies;Inclusion in education;Invisibility - disabled person;Disability in the school context;People with Special Needs - Education |
Issue Date: | 16-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Alan Araújo dos. Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa é voltada para a investigação sobre o que é ser pessoa com deficiência no Ensino Médio. Se essa etapa de ensino produz certos ritos de passagem para uma outra fase de vida social, pessoal e de escolarização, então pressupomos que os sujeitos que vivenciam o Ensino Médio acabam elaborando certas sociabilidades que revelam visões de mundo. Quando discutimos esse fato contextualizando para as pessoas com deficiência nos deparamos com sentidos e significados de (in)visibilidades que são produzidas dentro da escola. O ensino de Sociologia torna-se um instrumento de análise sociológica capaz de desvelar, denunciar e propor formas de sociabilidades, haja visto que ele é, em si mesmo, uma potência de formação crítica e social de sujeitos. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer como o ensino de Sociologia na escola regular influencia as sociabilidades das pessoas com deficiência no contexto da sala de aula no ensino Médio. Propomos enquanto metodologia a revisão bibliográfica. A partir das reflexões acerca da deficiência em Erving Goffman (1980), vamos percebendo a construção social do estigma. Em Pierre Bourdieu (1984) encontramos a escola como uma instituição posicionada e localizada, ideologicamente. Desse modo, torna-se importante disputar o espaço escolar enquanto potencializador da diversidade humana. As contribuições de Boaventura de Sousa Santos (2002) sobre a sociologia das ausências e das emergências nos possibilitam repensar a pessoa com deficiência no Ensino Médio a partir da produção de sua inviabilização. Ao estamos em um movimento de pesquisa social comprometida com a luta anticapacitista, nos deparamos com a emergência das sociabilidades das pessoas com deficiências no Ensino Médio. Vamos encontrar em Simmel (1983) o suporte teórico para compreender como essas sociabilidades são produzidas. Por fim, somos levados a pensar em uma sociologia das deficiências enquanto uma contribuição para o campo sociológico e também para a área de ensino. |
Keywords: | Sociologia das deficiências Sociabilidades na escola Ensino de Sociologia Educação inclusiva Educação especial Políticas de inclusão Inclusão na educação Invisibilidade – pessoa com deficiência Deficiência no contexto escolar Portadores de Necessidades Especiais – Educação Sociology of Disabilities Sociabilities at school Sociology Teaching Inclusive education Special education Inclusion policies Inclusion in education Invisibility - disabled person Disability in the school context People with Special Needs - Education |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALAN ARAÚJO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdf | Alan Araújo dos Santos - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2021 | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.