Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6098796140660712pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, André Antunes.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3245581017989479pt_BR
dc.contributor.referee1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.description.resumoConsiderando a escola do campo como um espaço de luta, diversidade e construção para uma convivência com o meio ambiente, percebemos que este espaço vem atravessando ao longo das últimas décadas um processo de descoberta nos aspectos: históricos, culturais, políticos e ambientais. Essa identificação esta relacionada à luta dos movimentos sociais e aos debates pela universalização de uma escola pública de qualidade para essa população. Portanto, nosso trabalho faz uma abordagem sobre a situação da escola multisseriada campesina, para isto foi realizada uma revisão da literatura e uma análise nos livros didáticos adotados nessa realidade, com a intenção de conhecermos a forma como a educação ambiental foi desenvolvida na escola. Acreditamos que a educação ambiental neste espaço torna-se um meio de grande importância para a incorporação da interdisciplinaridade, na construção de um pensamento crítico e problematizador, contribuindo de forma significativa na produção de conhecimento e de valores para melhor vivência nesse espaço, rompendo com as práticas sociais que são contrárias ao bem estar desses sujeitos. A partir de nossas análises identificamos que existem temáticas relacionadas à EA nos livros adotados na escola do campo, mas a maioria não contempla uma característica crítica e contextualizada. Assim, as coleções são formuladas seguindo o modelo unisseriado urbano, havendo uma fragmentação dos livros por série/anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleA escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractConsidering the countryside school as a fight space, diversity and construction for living with the environment, we realized that this space has been through over the past decades a process of discovery in the aspects: historical, cultural, political and environmental. This identification is related to the social movements fight and to debates by the universalization of a public school with quality to this population. Therefore, our work makes an approach about the situation of the multiseriate field school, for this it was performed a literature revision and an analysis in the textbooks adopted in this reality, with the intention of knowing how the environmental education was developed at school. We believe that the environmental education in this space becomes a mean of great importance to the incorporation of interdisciplinarity, in the construction of a critical and problematizing thought, contributing significantly in the production of knowledge and values for a better living in this space, breaking with social practices that are contrary to the welfare of this people. From our analysis we identified that are themes related to environmental education in the textbooks at the countryside school, but the majority does not contemplate a critical and contextualized characteristic. Thus, the collections are formulated following a uniseriate urban model, having a fragmentation of the textbooks by series/years.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810-
dc.date.accessioned2020-01-09T10:04:46Z-
dc.date.available2020-01-09-
dc.date.available2020-01-09T10:04:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectsala multisseriadapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCountryside schoolpt_BR
dc.subjectMultiseriate classpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEscuela rural-
dc.subjectAula multigrado-
dc.subjectLibro de texto-
dc.subjectEducación ambiental-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rondinelli de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe rural school and the environmental education: a critical analysis of the textbooks adopted in the multiseriate class.pt_BR
dc.title.alternativeLa escuela rural y la educación ambiental: un análisis crítico de los libros de texto adoptados en la clase multigrado.-
dc.identifier.citationSANTOS, Rondinelli de Oliveira. A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada. 2013. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenConsiderando la escuela rural como un espacio de lucha, diversidad y construcción para una convivencia con el entorno, nos damos cuenta que este espacio ha venido atravesando un proceso de descubrimiento en los siguientes aspectos: histórico, cultural, político y ambiental. Esta identificación está relacionada con la lucha de los movimientos sociales y los debates por la universalización de una escuela pública de calidad para esta población. Por tanto, nuestro trabajo hace un acercamiento a la situación de la escuela multigrado campesina, para ello se realizó una revisión bibliográfica y un análisis de los libros de texto adoptados en esta realidad, con la intención de conocer cómo se desarrollaba la educación ambiental en la escuela. Creemos que la educación ambiental en este espacio se convierte en un medio de gran importancia para la incorporación de la interdisciplinariedad, en la construcción del pensamiento crítico y problematizador, contribuyendo significativamente a la producción de conocimientos y valores para una mejor experiencia en este espacio, rompiendo con las prácticas sociales que son contrarias al bienestar de estos sujetos. A partir de nuestro análisis, identificamos que hay temas relacionados con la EA en los libros adoptados en las escuelas rurales, pero la mayoría no incluye una característica crítica y contextualizada. Así, las colecciones se formulan siguiendo el modelo urbano uniseriado, con una fragmentación de libros por series/años.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONDINELLI DE OLIVEIRA SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfRondinelli de Oliveira Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013811.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.