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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | COSTA, A. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Karlla Karolinne França. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, K. K. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2468747302742576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Allan Gustavo Freire da. | - |
dc.contributor.referee2 | LIMA FILHO, Gilvan Dias de. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.costa2 | - |
dc.description.resumo | A educação possui papel importante no desenvolvimento de uma sociedade e, dentro deste contexto, a educação integral tornou-se um tema vigente nos debates educacionais, fazendo uso de procedimentos e metodologias inovadoras. Nessa perspectiva, o governo do Estado da Paraíba criou, em 2016, o programa de educação integral, com foco no projeto de vida do estudante e em sua preparação para o mercado de trabalho. Dessa forma, a presente pesquisa buscou, como objetivo geral, avaliar se o programa de educação integral possibilitou avanços para o desenvolvimento do ensino médio em escolas estaduais da Paraíba. Através dos objetivos específicos, se obteve a análise do progresso escolar, a avaliação na taxa de abandono escolar e a aceitação das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas do Estado da Paraíba entre o período que antecede o programa e após a sua implantação. Dessa forma, a atual pesquisa descritiva de caráter quantitativa foi realizada nas escolas estaduais que ofertam o ensino médio no Estado da Paraíba, entre o período de 2015 a 2018, e os dados para avaliação foram coletados por meio dos indicadores nacionais de educação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A partir dos dados apresentados, o progresso dos alunos que obtiveram um aumento no índice de aprovação pode ser evidenciado, além da diminuição do abandono escolar e a elevação na procura por escolas cidadãs integrais técnicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | As políticas públicas de educação integral no Estado da Paraíba. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.description.abstract | Education plays an important role in the development of a society and, within this context integral education has become a current theme in educational debates, making use of innovative procedures and methodologies. In this perspective, the government of the State of Paraíba created, in 2016, the integral education program, focusing on the student's life project and its preparation for the labor market. Thus, the present research sought, as a general objective, to evaluate whether the program integral education implemented in state high schools caused advances for the quality of education in the State of Paraíba. Through the specific objectives, was obtained the analysis of of school progress has been obtained, the school dropout rate and the acceptance of the Integral Schools of Technical Citizenship of the State of Paraíba between the period preceding the program and after its implementation. Thus, the current descriptive quantitative research was carried out in state schools that offer high school in the State of Paraíba, between the period 2015 to 2018, and the data for evaluation were collected through national indicators of education of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP. From the data presented, progress of students who have achieved an increase in the approval rating can be evidenced, in addition to the reduction of school leaving and the increase in demand for technical integral citizen schools. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11581 | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T16:28:28Z | - |
dc.date.available | 2020-02-06 | - |
dc.date.available | 2020-02-06T16:28:28Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Política pública de educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Escolas de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Plano Estadual de Educação – Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Programa de Educação Integral - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integral – Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Taxa de evasão – ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Public education policy | pt_BR |
dc.subject | Full-time education | pt_BR |
dc.subject | Full-time schools | pt_BR |
dc.subject | State Education Plan - Paraíba Comprehensive | pt_BR |
dc.subject | Education Program - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Integral High School - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Dropout rate - high school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Andresa Pires da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Public policies of integral education in the State of Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Andresa Pires da. As políticas públicas de educação integral no Estado da Paraíba. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11581 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos |
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ANDRESA PIRES DA COSTA - TCC GESTÃO PÚBLICA 2019.pdf | Andresa Pires da Costa - TCC Gestão Pública 2019. | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
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