Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11034
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SENA, R. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3732939971734511 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CUNHA, Luis Henrique Hermínio. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CUNHA, Luis Henrique Herminio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6991283096951332 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BATISTA , Mércia Rejane Rangel. | - |
dc.contributor.referee2 | CORRÊA, José Gabriel Silveira. | - |
dc.description.resumo | O Heavy Metal é o resultado de uma teia de acontecimentos relacionados ao campo musical ocorridos em meados dos anos de 1960 e início dos anos 1970 e ganhou definições e força definitiva nos anos 1980 com a Nova Onda do Heavy Metal britânico, mesma época em que começou a sua fragmentação em diferentes subgêneros como o Trash Metal, Death Metal e Black Metal, que terminaram por compor a cena Metal. No que tange a gênese do Heavy Metal e sua implicação social, o subgênero ficou marcado não só pela música “pesada” e pela estética “chocante”, mas também por atacar valores conservadores moralmente aceitos pela sociedade daquela época. Porém no atual contexto sócio-histórico, onde as contradições sociais e ideológicas no Brasil e no mundo se encontram ainda mais acentuadas, vemos emergindo no movimento a reprodução de discursos e ideologias conservadoras e de extrema direita. A incorporação dessas idéias deu origem a um subgênero chamado de Black Metal Nacional Socialista ou NSBM. O presente trabalho possui como objetivo analisar a escalada do conservadorismo e da extrema direita na cena Metal, além de resgatar e apreender suas origens e dinâmicas sociais, considerando seus símbolos, códigos e significados, bem como construções mentais imbricadas nos discursos e performances dos atores pertencentes à cena Metal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | Da transgressão ao conservadorismo: a escalada da extrema direita na cena metal. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
dc.description.abstract | Heavy Metal is the result of a web of events related to the musical field that occurred in the mid-1960s and early 1970s and gained definite and definitive strength in the 1980s with the New Wave of British Heavy Metal, the same time it started its fragmentation into different subgenres such as Trash Metal, Death Metal and Black Metal, which ended up composing the Metal scene. Regarding the genesis of Heavy Metal and its social implications, the subgenre was marked not only by “heavy” music and “shocking” aesthetics, but also by attacking conservative values morally accepted by society at that time. However, in the current socio-historical context, where the social and ideological contradictions in Brazil and in the world are even more accentuated, we see the reproduction of conservative and extreme right speeches and ideologies emerging in the movement. The incorporation of these ideas gave rise to a subgenre called Black Metal Nacional Socialista or NSBM. The present work aims to analyze the escalation of conservatism and the extreme right in the Metal scene, in addition to rescuing and apprehending its origins and social dynamics, considering its symbols, codes and meanings, as well as mental constructions imbricated in the speeches and performances of the actors belonging to the Metal scene. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11034 | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T10:59:47Z | - |
dc.date.available | 2020-01-20 | - |
dc.date.available | 2020-01-20T10:59:47Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Heavy Metal | pt_BR |
dc.subject | Conservadorismo | pt_BR |
dc.subject | Extrema Direita | pt_BR |
dc.subject | Nacional Socialismo | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Conservatism | pt_BR |
dc.subject | Extreme Right | pt_BR |
dc.subject | National Socialism | pt_BR |
dc.subject | Ideology | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SENA, Raffael Silveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | From transgression to conservatism: the escalation of the extreme right in the metal scene. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | SENA, R. S. Da transgressão ao conservadorismo: a escalada da extrema direita na cena metal. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11034 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAFFAEL SILVEIRA SENA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2019.pdf | Raffael Silveira Sena - Dissertação PPGCS CH 2019 | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.