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Title: Representações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências.
Other Titles: Social representations of high school students from the city of Afogados da Ingazeira (PE) about the reproductive work carried out in their homes.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, José Rogério de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Junia Marúsia Trigueiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio;Representações sociais - estudantes;Trabalho reprodutivo;Mulheres - trabalho reprodutivo;Patriarcado;Divisão sexual do trabalho;Gênero e trabalho;Sociology Teaching - high school;Social representations - students;Reproductive work;Women - reproductive work;Patriarchate;Sexual division of labor;Gender and work
Issue Date: 28-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, José Rogério de. Representações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150
???metadata.dc.description.resumo???: A literatura sociológica, acerca do Trabalho Reprodutivo, não esclarece ao ensino médio de Sociologia sua função maior, qual seja examinar e, sobretudo, ver e dizer acerca de uma realidade em que mulheres estão “condicionadas” social, histórica e economicamente a práticas e ideologias próprias do patriarcado capitalista, aqui entendido como reprodução subalterna às exigências do capital econômico e manifestamente cultural no sentido reprodutivo. Essa é, portanto, uma pesquisa voltada à visibilidade do Trabalho Reprodutivo. Para tanto, foram feitas, num primeiro momento, análises teóricas marxianas, por entendermos que essas não fazem apenas a denúncia da invisibilidade do trabalho reprodutivo, mas propõem análises sobre a superação dessa desigual divisão sexual do trabalho, desde a casa à vida pública. Nesse sentido, esta dissertação busca, no espaço escolar, com o auxílio das Teorias das Representações Sociais e pesquisa de campo ancorada, sobretudo, nas análises dos Grupos de Discussão, buscar as explicações teóricas e práticas sobre questões acerca da necessária dizibilidade e visibilidade do trabalho reprodutivo enquanto categoria sociologicamente analítica na sala de aula de Sociologia, e dito isso, como, o/a docente de Sociologia representa socialmente o Trabalho Reprodutivo.
Abstract: The sociological literature on Reproductive Work does not clarify to Sociology high school its major function, which is to examine and, above all, to see and say about a reality in which women are socially, historically and economically “conditioned” to practices and ideologies typical of capitalist patriarchy, here understood as reproduction subordinate to the demands of economic capital and manifestly cultural in the reproductive sense. This is, therefore, a research aimed at the visibility of Reproductive Work. To this end, at first, Marxian theoretical analyzes were made, as we understand that these do not only denounce the invisibility of reproductive work, but propose analyzes on overcoming this unequal sexual division of labor, from home to public life. In this sense, this dissertation seeks, in the school space, with the help of Theories of Social Representations and field research anchored, above all, in the analysis of the Discussion Groups, to seek theoretical and practical explanations on questions about the necessary sayability and visibility of the work reproductive as a sociologically analytical category in the Sociology classroom, and having said that, how, the Sociology teacher socially represents Reproductive Work.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio
Representações sociais - estudantes
Trabalho reprodutivo
Mulheres - trabalho reprodutivo
Patriarcado
Divisão sexual do trabalho
Gênero e trabalho
Sociology Teaching - high school
Social representations - students
Reproductive work
Women - reproductive work
Patriarchate
Sexual division of labor
Gender and work
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

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