Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, R. N. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2863142343183905pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Fabiana Pimentel Macêdo.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, F. P. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083728291220996pt_BR
dc.contributor.referee1DORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.contributor.referee2SILVA, Débora Rafaelly Soares.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2020.tccmon.bezerra-
dc.description.resumoO Cariri Ocidental Paraibano é uma das microrregiões dentro do estado que mais sofre com a degradação do meio ambiente, como o avanço da desertificação do bioma Caatinga (este é, em especial, um dos principais problemas ambientais sofridos na microrregião), erosão dos solos, poluição das bacias hidrográficas, desmate das matas ciliares, entre outros fatores. A educação ambiental se define como uma medida de preparar as pessoas desde cedo para preservar a natureza que dela usufrui, respeitar os seres vivos, tornar saber os problemas ambientais que se passam na região e no mundo, fazer alguma ação em prol da integridade da natureza, ter em mente que os recursos naturais são finitos e por isso devem ser usados com responsabilidade, aprender a melhorar o relacionamento entre a sociedade e o meio ambiente e praticar a sustentabilidade. Como forma de lutar contra o desgaste dos ecossistemas e ainda trabalhar a sustentabilidade e difundir o conhecimento da preservação ecológica está a educação ambiental. Esta quando inserida no contexto escolar, tenta trazer mudanças presentes e futuras na construção de uma sociedade mais conscientizada, educando alunos, crianças e jovens. Este trabalho reuniu algumas pesquisas e discussões sobre o surgimento da educação ambiental e sua importância quando inserida nas bases curriculares das escolas públicas, principalmente as do Cariri Ocidental Paraibano que conta com projetos, pesquisas e ações em educação ambiental através de iniciativas e parcerias entre alunos e professores das escolas e das Universidades Federais como ocorre no município de Sumé e em outros da região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação ambiental para a sustentabilidade nas escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2020-12-10-
dc.description.abstractCariri Ocindental Paraibano is one of the microregions within the state that suffers most from environmental degradation, with the advance of desertification of the Caatinga biome (tis is, in particular, one of the main environmental problems suffered in the microregion), soil erosion, pollution of river basins, deforestation of riparian forests, among other fator. Environmental education is defined as a measure of preparing people from na early age to preserve the nature that enjoys it, respect living beings, known the environmental problems that are happening in the region and in the world, do action in favor of the integrity nature, in mind that natural resources are finite and therefore must be used responsibly, learn to improve the relationship between society and the environmental and practice sustainability. Environmental education is a way to fight against the erosion of ecosystems and work on sustainability and spread the knowledge of ecological preservation. When inserted in the school context, it tries to bring present and future change in the construction of a more aware society, educating students, childrens and young people. This work brought together some research and discussions on environmental education, and its importance when inserted in the curricular bases of public schools, mainly those of Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17043-
dc.date.accessioned2021-01-15T12:37:41Z-
dc.date.available2021-01-15-
dc.date.available2021-01-15T12:37:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEscolas públicas – Cariri Ocidental Paraibanopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPreservação ecológicapt_BR
dc.subjectCariri Ocidental Paraibano – educação ambientalpt_BR
dc.subjectenvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPublic schools - Cariri Ocidental Paraibanopt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEcological preservationpt_BR
dc.subjectCariri Oeste Paraibano - environmental educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Rebeca Noemi de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education for sustainability in public schools in Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Rebeca Noemi de Oliveira. Educação ambiental para a sustentabilidade nas escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. 42f. 2021 (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17043pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REBECA NOEMI DE OLIVEIRA BEZERRA - TCC AGROECOLOGIA 2020.pdfRebeca Noemi de Oliveira Bezerra - TCC Agroecologia 2020 699.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.