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dc.creator.IDNASCIMENTO, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5530135030310223pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee2MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee2IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento2-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo geral, produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia, através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. No que refere-se aos objetivos específicos o trabalho apresentou a seguinte configuração: realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao ensino de Sociologia, o ensino de Sociologia e sua relação com alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos, metodologias no ensino de Sociologia, jogos pedagógicos como recurso didático, aprendizagem mediadora e cultura no âmbito do ensino de Sociologia; caracterizar o ambiente escolar e sujeitos da pesquisa; descrever o processo da produção do jogo pedagógico; relatar a experimentação do jogo pedagógico, caracterizando as etapas da mediação pedagógica no âmbito da pesquisa-ação no contexto escolar; verificar como o jogo poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da mediação da temática cultura, na aula de Sociologia; identificar como a experimentação do jogo pedagógico Balaio Sociológico Cultural poderá contribuir para a interação entre alunos surdos e ouvintes na aula de Sociologia, e como pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina no Ensino Médio. No tocante ao referencial teórico do ensino de Sociologia adotaram-se os estudos de Silva (2007), Sarandy (2011), entre outros; já no que se refere à educação de surdos utilizou Soares e Lacerda (2004), Dorziat (2011). Os teóricos utilizados para apresentar os jogos didáticos dentre outros foram: Piletti (2006), Huizinga (2007); e para omplementar o referencial teórico discorreu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos a luz dos estudos de Bourdieu (1998) e Carneiro (2015). O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Integral de José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos e ouvintes da EJA. A técnica utilizada na pesquisa foi a observação participante, e o instrumento da pesquisa utilizado foram o diário de campo, questionário e roda de conversa. A técnica de análise de dados consistiu em análise de conteúdo e analise comparativa, tendo em vista que avaliou-se antes e após a aplicação do jogo. A avaliação do processo de aplicação do jogo ocorreu por meio da construção dos roteiros de questionário e da roda de conversa. Neste sentido a pesquisa foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final, verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e senso crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleO jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2020-05-13-
dc.description.abstractThis research has as general objective to produce and experience an inclusive educational game that enhances the teaching-learning process in the Teaching of sociology, through mediation in a classroom with deaf and hearing students in Youth and Adult Education. ; With regard to the specific objectives, this work presented the following objectives: carry out a bibliographic research referring to the Teaching of Sociology, the teaching of Sociology and its relationship with deaf students in Youth and Adult Education, methodologies in the teaching of Sociology, educational games as a teaching resource, mediating learning and culture within the scope of the teaching of Sociology; Characterize the school environment and research individuals; Describe the production process of the educational game; Report the experimentation of the educational game, characterizing the stages of pedagogical mediation within the scope of Action Research in the school context; Check out how the game may enhance the teaching-learning process through the mediation of the theme “culture” in the Sociology class; Identify how the experimentation of the educational game "Balaio Sociológico Cultural" may contribute to the interaction between deaf and hearing students in the Sociology class, and how it may contribute to the teaching-learning process within the scope of this course in high school. Regarding the theoretical framework of the Teaching of Sociology, the studies of Silva (2007), Sarandy (2011), among others, were adopted; as for the education of deaf people, Soares and Lacerda (2004), and Dorziat (2011) were used. The theorists used to present the educational games, among others, were: Piletti (2006), Huizinga (2007); and to finish the theoretical framework, it was discussed about Youth and Adult Education in the light of the studies by Bourdieu (1998) and Carneiro (2015). The research scenario was the State School of Full Time Education José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé/PB. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through Action-Research and participant research. The research individuals were deaf and hearing students from EJA. The technique used in the research was participant observation, and the research instruments used were the field diary, questionnaire and conversation circle. The data analysis technique consisted of content analysis and comparative analysis, considering that it was evaluated before and after the game application. The evaluation of the game application process occurred through the construction of the scripts for: questionnaire and conversation circle. In this sense, the research was divided into moments of production and experimentation in the academic and school scenarios. At the end, we verified that the use of the educational game can be a possibility to mediate the teaching and learning of Sociology by deaf and hearing students in Youth and Adult Education, since it stimulated creativity, development of perceptions, action sense and critical sense.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948-
dc.date.accessioned2020-06-15T16:17:37Z-
dc.date.available2020-06-15-
dc.date.available2020-06-15T16:17:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectJogo didático - sociologiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectPesquisa Açãopt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Sociologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectIntegração surdos ouvintespt_BR
dc.subjectSurdos e jogos pedagógicospt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectEducational game - sociologypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectDidactic resources - sociologypt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeaf and educational gamespt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectJuego educativo - sociologíapt_BR
dc.subjectJeu éducatif - sociologiept_BR
dc.subjectIntégration entre sourds et entendantspt_BR
dc.subjectRessources pédagogiques - Sociologiept_BR
dc.subjectRecursos didácticos - Sociologíapt_BR
dc.subjectJeux sourds et éducatifspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Adriana Farias do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students through mediation in the education of young people and adults.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. 2020. 120f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

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ADRIANA FARIAS DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfAdriana Farias do Nascimento - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20205.03 MBAdobe PDFView/Open


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