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dc.creator.IDMOURA, I. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9056622314497257pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Erick Cristovão Araújo de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3575730318035561pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Ana Claúdia Torres de.-
dc.contributor.referee2FELIX, Lidiany Galdino.-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo avaliar o desempenho funcional da Plataforma PEnsinar®,por discentes e docentes do curso de enfermagem, na busca de identificações de problemas e de seu melhoramento. Trata-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para utilização do Processo de Enfermagem e as Terminologias e Classificações de Enfermagem (NANDA-I, NOC, NIC e CIPE®). Realizou-se uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento tecnológico que utilizou o processo de construção do software Rational Unifield Process que compreende as etapas de concepção, elaboração, construção e transição. Fora realizada a etapa de avaliação, que insere-se na transição. A fase de avaliação de desempenho funcional foi desenvolvida em duas instituições públicas de ensino superior, em dois cursos de graduação em enfermagem, localizadas no município de Campina Grande/PB. Participaram como sujeitos da pesquisa duas categorias de avaliadores: 11 docentes (grupo A) e 36 discentes (grupo B), abordados individualmente pelos pesquisadores, orientados quanto a utilização e ao preenchimento do instrumento de avaliação. A avaliação foi proposta na utilização das seguintes características: eficácia, produtividade, segurança e satisfação, segundo a ISO/IEC 9126-1. Os resultados demonstraram que as respostas dos dois grupos de avaliadores foram satisfatórias, de acordo com as variáveis abordadas, sendo obtido resultados positivos no teste modular acima de 90% e no teste de validação somente a característica produtividade obteve menos de 70% de respostas positivas. Tendo um posicionamento favorável à implementação da Plataforma PEnsinar®, sendo destacado a importância de método como recurso pedagógico inovador no processo ensino/aprendizagem. Concluímos que esta avaliação vem fortalecer a Plataforma PEnsinar®, ofertando para a comunidade acadêmica uma ferramenta educacional confiável e eficaz, que contribuirá com o aprendizado do PE e das Classificações, culminando com a sua aplicabilidade efetiva. As avaliações foram realizadas, sendo acatadas as pequenas correções sugeridas, para posterior efetivação do uso da Plataforma PEnsinar®.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.-
dc.titleAvaliação de uma plataforma educacional para o processo de enfermagem e classificações.pt_BR
dc.date.issued2018-03-05-
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the functional performance of the PEnsinar® Platform, by students and teachers of the nursing course, in the search for identification of problems and their improvement. It is a Virtual Learning Environment to use the Nursing Process and Nursing Terminologies and Classifications (NANDA-I, NOC, NIC and CIPE®). A methodological and technological development research was carried out, using the Rational Unifield Process software process, which includes the design, construction, construction and transition stages. The evaluation stage was carried out, which is part of the transition. The functional performance evaluation phase was developed in two public institutions of higher education, in two undergraduate nursing courses, located in the city of Campina Grande / PB. Two categories of evaluators participated: 11 teachers (group A) and 36 students (group B), individually approached by the researchers, oriented on the use and completion of the evaluation instrument. The evaluation was proposed using the following characteristics: efficacy, productivity, safety and satisfaction according to ISO / IEC 9126-1. The results showed that the responses of the two groups of evaluators were satisfactory according to the variables studied, with positive results in the modular test above 90% and in the validation test only the productivity characteristic obtained less than 70% positive responses. Having a favorable position to the implementation of the Platform PEnsinar®, emphasizing the importance of method as an innovative pedagogical resource in the teaching / learning process. We conclude that this evaluation will strengthen the PEnsinar® Platform, offering to the academic community a reliable and effective educational tool that will contribute to the learning of the EP and the Classifications, culminating in its effective applicability. The evaluations were performed, and the small corrections suggested were accepted, for later use of the PEnsinar® Platform.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15922-
dc.date.accessioned2020-10-06T18:27:51Z-
dc.date.available2020-10-06-
dc.date.available2020-10-06T18:27:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProcesso de Enfermagem - plataforma de ensino-
dc.subjectPlataforma de ensino em Enfermagem-
dc.subjectPEnsinar® - plataforma de ensino-
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem - Enfermagem-
dc.subjectEnfermagem - terminologias e classificações-
dc.subjectAvaliação de plataforma educacional - Enfermagem-
dc.subjectPlataforma PEnsinar®-
dc.subjectTecnologia educacional - Enfermagem-
dc.subjectEducação em Enfermagem-
dc.subjectNursing education-
dc.subjectEducational technology - Nursing-
dc.subjectClassificações de Enfermagem-
dc.subjectDesenvolvimento de software - Enfermagem-
dc.subjectValidação de plataforma educacional - Enfermagem-
dc.subjectNursing Process - teaching platform-
dc.subjectProceso de enfermería - plataforma de enseñanza-
dc.subjectPlataforma docente de enfermería-
dc.subjectNursing teaching platform-
dc.subjectVirtual Learning Environment - Nursing-
dc.subjectEntorno virtual de aprendizaje - Enfermería-
dc.subjectEnfermería: terminologías y clasificaciones-
dc.subjectNursing - terminologies and classifications-
dc.subjectEducational platform evaluation - Nursing-
dc.subjectEvaluación de plataforma educativa - Enfermería-
dc.subjectTecnología educativa - Enfermería-
dc.subjectNursing Classifications-
dc.subjectClasificaciones de enfermería-
dc.subjectValidación de plataforma educativa - Enfermería-
dc.subjectEducational platform validation - Nursing-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Ingrid Morais de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of an educational platform for the nursing process and classifications.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación de una plataforma educativa para el proceso de enfermería y clasificaciones.-
dc.identifier.citationMOURA, Ingrid Morais de. Avaliação de uma plataforma educacional para o processo de enfermagem e classificações. 2018. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15922pt_BR
dc.description.resumenEl estudio tuvo como objetivo evaluar el desempeño funcional de la Plataforma PEnsinar®, por estudiantes y profesores del curso de enfermería, en la búsqueda de identificación de problemas y su mejora. Es un Entorno Virtual de Aprendizaje para el uso de Proceso de Enfermería y Terminologías y Clasificaciones de Enfermería (NANDA-I, NOC, NIC y ICNP®). Se realizó una investigación metodológica y de desarrollo tecnología que utilizó el proceso de construcción del software Rational Unifield Process que comprende las etapas de concepción, elaboración, construcción y transición. se llevó a cabo el etapa de evaluación, que forma parte de la transición. La fase de evaluación del desempeño funcional se desarrolló en dos instituciones públicas de educación superior, en dos cursos de Licenciatura en Enfermería, ubicada en la ciudad de Campina Grande/PB. participó como sujetos de investigación dos categorías de evaluadores: 11 profesores (grupo A) y 36 estudiantes (grupo B), abordados individualmente por los investigadores, guiados en cuanto a uso y cumplimentación del instrumento de evaluación. La evaluación fue propuesta en el utilización de las siguientes características: eficacia, productividad, seguridad y satisfacción, según ISO/IEC 9126-1. Los resultados mostraron que las respuestas de los dos grupos de evaluadores fueron satisfactorios, de acuerdo con las variables abordadas, con resultados obtenidos positivo en la prueba modular por encima del 90% y en la prueba de validación solo la característica la productividad tuvo menos del 70% de respuestas positivas. tener un posicionamiento favorable a la implementación de la Plataforma PEnsinar®, destacando la importancia de método como recurso pedagógico innovador en el proceso de enseñanza/aprendizaje. Concluimos que esta evaluación fortalece la Plataforma PEnsinar®, ofreciendo a la comunidad una herramienta educativa fiable y eficaz que contribuirá al aprendizaje del PE y de las Clasificaciones, culminando con su efectiva aplicabilidad. Las calificaciones fueron realizado, siendo aceptadas las correcciones menores sugeridas, para su posterior uso de la Plataforma PEnsinar®.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

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INGRID MORAIS DE MOURA- TCC ENFERMAGEM CCBS 2018.pdfIngrid Morais de Moura - TCC Enfermagem CCBS 2018.580.27 kBAdobe PDFView/Open


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