Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, C. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9347294951660937pt_BR
dc.contributor.advisor1SCHIEL, Ulrich.-
dc.contributor.advisor1IDSCHIEL, U.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971250918247087pt_BR
dc.contributor.referee1SAMPAIO, Marcus Costa.-
dc.contributor.referee2DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez.-
dc.description.resumoNa Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUm sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.pt_BR
dc.date.issued2003-07-29-
dc.description.abstractIn Distance Education - DE, the learning accompaniment is aggravated by the lack of body-to-body contact between teachers and students and by the lack of a specific pedagogical practice of accompaniment for such a teaching modality. This way, in DE, it is necessary to elaborate new models and strategies which represent the learning status of the remote student. This document proposes a learning accompaniment strategy suitable for DE based on accompaniment theories of presencial teaching added with data analysis tactics, where the accompaniment factors can be related together in order to verify the learning process in a more elaborated form. It presents the Midas-Poeta decision support system, using Data Mining algorithms, for the Portfolio-Tutor environment. The goal of such a system is to provide standards which characterize student’s behavior.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616-
dc.date.accessioned2020-01-03T10:52:14Z-
dc.date.available2020-01-03-
dc.date.available2020-01-03T10:52:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBanco de Dadospt_BR
dc.subjectMineração de Dadospt_BR
dc.subjectInformática Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento do Aprendizadopt_BR
dc.subjectDatabasept_BR
dc.subjectData Miningpt_BR
dc.subjectInformatics Applied to Educationpt_BR
dc.subjectLearning Trackingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Claudivan Cruz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA decision support system in the accompaniment of learning in education to distance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIVAN CRUZ LOPES - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2003.pdfClaudivan Cruz Lopes - Dissertação (PPGCC) 2003.1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.