Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, F. R. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3392269231876191pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Wellington Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, W. F.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3396550972394218pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.referee2DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.referee2IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.description.resumoDesde os primeiros passos do período republicano no Brasil, as questões relacionadas à educação pública nasceram com a força opressora da elite dominante sobre a massa de trabalhadores. Nos dias atuais, embora com avanços significativos dos direitos constitucionais, temas relacionados a educação, a exemplo da capacitação continuada de professores, ainda é gerador de controvérsias e discussões. Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer as percepções dos professores da rede municipal de ensino do município de São Francisco - PB em relação às políticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) de pessoas. A revisão bibliográfica tratou da evolução da Administração de Recursos Humanos, dos processos de TD&E e ainda da Gestão de Pessoas no Serviço Público. Os procedimentos metodológicos foram classificados em exploratório, descritivo, quantitativo, de campo e documental. Os dados foram coletados em junho de 2017 através de um questionário adaptado do INEP, com 30 questões de múltipla escolha, escalonado e dividido em seis dimensões. Dentre as principais conclusões, destaca-se que a maioria dos professores declarou necessidade de especializações, principalmente na área de estudantes com deficiências e necessidades especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleTreinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractFrom the earliest steps of the republican period in Brasil, issues related to public education were born with the oppressive force of the ruling elite over the mass of workers. Nowadays, although with significant advances in constitutional rights, issues related to education, such as continuing teacher training, still generate controversy and discussion. This research had as general objective to know the perceptions of the teachers of the municipal network of education of the municipality of São Francisco-PB in relation to the policies of training, development and education (TD & E) of people. The bibliographic review dealt with the evolution of the Human Resources Administration, the TD & E processes and the People Management in the Public Service. The methodological procedures were classified in exploratory, descriptive, quantitative, field and documentary. Data were collected in June 2017 through a questionnaire adapted from the INEP, with 30 multiple choice questions, scaled and divided into six dimensions. Among the main conclusions, it is highlighted that the majority of teachers declared a need for specializations, especially in the area of students with disabilities and special needs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14869-
dc.date.accessioned2020-09-02T19:11:19Z-
dc.date.available2020-09-02-
dc.date.available2020-09-02T19:11:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectProfessional trainingpt_BR
dc.subjectEspecialização-
dc.subjectSpecialization-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Francisca Regina Queiroga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining, development of teacher education in the city of São Francisco - PB.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Francisca Regina Queiroga. Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB. 2017. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA REGINA QUEIROGA VIEIRA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfFrancisca Regina Queiroga Vieira -TCC Administração 2017350.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.