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dc.creator.IDSANTIAGO, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469503040583792pt_BR
dc.contributor.advisor1RABBANI, Soheil Rahnemay.-
dc.contributor.advisor1IDRABBANI, S. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8087783521324545pt_BR
dc.contributor.advisor2RABBANI, Simin Jalali Rahnemay.-
dc.contributor.advisor2IDRABBANI, S. J. R.-
dc.contributor.referee1CABRAL, Maria Izabel Cavalcanti.-
dc.contributor.referee2BARKOKERBAS JÚNIOR, Beba.-
dc.description.resumoNeste trabalho apresenta-se uma análise multicriterial dos acidentes de transito, considerado como um dos principais problemas da sociedade moderna, principalmente nos países em desenvolvimento. O estudo tem como objetivo a priorização de alternativos pianos de ação para a prevenção destas fatalidades no Brasil, a curto e médio prazos. O Processo de Analise Hierárquica - AHP foi utilizado para verificar a prioridade das alternativas de investimento das vias e a alternativa nula, levando em consideração os atores envolvidos ou afetados pelo problema em questão e seus interesses. A aplicação da metodologia exige a estruturação hierárquica do problema, tendo em cada um dos seus níveis os elementos considerados relevantes na analise dos acidentes de transito. Neste caso, a hierarquia compôs-se de quatro níveis. objetivo, atores, critérios e alternativas. Estes elementos foram previamente identificados e definidos segundo seu grau de influencia no problema em estudo. Os resultados da aplicação confirmam a viabilidade da metodologia para a priorização de alternativas na prevenção de acidentes de trafego e promoção de maior segurança nas vias. A avaliação dos resultados indica que o Governo e o grupo de maior influencia na resolução de tais problemas, com prioridade relativa de ( 0,27), seguido pelos motoristas (0,21), pedestres (0,18), policiais de transito (0,14), legisladores (0,12) e empresas privadas (0,08). Para cada um destes atores, os resultados indicaram também quais os critérios de maior importância. Para o Governo os custos apresentaram-se com maior prioridade (0,40) e manutenção das vias (0,31) para os motoristas. Para pedestres e policiais de transito os critérios mais importantes foram segregação (0,39) e salario (0,39), respectivamente. O critério currículo mínimo exigido dos motoristas com (0,64) foi o mais relevante para o grupo legisladores e eliminação da competição ilegal com (0,67) para as empresas privadas. Os resultados indicam ainda que o investimento em educação, com prioridade relativa de (0,449 e a alternativa mais importante, seguida pela fiscalização e policiamento (0,27), melhoramento das vias (0,22) e alternativa nula (0,07). Com base nestes resultados, o estudo apresenta alguns manuais de ensino de transito para as escolas de 1° e 2° graus, distribuídos em três volumes e com o objetivo de formar nas crianças e adolescentes a consciência de sua importância como usuários do sistema de transportes. Estes manuais abordam principalmente as regras para o comportamento seguro, com base nas determinações do Novo Código nacional de Transito Brasileiro, em vigor desde 23 de Janeiro de 1998. Cada manual foi elaborado para faixas etárias especificas, utilizando uma linguagem apropriada para facilitar a compreensão e despertar o interesse dos alunos pelo tema em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil-
dc.subject.cnpqInfra-Estrutura de Transportes-
dc.titlePriorização de alternativos planos de ação para a prevenção de acidentes de trânsito.pt_BR
dc.date.issued1998-09-
dc.description.abstractIt's presented here a Multicriterial Analysis for traffic accidents that has figured as one of the main modern society problems, especially in developing countries. This study aims to obtain the best alternative of investment to reduce the accident rate in Brazil, in a medium and long terms. The Analytic Hierarchy Process - AHP was used to obtain the best solution among the alternatives considered in the model: traffic education, fiscalization and enforcement, road maintenance and null alternative, taking in account the goals and interests in relation to the actors involved or affected by the problem. In order to apply the methodology the problem must be structured by a hierarchy that presents in each level the relevant elements in the traffic accidents analysis. Here, the hierarchy has four levels: objective, actors, interests and alternatives. These elements were previously identified and defined according to their influence in traffic accidents. The results of this methodology confirm its validity of the priority the alternatives to promote road safety. These results indicate that Government is the most influential group with relative priority of (0,27), followed by drivers (0,21), pedestrians (0,18), traffic police (0,14), regulations (0,12) and public owners (0,08). To each actor the results also indicate the most important objectives. To Government, the most relevant was cost with a priority of (0,40) and road improvement (0,31) was the best one to the drivers. To pedestrians and traffic police, segregation (0,39) and salary ( 0,39) were the most relevant objectives, respectively. To regulations, the specific curriculum was the most important objective with a priority of (0,64) and public owners, to eliminate illegal competition (0,67) was the best one. The final results indicate that to invest in traffic education is the best alternative to reduce accidents rates, with a priority of (0,44), followed by fiscalization and enforcement (0,27), road maintenance (0,22) and null alternative (0,07). Based on these results, traffic education guides were elaborated for elementary schools, presented in three parts for children and adolescents. In an appropriate language, these manuals include safety rules regulation having in minds how to aware children and adolescents to behave as councils users of the transportation system. They are based on the Brazilian Traffic Code that was effected since January 23 T h , 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11766-
dc.date.accessioned2020-02-11T12:39:26Z-
dc.date.available2020-02-11-
dc.date.available2020-02-11T12:39:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAcidentes de Trânsito-
dc.subjectAcidentes de Trânsito - Prevenção-
dc.subjectAcidentes de Trânsito - .Análise Multicriterial-
dc.subjectPrevenção de Acidentes de Trafego - Ações e Alternativas-
dc.subjectInvestimento em Educação de Trânsito-
dc.subjectProcesso de Analise Hierarquica - AHP-
dc.subjectTraffic-accidents-
dc.subjectTraffic Accidents - Prevention-
dc.subjectTraffic Accidents -. Multicriterial Analysis-
dc.subjectTraffic Accident Prevention - Actions and Alternatives-
dc.subjectInvestment in Traffic Education-
dc.subjectHierarchical Analysis Process - AHP-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTIAGO, Marília Cavalcanti.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrioritization of alternative action plans for the prevention of traffic accidents.pt_BR
dc.identifier.citationSANTIAGO, Marília Cavalcanti. Priorização de alternativos planos de ação para a prevenção de acidentes de trânsito. 1998. 173f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11766pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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MARÍLIA CAVALCANTI SANTIAGO - DISSERTAÇÃO PPGECA 1998.pdfMarília Cavalcanti Santiago - Dissertação PPGECA 1998. 12.86 MBAdobe PDFView/Open


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