Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLINHARES FILHO, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838369581686990pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHARES, Caroline Zebendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1MELLO, Leonardo Cavalcante de Araujo.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Carlos Alberto Garcia.-
dc.contributor.referee3LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.description.resumoEste trabalho trata do uso de trilhas interpretativas como ferramenta de apoio a Educação Ambiental no Horto Florestal do Olho D’ Água da Bica, envolvendo escolas no município de Cuité PB, tendo como objetivo analisar a trilha interpretativa como ferramenta didático pedagógica para aproximação e inserção de conceitos sobre recuperação e conservação dos ambientes naturais no domínio da caatinga e de preservação das historias de usos e costumes da região. Atividades divididas em três momentos: Pré-trilha, trilha interpretativa guiada no Horto Florestal e Pós-trilha. Os resultados apontam as trilhas interpretativas como uma excelente ferramenta de apoio para educação ambiental, pois permite que os sujeitos envolvidos usem os elementos originais do ambiente para entender seus aspectos naturais, históricos e culturais; percebam problemas ambientais locais; e desfrute de uma atividade prazerosa de contato com a natureza, mostrando-nos que a educação ambiental juntamente com as trilhas interpretativas constitui uma estratégia eficaz na busca pela reaproximação do homem com os ambientes naturais, como também uma renovação do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleTrilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB.pt_BR
dc.date.issued2013-09-18-
dc.description.abstractThis work deals with the use of interpretative trails as a tool to support environmental education in Horto Florestal Eye D 'Água da Bica, involving schools in the municipality of Cuité PB, aiming to analyze the interpretive trail as a tool for teaching pedagogical approach and insertion of concepts of recovery and conservation of natural environments from caatinga and preserving the stories of uses and customs of the region. Activities divided into three stages: Pre-trail, guided interpretive trail in the Horto Florestal and Post-trail. The results indicate the interpretive trails as an excellent tool to support environmental education because it allows those involved to use the original elements of the environment to understand their natural features, historic and cultural perceive local environmental problems, and to enjoy a pleasurable activity of contact with nature, showing us that environmental education along with interpretive trails is an effective strategy in the quest for rapprochement between man and natural environments, as well as a renewal of teaching and learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10906-
dc.date.accessioned2020-01-13T17:47:51Z-
dc.date.available2020-01-13-
dc.date.available2020-01-13T17:47:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInterpretação ambientalpt_BR
dc.subjectPraticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental interpretationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectEducación ambiental-
dc.subjectInterpretación ambiental-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINHARES FILHO, João Nogueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterpretive trails as a tool for environmental education: an experience in the Olho d´agua da Bica Forest Garden, Cuité, PB.pt_BR
dc.title.alternativeLos senderos interpretativos como herramienta para la educación ambiental: una experiencia en el Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB.-
dc.identifier.citationLINHARES FILHO, João Nogueira. Trilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB. 2013. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo trata sobre el uso de senderos interpretativos como herramienta de apoyo a la Educación Ambiental en Horto Florestal do Olho D'Água da Bica, involucrando escuelas del municipio de Cuité PB, con el objetivo de analizar el sendero interpretativo como herramienta didáctica pedagógica para abordar e insertar conceptos sobre recuperación y conservación de ambientes naturales en el área de la caatinga y preservación de las historias de usos y costumbres de la región. Actividades divididas en tres momentos: Pre-sendero, sendero interpretativo guiado en Horto Florestal y Post-sendero. Los resultados apuntan a los senderos interpretativos como una excelente herramienta de apoyo a la educación ambiental, ya que permite a los sujetos involucrados utilizar los elementos originales del entorno para comprender sus aspectos naturales, históricos y culturales; percibir los problemas ambientales locales; y disfrutar de una placentera actividad de contacto con la naturaleza, mostrándonos que la educación ambiental junto a los senderos interpretativos es una estrategia eficaz en la búsqueda del acercamiento del hombre con los ambientes naturales, así como una renovación de la enseñanza y el aprendizaje.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO NOGUEIRA LINHARES FILHO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfJoão Nogueira Linhares Filho - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013984.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.