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dc.creator.IDARAUJO, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3615237118676699pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marx Prestes.-
dc.contributor.advisor1CANIELLO, Márcio Matos.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCANIELLO, M. M.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291984321852583pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638765647804887-
dc.contributor.referee1FILGUEIRA, Hamilcar José de Almeida.-
dc.contributor.referee2MORAES NETO, João Miguel de.-
dc.contributor.referee3SILVA, Melchior Naelson Batista da.-
dc.contributor.referee4LIMA, Vera Lúcia Antunes de.-
dc.description.resumoA desertificação entendida como desastre socialmente construído e um processo de causas antropogênicas, cuja complexidade exige pesquisas interdisciplinares e de cunho pratico/aplicável que auxiliem o processo de capacitação para redução das vulnerabilidades nas áreas de risco. Objetivou-se com esse trabalho analisar a possibilidade de um processo dialógico de ensino - aprendizagem contribuir no aprimoramento das capacidades de reflexão de atrizes e atores locais sobre a problemática sócio-politico e ambiental que enfrentam, e de construir e implementar coletivamente alternativas reais de combate e redução dos riscos ao desastre desertificação em comunidades rurais do Cariri paraibano. Os estudos fazem parte do Projeto La Red, da Rede Latino-Americana de Estudos Sociais, e foram realizados no âmbito do Projeto UniCampo - pela universidade camponesa, desenvolvido no Cariri paraibano. O método utilizado foi a pesquisa-ação-participante enquanto alternativa que permite ao mesmo tempo gerar novas informações sobre o tema pesquisado e capacitar sujeitos críticos na temática estudada. Foram realizados trabalhos de campo e utilizadas fontes de informações primarias e secundarias para alimentar reflexões dialógicas coletivas e participativas, com uma turma composta por 35 educandos e educandas e uma equipe pedagógica multidisciplinar. Observou-se que o cenário didático-pedagógico permitiu fluência nas reflexões e facilitou o processo de empoderamento e capacitação de educandas e educandos. O sentimento de identificação com a temática contextualizada no dia-a-dia de suas atividades camponesas foi um fator de motivação para que educandos e educandas fossem alem do exercício teórico e caminhassem rumo aos exercícios práticos da investigação e da intervenção na luta pela construção de sistemas de produção menos agressivos do meio ambiente, capazes de garantir a produção para o abastecimento do núcleo familiar no presente e no por vir. Foram construídos três projetos de pesquisa ação em arranjos institucionais com organizações governamentais e associações de agricultoras e agricultores. Foram construídos e implementados seis projetos com vistas a produção sustentável em comunidades e assentamentos rurais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleConstrução de saberes e fazeres versus desastre desertificação: o caso da Universidade Camponesa.pt_BR
dc.date.issued2006-06-
dc.description.abstractThe desertificacion is a disaster constructed socially, is a process of anthropic causes, whose complexity demands to multidiscipline research and of applicable practical matrix that assists the process of qualification for mitigation of the risks in the vulnerability areas. It was objectified with this work to observe and to follow the possibility of a process of education - learning to contribute in the improvement of the capacities of reflection of actresses and local actors on problematic social political and the ambient one who face, and collectively to construct and to implement alternative reals of combat and reduction of the risks to the disaster desertificacion in agricultural communities of the Cariri Paraiba, Brazil. The studies are part of the Project La Red, the Latin American Net of Social Studies, and had been carried through in the scope of the UniCampo Project - for the farmer university. The used delineation was the alternative research-action-participant while that it allows at the same time to generate new information on the searched subject and to enable critical citizens in the thematic one studied. Works of field had been carried through and used sources of primary and secondary information to feed collective and participativas reflections, with a composed group for 35 students and a pedagogical team to multidiscipline. It was observed that the didactic-pedagogical scene allowed fluency in the reflections and facilitated to the process of empowrment and qualification of students. The feeling of reality identification with the thematic one in day-by-day of its farmers activities was a motivation factor so that educandos and educandas was beyond the theoretical exercise and walked route to the exercises practical of the inquiry and the intervention in the fight against the desertificacion and for the construction of less aggressive systems of prodution of the environment, capable to guarantee the production for the supplying of the familiar nucleus in the gift and in for coming. Action in institutional arrangements with government organizations and associations of farmers had been constructed to three projects of research. They had been constructed and implemented six projects with sights to the sustainable production in agricultural communities and nestings.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10346-
dc.date.accessioned2019-12-19T11:54:22Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2019-12-19T11:54:22Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMeio Ambiente-
dc.subjectSemi-árido-
dc.subjectEducação no Campo-
dc.subjectDesenvolvimento Sustentável-
dc.subjectUniversidade Camponesa-
dc.subjectEnsino-aprendizagem-
dc.subjectAgricultura Familiar-
dc.subjectDesertificação-
dc.subjectProjeto Unicampo-
dc.subjectEnvironment-
dc.subjectSemi-arid-
dc.subjectRural Education-
dc.subjectSustainable Development-
dc.subjectPeasant University-
dc.subjectTeaching-learning-
dc.subjectFamily Farming-
dc.subjectDesertification-
dc.subjectUnicampo Project-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Alexandre Eduardo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and practice construction versus desertification disaster: the case of Peasant University.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Alexandre Eduardo de. Construção de saberes e fazeres versus desastre desertificação: o caso da Universidade Camponesa. 2006. 130f.(Tese de Doutorado em Engenharia Agrícola), Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10346pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Agrícola.

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ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO - TESE PPGECA 2006.pdfAlexandre Eduardo de Araujo - Tese PPGEA 2006. 15.38 MBAdobe PDFView/Open


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