Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LOPES, C. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9347294951660937 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SCHIEL, Ulrich. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SCHIEL, U. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SAMPAIO, Marcus Costa. | - |
dc.contributor.referee2 | DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez. | - |
dc.description.resumo | Na Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. | pt_BR |
dc.date.issued | 2003-07-29 | - |
dc.description.abstract | In Distance Education - DE, the learning accompaniment is aggravated by the lack of body-to-body contact between teachers and students and by the lack of a specific pedagogical practice of accompaniment for such a teaching modality. This way, in DE, it is necessary to elaborate new models and strategies which represent the learning status of the remote student. This document proposes a learning accompaniment strategy suitable for DE based on accompaniment theories of presencial teaching added with data analysis tactics, where the accompaniment factors can be related together in order to verify the learning process in a more elaborated form. It presents the Midas-Poeta decision support system, using Data Mining algorithms, for the Portfolio-Tutor environment. The goal of such a system is to provide standards which characterize student’s behavior. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616 | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T10:52:14Z | - |
dc.date.available | 2020-01-03 | - |
dc.date.available | 2020-01-03T10:52:14Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Banco de Dados | pt_BR |
dc.subject | Mineração de Dados | pt_BR |
dc.subject | Informática Aplicada à Educação | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento do Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Database | pt_BR |
dc.subject | Data Mining | pt_BR |
dc.subject | Informatics Applied to Education | pt_BR |
dc.subject | Learning Tracking | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LOPES, Claudivan Cruz. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A decision support system in the accompaniment of learning in education to distance. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | LOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLAUDIVAN CRUZ LOPES - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2003.pdf | Claudivan Cruz Lopes - Dissertação (PPGCC) 2003. | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.