Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42779
Title: A afrocentricidade do cinema negro em sergipe: primeiras cenas de Marcelo Roque Belarmino e Everlane Moraes.
Other Titles: The Afrocentricity of Black Cinema in Sergipe: First Scenes by Marcelo Roque Belarmino and Everlane Moraes.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Wolney Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS , Wolney Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Renato Izidoro da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LUCINI, Marizete.
???metadata.dc.contributor.referee4???: DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira.
???metadata.dc.contributor.referee5???: PICH , Santiago
Keywords: Afrocentricidade;Cinema negro - Sergipe;Cinema negro sergipano;Marcelo Roque Belarmino;Everlane Moraes;Tese - Universidade Federal de Sergipe;Universidade Federal de Sergipe - Tese;Negros no cinema;Cinema e educação;Teoria do cinema;Análise fílmica;Lei 10.639/2003;Relações étnico-raciais;Sergipe - cinema negro;Mulheres negras cineastas;Cinema produzido por mulheres negras;Quilombolas;Arte - cinema;Art - Cinema;Quilombolas;Films Produced by Black Women;Black Women Filmmakers;Sergipe - Black Cinema;Ethnic-Racial Relations;Law 10.639/2003;Film Analysis;Film Theory;Cinema and Education;Black People in Cinema;Federal University of Sergipe - Thesis;Thesis - Federal University of Sergipe;Federal University of Sergipe - Thesis;Black People in Cinema;Cinema and Education;Film Theory;Film Analysis;Law 10.639/2003;Ethnic-Racial Relations;Sergipe - Black Cinema;Black Women Filmmakers;Films Produced by Black Women;Quilombolas;Art - Cinema
Issue Date: 2024
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Citation: SANTOS, Wolney Nascimento. A afrocentricidade do cinema negro em sergipe: primeiras cenas de Marcelo Roque Belarmino e Everlane Moraes. 2024. 241f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese tem como objetivo pesquisar a Afrocentricidade do Cinema Negro em Sergipe: primeiras cenas de Marcelo Roque Belarmino e Everlane Moraes, sob a perspectiva afrocentrada de Molefi Kete Asante. Do intelectual negro Marcelo Roque Belarmino são analisadas a trilogia As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos (2007); Chegança (2009); Lambe Sujo e Caboclinhos (2012)). De igual modo, são analisados três filmes da intelectual negra Everlane Moraes: Caixa D’Água Qui-Lombo é Esse? (2013); Aurora (2018) e Pattaki (2019). O argumento que pretendemos sustentar nesta tese é de que a filmografia dos dois diretores é afrocentrada. Deste modo, os filmes foram estudados a partir de três categorias da epistemologia da Afrocentricidade: 1) a Agência, onde cada personagem central do filme se coloca como um(a) Agente Social, capaz de contar a história - a sua história; 2) o Lugar [afro-centrado], imprescindível para quem costura a narrativa de sua história e de seu povo, potencializando alguns elementos formais da diáspora africana; 3) o Tempo, que tem como princípio voltar-se para a cultura ancestral, frutificando ações do presente, preservando e aprendendo com o passado. Sobretudo, protegendo os valores, hábitos e a religião africana. Nessa perspectiva, os filmes foram abordados sob o viés da descrição e análise fílmica, tendo um procedimento interdisciplinar, dialogando com áreas do conhecimento: teoria do cinema, arte, sociologia, bem como a relação do cinema-educação, a partir da Lei n.o 10.639/2003, que versa pela obrigatoriedade, no currículo oficial da rede pública e privada, do ensino da temática “História, Cultura Afro-brasileira e Africana”, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica das Relações Étnico-Raciais. Sendo assim, atribuímos aos filmes a condição de estudo sobre a representação estética e cultural do(a) negro(a) na sociedade brasileira e em diáspora. Conclui-se que a trajetória artística dos realizadores, analisadas sob suas respectivas filmografias, são de caráter emancipador, na concepção e na construção do Cinema Negro em Sergipe. Logo, são afrocentradas, na medida em que são consonantes com a episteme de Molefi Kete Asante.
Abstract: The objective of this thesis is to research the Afrocentricity of Black Cinema in Sergipe: early scenes by Marcelo Roque Belarmino and Everlane Moraes, through the Afrocentric perspective of Molefi Kete Asante. The work of Black intellectual Marcelo Roque Belarmino is analyzed, focusing on his trilogy As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos (2007), Chegança (2009), and Lambe Sujo e Caboclinhos (2012). Similarly, three films by Black intellectual Everlane Moraes are analyzed: Caixa D’Água Qui- Lombo é Esse? (2013), Aurora (2018), and Pattaki (2019). The argument we intend to support in this thesis is that the filmography of both directors is Afrocentric. Thus, the films were studied based on three categories of Afrocentric epistemology: (1) Agency, where each central character in the film acts as a Social Agent capable of telling the story - their story; (2) Place [Afro-centered], essential for those who weave the narrative of their history and their people, enhancing certain formal elements of the African diaspora; and (3) Time, the presente time, which prioritizes a return to ancestral culture, bearing fruit in present actions, preserving and learning from the past. Above all, safeguarding African values, habits, and religion. In this perspective, the films were addressed from the viewpoint of filmic description and analysis, adopting an interdisciplinary approach that dialogues with various fields of knowledge: film theory, art, sociology, and the cinema-education relationship, based on Law No. 10.639/2003, which mandates the inclusion of “Afro-Brazilian and African History and Culture” in the official curriculum of public and private schools, as well as the National Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations in Basic Education. Consequently, we assign the films the status of studies on the aesthetic and cultural representation of Black individuals in Brazilian society and on their diaspora. We conclude that the artistic trajectories of these filmmakers, analyzed through their respective filmographies, are emancipatory in nature and in the conception and construction of Black cinema in Sergipe. Therefore, they are Afrocentric, as one can aligne them with the epistemology of Molefi Kete Asante.
Keywords: Afrocentricidade
Cinema negro - Sergipe
Cinema negro sergipano
Marcelo Roque Belarmino
Everlane Moraes
Tese - Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe - Tese
Negros no cinema
Cinema e educação
Teoria do cinema
Análise fílmica
Lei 10.639/2003
Relações étnico-raciais
Sergipe - cinema negro
Mulheres negras cineastas
Cinema produzido por mulheres negras
Quilombolas
Arte - cinema
Art - Cinema
Quilombolas
Films Produced by Black Women
Black Women Filmmakers
Sergipe - Black Cinema
Ethnic-Racial Relations
Law 10.639/2003
Film Analysis
Film Theory
Cinema and Education
Black People in Cinema
Federal University of Sergipe - Thesis
Thesis - Federal University of Sergipe
Federal University of Sergipe - Thesis
Black People in Cinema
Cinema and Education
Film Theory
Film Analysis
Law 10.639/2003
Ethnic-Racial Relations
Sergipe - Black Cinema
Black Women Filmmakers
Films Produced by Black Women
Quilombolas
Art - Cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42779
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WOLNEY NASCIMENTO SANTOS - TESE NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfWolney Nascimento Santos -Tese Nordeste UFSE 3 PPG Educação 20245.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.