Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14676
Title: | Gestão financeira pessoal: um estudo das práticas adotadas pelos docentes de instituições federais de ensino superior instaladas no Município de Sousa/PB. |
Other Titles: | Personal financial management: a study of the practices adopted by the teachers of federal institutions of higher education installed in the Municipality of Sousa/PB. |
???metadata.dc.creator???: | ABRANTES, Kaline do Nascimento. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LEMENHE, Flávio. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVERA, Marcos Macri. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | VENTURA JÚNIOR, Raul. |
Keywords: | Gestão financeira pessoal;Servidores Públicos Federais;Instituições federais de ensino superior;Personal financial management;Federal Public Servants;Federal higher education institutions |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ABRANTES, Kaline do Nascimento. Gestão financeira pessoal: um estudo das práticas adotadas pelos docentes de instituições federais de ensino superior instaladas no Município de Sousa/PB. 2018. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Uma boa gestão financeira pessoal possibilita aos indivíduos um maior controle nos ganhos e gastos financeiros. O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de gestão financeira pessoal adotadas por docentes das Instituições Federais de Ensino Superior instaladas no município de Sousa/PB. Para isso, foi realizado um estudo de campo, caracterizando-se como pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário com 18 questões, e foi obtido uma amostra de 68 docentes. A partir da tabulação dos dados, foi verificado que a maioria dos docentes conseguem pagar as contas e ainda sobra dinheiro, que planejam os gastos do mês com antecedência, que estão com as contas em dia e que costumam investir. Pode-se concluir que os docentes pesquisados,em sua maioria, estão exercendo boas práticas de gestão financeira pessoal. |
Abstract: | Good personal financial management enables individuals to better control financial gains and expenses. The present work has the objective of analyzing the personal financial management practices adopted by teachers of the Federal Institutions of Higher Education installed in the city of Sousa / PB. For this, a field study was conducted, characterizing itself as a descriptive research of quantitative approach. The data collection was done through a questionnaire with 18 questions, and a sample of 68 teachers was obtained. From the tabulation of the data, it was verified that the majority of the teachers are able to pay the bills and still have the money, that they plan the expenses of the month in advance, that they are with the current accounts and that they usually invest. It can be concluded that the researched teachers, for the most part, are practicing good personal financial management practices. |
Keywords: | Gestão financeira pessoal Servidores Públicos Federais Instituições federais de ensino superior Personal financial management Federal Public Servants Federal higher education institutions |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Administração |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14676 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Administração - CCJS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KALINE DO NASCIMENTO ABRANTES - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018.pdf | Kaline do Nascimento Abrantes -TCC Administração 2018 | 266.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.