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dc.creator.IDSIMÕES, M. P. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449551643469756pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, L. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135220151360318pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo Investigar a relação entre os estilos e os métodos de ensino utilizados pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com os estilos de aprendizagem dos seus discentes. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com análise quantitativa e qualitativa, constituída por uma amostra de 19 professores e 134 alunos do curso de Ciências Contábeis da UFCG. O instrumento para coleta de dados abrangeu um questionário aplicado com os docentes, que foi dividido em três partes (perfil, métodos de ensino e inventário de Kolb) e um questionário aplicado com os discentes, contendo duas partes, (perfil e inventário de Kolb). Os principais resultados foram: de acordo com a teoria de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos nesse estudo foi o Assimilador (53%). Entre os professores do curso, percebeu-se um índice elevado de professores na faixa etária entre 33 e 40 anos, com titulação de mestrado (58%) e doutorado (16%) e tempo médio de experiência profissional de 6 a 10 anos. Entre os docentes o estilo de aprendizagem predominante é o Convergente. Constatou-se que os métodos de ensino mais utilizados pelos docentes desta pesquisa são aula expositiva, e resolução de exercícios, sendo estas as estratégias de ensino mais utilizadas pelos estilos tutor e expositor, estilos predominantes entre os docentes do curso. Porém percebe-se que, ainda que pequena, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir com o avanço da pesquisa sobre o tema, e sobretudo, para um melhor conhecimento do estilo predominante dos alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleAnálise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2015-03-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the relationship between the styles and teaching methods used by the Accounting course teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) with the learning styles of their students. This was a descriptive and exploratory research with quantitative and qualitative analysis, consisting of a sample of 19 teachers and 134 students of Accounting UFCG. The instrument for data collection included a questionnaire with teachers, which was divided into three parts (profile, teaching methods and inventory Kolb) and a questionnaire administered to the students, containing two parts, (profile and inventory Kolb) . The main results were: according to the theory of Kolb, the predominant learning style among the students in this study was Assimilating (53%). Among the teachers of the course, it was noticed a high rate of teachers aged between 33 and 40 years with Masters titration (58%) and doctorate (16%) and average length of professional experience 6-10 years. Among the teachers the predominant learning style is the Convergent. It was found that the teaching methods used by teachers of this research are lecture and problem solving, which are the teaching strategies used by the tutor more styles and exhibitor predominant styles among teachers of the course. But it is noticeable that, however small, there is a mismatch between the way students learn and how to teach the teachers. It is believed that the results may contribute to the advancement of research on the topic, and above all, to a better understanding of the prevailing style of the students and teachers of Accounting Course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616-
dc.date.accessioned2020-09-24T23:45:36Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T23:45:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstilos e métodos de ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria de Kolbpt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subjectAssimiladorpt_BR
dc.subjectConvergentept_BR
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching styles and methodspt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectKolb's theorypt_BR
dc.subjectUniversity teachingpt_BR
dc.subjectAssimilatorpt_BR
dc.subjectConvergentpt_BR
dc.subjectTeaching-learning strategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRelational analysis of students 'learning styles versus teachers' teaching methods in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 98fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

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