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dc.creator.IDNUNES, F. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187851845533645pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.-
dc.contributor.advisor1IDSAMPAIO, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.advisor2LOPES, Raquel Vigolvino.-
dc.contributor.advisor2IDLOPES, R. V.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577503698179302pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO, Leandro Balby.-
dc.contributor.referee2BITTENCOURT, Roberto Almeida.-
dc.description.resumoA evasão de alunos dos cursos de graduação tem se apresentado como um dos principais problemas do sistema de ensino superior brasileiro. É resultante de um complexo cenário de interações entre fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais que influenciam, direta ou indiretamente, nas experiências acadêmicas e pessoais dos alunos, levando-os a permanecerem ou abandonarem o curso. Entre as causas mais comuns deste problema estão o baixo desempenho e as recorrentes falhas em disciplinas obrigatórias. Nos cursos das áreas de Engenharia, Matemática e Computação, as disciplinas de base matemática têm sido uma constante preocupação, principalmente as que envolvem Cálculo Diferencial e Integral. Estas disciplinas vêm apresentando um elevado índice de reprovação e abandonos que tem preocupado professores, coordenadores de cursos e instituições de ensino superior. O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os mais bem avaliados do país. No entanto, os alunos apresentam taxas de reprovação acima dos 50% na disciplina Cálculo I. Neste trabalho, investigamos a influência da disciplina Cálculo I na evasão de alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG. O estudo foi dividido em três etapas: (i) análise dos dados dos Sistema de Controle Acadêmico; (ii) análise de dados coletados através de questionários aplicados a alunos; e (iii) análise de conteúdos de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que, nos últimos quatorze anos (de 2006 e 2019), cerca de 40% dos alunos de Graduação em Ciências da Computação evadiram do curso. Encontramos evidências de que não apenas a disciplina Cálculo I, mas as disciplinas matemáticas em geral, contribuem para as altas taxas de evasão encontradas. Cerca de 56% das evasões por cancelamento de matrícula, ao reprovar a mesma disciplina por três vezes, ocorreram em disciplinas matemáticas. Identificamos, por meio da análise das entrevistas, fatores que tornaram Cálculo I uma disciplina desafiadora para os alunos. Estes fatores estão relacionados tanto às características individuais dos alunos quanto àqueles associados ao papel do professor e à preparação da disciplina. Entre os fatores que mais contribuem para as falhas em Cálculo I estão as deficiências dos alunos nos conteúdos de matemática básica, a forma como a disciplina é ministrada, e falta de comprometimento do aluno com a disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLingüísticapt_BR
dc.titleEstudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.pt_BR
dc.date.issued2020-07-30-
dc.description.abstractUndergraduate dropout has been one of the main problems in the Brazilian higher education system. It may result from complex interactions involving personal, social, economic, and institutional factors that directly or indirectly influence students’ academic and personal experiences leading them to stay or leave the program. Among the most common causes of this problem are low performance and recurring failures in required courses. Courses that target basic mathematics have been a constant concern for programs in the STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) field, especially those involving Differential and Integral Calculus. These courses have shown high failure and dropout rates, worrying teachers, coordinators, and other managers. The Bachelor in Computer Science program at the Federal University of Campina Grande (UFCG) is among the country’s best-evaluated programs. However, it presents student’s failure rates over 50% for the Differential and Integral Calculus I courses. In this work, we investigate the influence of the Calculus I course on the student dropout rate at UFCG’s BS in Computer Science program. The study comprises three stages: (i) analysis of UFCG Academic Control System data; (ii) analysis of data we collected from the students through a survey; and, (iii) content analysis of data collected through semi-structured interviews we conducted. Results reveal that in the last fourteen years (from 2006 to 2019), about 40% of the Computer Science undergrad students dropped out of the program. We found evidence that not only the Calculus I course, but mathematics courses in general, contribute to the high dropout rates found. About 56% of the dropouts due to enrollment cancellations after the student fails the same course three times involve mathematical courses. Through the analysis of the interviews, we identified factors that made Calculus I a challenging course for students. These factors are related both to the individual characteristics of the students and to the teacher’s role and the preparation of the course. Among the factors that most contributed to failures in the Calculus I course are deficits in the students’ mathematical fundamental curriculum, the methodology the teachers use to conduct the course, and the student’s lack of commitment to the course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14721-
dc.date.accessioned2020-08-31T18:57:10Z-
dc.date.available2020-08-31-
dc.date.available2020-08-31T18:57:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEvasão Estudantilpt_BR
dc.subjectStudent Dropoutpt_BR
dc.subjectDeserción de Estudiantespt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectDesaprobaciónpt_BR
dc.subjectDisapprovalpt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectCalculationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Francinaldo Carlos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExploratory study on evasion in the UFCG Computer Course: a look at the Calculus I discipline.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, F. C. Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.pt_BR
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