Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES FILHO, R. R. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1760182180822152pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1GARCIA , Francilene Procópio.-
dc.contributor.referee2GUTIERREZ, Maria del Rosário Girardi.-
dc.description.resumoA Internet trouxe novos paradigmas para as pessoas como, por exemplo, a possibilidade de realizar transações comerciais utilizando as tecnologias de comunicação e informação disponíveis. Desta forma, várias pesquisas surgiram para que as diversas etapas que compõem as transações comerciais pudessem ser realizadas através da Internet. Uma etapa particular e presente em determinados contextos é a etapa de negociação, a qual é o foco deste trabalho. As primeiras pesquisas sobre negociação automatizada utilizaram a tecnologia de agentes para representar o consumidor e o vendedor na negociação. Estas pesquisas geraram modelos que determinavam como se dá a interação entre os agentes negociadores, a definição de um conjunto de preferências para negociação e a tomada de decisão baseado nestas preferências. Numa perspectiva da empresa, a negociação automatizada sendo efetuada levando em consideração somente um conjunto de preferências, fixas e definidas antes da negociação, não condiz com o modelo praticado no mundo real. Tendo em vista estas observações, é proposto nesta pesquisa extensões para o estado-da arte dos modelos de negociação. Além disso, propõe-se também um modelo para dar suporte à tomada de decisão durante a negociação. Partindo de uma visão holística da empresa, este modelo de decisão considera a influência das informações no ambiente externo no processo de negociação. A partir destes modelos, é também proposta uma plataforma para negociação automatizada voltada para a empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçâopt_BR
dc.titleUm modelo de sistema multiagente para negociação automatizada no comércio eletrônico.pt_BR
dc.date.issued2004-02-17-
dc.description.abstractThe Internet brought new paradigms to people, for instance, the possibility to perform commercial transactions using the available communication and information technologies. In this way, many research solutions have arisen to encompass the diverse phases that compound commercial transactions for Internet systems. A particular phase present in determined contexts is negotiation, which is the focus of this work. The first proposals on automated negotiation have used agent technology to represent buyer and seller in the negotiation. These researches have generated models that have determined how the interaction between the negotiator agents is, the definition of a set of preferences for negotiation and the decision making of the agents based on these preferences. In an enterprise perspective, automated negotiation taking in consideration only a fixed and predefined set preferences has no resemblance with the real world. Based on the above, this research proposes extensions for the state-of-the-art in negotiation models. Besides this, a model for support the decision making during the negotiation is also proposed. Departing from a holistic vision of the enterprise, the decision model considers the influence of the external environment information in the negotiation process. From these models, a platform for enterprise-oriented automated negotiation is also proposed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10325-
dc.date.accessioned2019-12-19T08:38:17Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2019-12-19T08:38:17Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectSistemas Multiagentespt_BR
dc.subjectNegociação Automatizadapt_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectMultiagent Systemspt_BR
dc.subjectAutomated Tradingpt_BR
dc.subjectE-Commercept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES FILHO, Ricardo Rubens Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA multiaagent trading system model automated in e-commerce.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNUNES FILHO, R. R. G. Um modelo de sistema multiagente para negociação automatizada no comércio eletrônico. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia El[etrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10325pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO RUBENS GOMES NUNES FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2004.pdfRicardo Rubens Gomes Nunes Filho - Dissertação (PPGCC) 2004.4.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.