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dc.creator.IDCRUZ, I. G. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603621587151962pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPELO, C. E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042247762832979pt_BR
dc.contributor.advisor2BAPTISTA, Cláudio de Souza.-
dc.contributor.advisor2IDBAPTISTA, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104124422364023pt_BR
dc.description.resumoIndivíduos deficientes visuais, apesar de possuírem grande capacidade de adaptação por meio de outros sentidos, ainda apresentam algumas limitações, como, por exemplo, a locomoção segura. A navegação humana é um comportamento muito complexo, que depende principalmente da visão. Portanto, para uma pessoa com deficiência visual, a locomoção se torna uma tarefa muito difícil, especialmente em algumas situações, como em ambientes desconhecidos ou próximo ao tráfego urbano. Aplicativos de navegação, baseados em mapas, proporcionam uma ajuda significativa em questões de orientação, mobilidade e apoio à localização, bem como a estimativa das direções e distâncias. Porém, estes usuários ainda encontram grandes dificuldades no acesso à informação espacial, já que a interação com este tipo de aplicação é realizada, principalmente, por meio da visão. Assim, na presente pesquisa, foi realizado um estudo com deficientes visuais, visando desenvolver uma solução acessível colaborativa de mobilidade para entender as principais necessidades, em termos de locomoção, desses usuários. A solução proposta inclui uma aplicação móvel com mapas acessíveis e com efeitos sonoros, capaz de ajudar na mobilidade deste tipo de usuário, levando em consideração possíveis obstáculos em seus trajetos e descrevendo o ambiente, em termos de Pontos de Interesse (POI), ao seu redor e em torno de uma direção específica indicada pelo usuário. Para alcançar este objetivo, foi utilizada a técnica de Informação Geográfica Voluntária (Volunteered Geographic Information - VGI), que tem se mostrado eficaz e de baixo custo para obtenção de informação geográfica. Foi conduzida uma avaliação experimental para avaliar a qualidade dos dados obtidos de forma colaborativa, bem como experimentos envolvendo participantes voluntários, a fim de avaliar se a solução proposta é satisfatória para mitigar os problemas relacionados à navegação da população deficiente visual. Por fim, os resultados obtidos nos experimentos se mostraram encorajadores, demonstrando que a solução proposta pode ser satisfatória para usuários deficientes visuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAuxílio à mobilidade de deficientes visuais por meio de sensores humanos.pt_BR
dc.date.issued2017-07-
dc.description.abstractAlthough visually impaired individuals have great ability to adapt to a variety of situations through other senses, they still face some limitations, such as safe locomotion. Human navigation is a complex behavior, which depends mainly on vision. Therefore, for a visually impaired person, locomotion is a difficult task, especially in some situations, such as in unfamiliar surroundings or close to urban traffic. Map-based navigation applications provide significant help with guidance, mobility and location support, as well as with estimation of directions and distances. However, this kind of users still find great difficulties in accessing spatial information, since the interaction with this type of application is performed, mainly, through the vision. Thus, a study was carried out with the visually impaired to understand their main mobility needs, aiming at developing an accessible and collaborative mobility solution. The proposed solution includes a mobile application with accessible maps and sound effects, able to help the mobility of this type of users, taking into account possible obstacles in their paths and describing the environment in terms of Points of Interest (POI) around them and around a specific direction indicated by the user. In order to reach this goal, the Volunteered Geographic Information (VGI) technique was used, since it has been shown to be efficient and low cost in obtaining geographic information. An experimental evaluation was conducted to evaluate the quality of the data obtained collaboratively, as well as experiments involving volunteer participants, in order to evaluate whether the proposed solution is satisfactory to mitigate the problems related to navigation of the visually impaired population. Finally, the results obtained in the experiments were encouraging, demonstrating that the proposed solution may be satisfactory for visually impaired users.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1609-
dc.date.accessioned2018-08-30T17:53:33Z-
dc.date.available2018-08-30-
dc.date.available2018-08-30T17:53:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInformação Geográfica Voluntáriapt_BR
dc.subjectMapas Acessíveispt_BR
dc.subjectDetecção de Obstáculospt_BR
dc.subjectDescrição de Ambientespt_BR
dc.subjectDeficientes Visuaispt_BR
dc.subjectVolunteered Geographic Informationpt_BR
dc.subjectAccessible Mapspt_BR
dc.subjectObstacles Detectonpt_BR
dc.subjectEnvironments Descriptionpt_BR
dc.subjectVisually Impaired Peoplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCRUZ, Igor Gomes de Meneses.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationCRUZ, I. G. de M. Auxílio à mobilidade de deficientes visuais por meio de sensores humanos. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1609pt_BR
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IGOR GOMES DE MENESES CRUZ – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2017.pdfIgor Gomes de Meneses Cruz - Dissertação PPGCC 20172.73 MBAdobe PDFView/Open


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