Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42765
Title: Educação e cuidado das crianças de zero a três anos na educação infantil: concepções de professoras.
Other Titles: Education and care of children aged zero to three in early childhood education: teachers' conceptions.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Evania Borges de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Maria das Graças.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Marlene Oliveira dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
Keywords: Educação infantil;Educação – percepção docente;Cuidar e educar – crianças;Instituições públicas de ensino – Microrregião do Agreste (PB);Early childhood education;Education – teaching perception;Caring and educating – children;Public educational institutions – Agreste Microregion (PB)
Issue Date: 30-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Evania Borges de Souza. Educação e cuidado das crianças de zero a três anos na educação infantil: concepções de professoras. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, tendo como objeto de estudo a concepção de educação e cuidado de professoras nas creches públicas. A pergunta central é: qual é a compreensão que as professoras têm sobre cuidar e educar crianças na faixa etária de zero a três anos? Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a concepção de professoras acerca da educação e do cuidado nas instituições públicas de uma microrregião do Agreste da Paraíba, mais precisamente nos municípios de Gado Bravo, Fagundes, Boa Vista, Campina Grande e Lagoa Seca. A pesquisa é de natureza quali-quanti, envolvendo características objetivas e subjetivas para a produção de dados (Gil, 2006; Gatti, 2004), e foi realizada nos cinco municípios citados, compreendendo uma microrregião do Agreste Paraibano. Como técnica de análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo (Bardin, 1977; 2006). Os participantes da pesquisa foram professoras que trabalham nas creches públicas com crianças de zero a três anos de idade. Como referencial teórico, adotamos os estudos sobre o cuidado de Noddings (2003), Hirata (2022), Carvalho (1999), Boff (2014) e Foucault (2022). Em relação à educação, baseamo-nos nos estudos de Brandão (2013), Plaisance (2004), Durkheim (2011), Souza (2012) e Paro (2001, 2023). Como resultados, a pesquisa aponta para uma concepção das professoras de educação como valores socialmente construídos e como forma de promover o conhecimento acadêmico produzido culturalmente para as crianças. No que tange à concepção de cuidado, este é tido por elas como essencial para o desenvolvimento das crianças e para a manutenção da confiança entre família e instituição, relacionando-se às ações de cuidados corporais, à relação carinhosa com as crianças e ao planejamento de atividades que agradem aos/às pequenos/as.
Abstract: This master's research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande, Paraíba, in the line of research Educational Practices and Diversity, with the object of study being the conception of education and care of teachers in public daycare centers. The central question is: what is the understanding that teachers have about caring for and educating children aged zero to three years? As a general objective, the research seeks to analyze the conception of teachers about education and care in public institutions in a microregion of the Agreste region of Paraíba, more precisely in the municipalities of Gado Bravo, Fagundes, Boa Vista, Campina Grande and Lagoa Seca. The research is of a qualitative and quantitative nature, involving objective and subjective characteristics for the production of data (Gil, 2006; Gatti, 2004), and was carried out in the five municipalities mentioned, comprising a microregion of the Agreste region of Paraíba. As a technique for analyzing the data obtained, we used content analysis (Bardin, 1977; 2006). The research participants were teachers who work in public daycare centers with children aged zero to three years old. As a theoretical framework, we adopted the studies on care by Noddings (2003), Hirata (2022), Carvalho (1999), Boff (2014) and Foucault (2022). In relation to education, we based ourselves on the studies of Brandão (2013), Plaisance (2004), Durkheim (2011), Souza (2012) and Paro (2001, 2023). As a result, the research points to a conception of education teachers as socially constructed values and as a way of promoting culturally produced academic knowledge for children. Regarding the concept of care, they consider it essential for the development of children and for maintaining trust between family and institution, relating to physical care actions, a loving relationship with children and the planning of activities that please the little ones.
Keywords: Educação infantil
Educação – percepção docente
Cuidar e educar – crianças
Instituições públicas de ensino – Microrregião do Agreste (PB)
Early childhood education
Education – teaching perception
Caring and educating – children
Public educational institutions – Agreste Microregion (PB)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42765
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANIA BORGES DE SOUZA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO (PPGED) 2025.pdf3.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.