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Title: Políticas públicas educacionais escolares e diversidade epistêmica: a educação escolar quilombola em Castainho – Pernambuco.
Other Titles: Public school education policies and epistemic diversity: quilombola school education in Castainho – Pernambuco.
Políticas educativas escolares públicas y diversidad epistémica: la educación escolar quilombola en Castainho – Pernambuco.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Marco Aurélio Acioli.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Alfredo Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARROYO, Miguel Gonzalez.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BOTELHO , Denise Maria.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FEITOSA, Saulo Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee4???: AGUIAR, Márcia Angela da Silva.
Keywords: Educação escolar quilombola;Políticas públicas educacionais escolares;Quilombolas;Comunidade Quilombola Castainho - Garanhuns - PE;Garanhuns - PE - Comunidade Quilombola Castainho;Políticas públicas de educação;Diversidade epistêmica;Castainho - Comunidade Quilombola - Garanhuns - PE;Tese - Universidade Federal de Pernambuco;Universidade Federal de Pernambuco - Tese;Pernambuco - comunidades quilombolas;Etnografia;Ficção antropológica;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Educación escolar quilombola;Políticas educativas en escuelas públicas;quilombolas;Comunidad Castainho Quilombola - Garanhuns - PE;Garanhuns - PE - Comunidad Castainho Quilombola;Políticas de educación pública;Diversidad epistémica;Castainho - Comunidad Quilombola - Garanhuns - PE;Tesis - Universidad Federal de Pernambuco;Universidad Federal de Pernambuco - Tesis;Pernambuco - Comunidades Quilombolas;Etnografía;Ficción antropológica;Mujeres quilombolas;mujeres negras;Quilombola School Education;Public School Education Policies;Quilombolas;Castainho Quilombola Community - Garanhuns - PE;Garanhuns - PE - Castainho Quilombola Community;Public Education Policies;Epistemic Diversity;Castainho - Quilombola Community - Garanhuns - PE;Thesis - Federal University of Pernambuco;Federal University of Pernambuco - Thesis;Pernambuco - Quilombola Communities;Ethnography;Anthropological Fiction;Quilombola Women;Black Women
Issue Date: 2021
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Citation: DANTAS, Marco Aurélio Acioli. Políticas públicas educacionais escolares e diversidade epistêmica: a educação escolar quilombola em Castainho – Pernambuco. 2021. 207f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2021
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisou como a comunidade de Castainho organiza e produz sua política de educação escolar quilombola em torno da escola em seu território. Partimos da hipótese de que o processo histórico das comunidades quilombolas no Brasil aponta para resitência/insurgência frente ao modelo de sociedade no qual foram constituídos os quilombos e, estende esse passado de lutas até o atual momento, acarretando assim em outras propostas de organização social, política e cultural. No campo educacional, partimos do pressuposto de que esses outros olhares podem orientar outras formas de pedagogias e política educacional; para além, acreditamos que essas outras propostas tomam percursos diferentes do padrão moderno-colonial-eurocêntrico. A pesquisa tomou como aporte teórico-metodológico as contribuições dos(as) autores(as) da Rede Modernidade/Colonialidade e a abordagem etnográfica com base na concepção da “ficção antropológica”. Diante disso, tivemos como objetivos identificar e analisar os elementos políticos e epistêmicos das concepções de educação desenvolvidas pelas comunidades quilombolas; analisar como esses elementos político e epistêmicos atuam e garantem a educação escolar quilombola em seus territórios; e analisar como essas práticas de educação escolar quilombola podem articular outros olhares sobre as políticas educacionais. Os resultados da pesquisa nos mostra que, de maneira constitutiva, o território quilombola reúne sob seus signos e símbolos as ações e ressignificações cotidianas da comunidade, inserindo na escola e nas suas práticas os elementos políticos e epistêmicos que partem dos sujeitos de Castainho. Isso implica em reconhecer o que outros grupos concebem como sendo políticas públicas a partir de suas experiências, de suas cosmovisões, bem como concebem as noções de direito e justiça, e também desestabilizar a noção ocidentalizada de política pública como algo fixo, positivo e invariável, colocando os modos de ser das próprias políticas públicas como circunscritas em uma determinada cosmovisão.
Abstract: This study analized how the comunidade quilombola de Castainho organizes and produces its quilombola school education policy around the school in its territory. We began with the hypothesis that the historical process of the quilombola communities in Brazil points to the resistance/insurgency to the model of society in which the quilombos were constituted and, it extends these struggles of the past to the present moment, thus producing proposals with different social, political and cultural perspectives. In the educational field, we assume that these perspectives can guide other forms of pedagogies and educational politics; in addition, we believe that these proposals take different paths to the of modern- colonial-Eurocentric pattern. This research bases its theoretical-methodological perspective on the contributions of the authors of the Modernity/Coloniality Network and the ethnographic approach based on the conception of “anthropological fiction”. Therefore, we had as objectives to identify and analyze the political and epistemic elements of the educational conceptions developed by the quilombola communities; to analyze how these political and epistemic elements act and guarantee quilombola school education in their territories; and to analyze how these educational practices can articulate other views on educational policies. The research results show us that, constitutively, the quilombola territory gathers under its signs and symbols the daily actions and resignifications of the community, inserting in the school and its practices the political and epistemic elements that come form the subjects of Castainho. This implies recognizing what other groups conceive as public policies based on their experiences, their cosmovisions, as well as they conceive the notions of law and justice, and also destabilize the westernized notion of public policy as something fixed, positive and invariable, placing the ways of being of public policies themselves as circumscribed in a certain cosmovision.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente estudio analizó cómo la comunidad de Castainho se organiza y produce su política de educación escolar quilombola en torno de la escuela, en su territorio. Empezamos en la hipótesis de que el proceso histórico de las comunidades quilombolas en Brasil señala una resistencia/insurgencia contra el modelo de sociedad en que se constituyeron los quilombos, donde este pasado de luchas se extiende hasta la actualidad, acarreando en otras propuestas de organización social, política y cultural. En el campo educacional, entendemos que estas visiones distintas pueden guiar otras formas de hacer pedagogías y política educacional; más allá, creemos que estas otras propuestas siguen diferentes caminos de la norma moderna-colonial-eurocéntrica. La investigación tiene como aporte teórico-metodológico las contribuciones de autores de la red Modernidad/Colonialidad y el abordaje etnográfico está basado en la concepción de “ficción antropológica”. Frente a esto, tuvimos como objetivos identificar y analizar los elementos políticos y epistémicos de las concepciones de educación desarrolladas por las comunidades quilombolas; analizar cómo estos elementos político y epistémicos desempeñan, y aseguran, la educación escolar quilombola en sus territorios; y analizar cómo las prácticas de educación escolar quilombola pueden vincular nuevas miradas acerca de las políticas educativas. Los resultados de esta investigación muéstranos que, de modo constitutivo, el territorio quilombola reúne en sus signos y simbología, las acciones y resignificaciones del cotidiano de la comunidad, introduciendo en la escuela, y en sus prácticas, los elementos políticos y epistémicos partiendo de los sujetos de Castainho. Eso implica en reconocer lo qué otros grupos entienden por políticas públicas desde sus experiencias, de sus cosmovisiones, así cómo conciben las nociones del derecho y justicia; y también desestabilizar la noción occidentalizada acerca de la política pública como algo fijo, positivo e invariable, exponiendo las políticas públicas como limitadas en una determinada cosmovisión.
Keywords: Educação escolar quilombola
Políticas públicas educacionais escolares
Quilombolas
Comunidade Quilombola Castainho - Garanhuns - PE
Garanhuns - PE - Comunidade Quilombola Castainho
Políticas públicas de educação
Diversidade epistêmica
Castainho - Comunidade Quilombola - Garanhuns - PE
Tese - Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco - Tese
Pernambuco - comunidades quilombolas
Etnografia
Ficção antropológica
Mulheres quilombolas
Mulheres negras
Educación escolar quilombola
Políticas educativas en escuelas públicas
quilombolas
Comunidad Castainho Quilombola - Garanhuns - PE
Garanhuns - PE - Comunidad Castainho Quilombola
Políticas de educación pública
Diversidad epistémica
Castainho - Comunidad Quilombola - Garanhuns - PE
Tesis - Universidad Federal de Pernambuco
Universidad Federal de Pernambuco - Tesis
Pernambuco - Comunidades Quilombolas
Etnografía
Ficción antropológica
Mujeres quilombolas
mujeres negras
Quilombola School Education
Public School Education Policies
Quilombolas
Castainho Quilombola Community - Garanhuns - PE
Garanhuns - PE - Castainho Quilombola Community
Public Education Policies
Epistemic Diversity
Castainho - Quilombola Community - Garanhuns - PE
Thesis - Federal University of Pernambuco
Federal University of Pernambuco - Thesis
Pernambuco - Quilombola Communities
Ethnography
Anthropological Fiction
Quilombola Women
Black Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42773
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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