Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, L. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCINI, Marizete.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1532-8968pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998559848634694pt_BR
dc.contributor.referee1AGUIAR , Fernando Jose Ferreira.-
dc.contributor.referee1IDAGUIAR, F. J. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2399116468481215pt_BR
dc.contributor.referee2MEINERZ, Carla Beatriz.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9270-8705pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741624321390195pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou compreender o processo de transmissão dos saberes tradicionais através da prática cultural da Mandiocada nas comunidades remanescentes dos quilombos Tabuleiro dos Negros e Sapé, localizadas, respectivamente, nos municípios de Penedo e Igreja Nova, estado de Alagoas. Procedemos pela identificação dos saberes/conhecimentos tradicionais que circulavam no cotidiano vivido pelos sujeitos quilombolas, pelo mapeamento das práticas educativas desenvolvidas pelo grupo na transmissão dos saberes/conhecimentos tradicionais e análise dos processos educativos privilegiados pelos sujeitos na constituição de uma identidade quilombola. Identificamos saberes/conhecimentos a respeito da origem da comunidade, saberes/conhecimentos relacionados à produção agrícola de subsistência, advindos de práticas culturais como o Guerreiro e a Mandiocada, o uso de plantas medicinais, saberes/conhecimentos religiosos e políticos. Optamos por centrar a nossa análise na prática cultural da Mandiocada, por ser uma territorialidade simbólica repleta de sentidos que acessam a ancestralidade do grupo. Estes saberes/conhecimentos foram identificados a partir de nossa inserção nos territórios em que desenvolvemos a pesquisa, através de consulta a documentos, observações com anotações em diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas. Nossa proposta se constituiu pelo viés de escuta sensível a partir da voz dos sujeitos das comunidades e das suas práticas cotidianas. A trama conceitual que nos sustentou na pesquisa, abarcou a noção de culturas de tradição oral, o conceito de territorialidade e ancestralidade em culturas afro-brasileiras, a subjetividade perpassada pelo fenômeno do racismo e o conceito de decolonialidade nos processos educativos manifestos em culturas diaspóricas de tradição oral no Brasil. Os resultados nos possibilitaram identificar que a Mandiocada praticada nas comunidades quilombolas de Tabuleiro dos Negros e Sapé, municípios de Penedo e Igreja Nova, estado de Alagoas, é uma prática cultural e pedagógica que transmite, através da oralidade, conhecimentos/saberes de uma coletividade ancestral africana que se constrói pelo corpo e na própria vivência. Estes saberes/conhecimentos tradicionais compõem uma visão de mundo não universalizante ou dogmática, constituindo-se como prática decolonial e empoderadora do grupo quilombola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA prática educativa da mandiocada nas Comunidades Quilombolas Tabuleiro dos Negros e Sapé - Alagoas.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis research aimed to comprehend the transmission process of traditional knowledge through the cultural practice of the Mandiocada in the quilombolas remaining communities of Tabuleiro dos Negros and Sapé, located respectively in the cities of Penedo and Igreja Nova, in the state of Alagoas. We proceeded with the identification of the traditional knowledges that surrounded the quilombolas daily lives; the survey of the educational practices developed by the group in the transmission of these knowledges; and the analysis of the educational processes which are privileged by the subjects in the constitution of a quilombola identity. We identified the traditional knowledges regarding to the origins of the community; the farm production of subsistence derived from cultural practices as the Guerreiro and the Mandiocada; the use of medicinal plants; and religious and political traditional knowledges. We chose to focus our comprehension on the Mandiocada for its symbolic territoriality full of meanings which acess the ancestrality of the group. These knowledges were identified from our insertion in the territories we developed the research, through the reference of documents, observations and notes in the field journal and execution of semi-structured interviews. Our proposal is placed in a sensitive listening bias, from the voices of the communities9 subjects and their daily practices. Our conceptual plot embraces the notion of oral tradition cultures, the concepts of territoriality and ancestrality in afrobrazilian cultures, the subjectivity that crosses the phenomenom of the racism and the concept of decoloniality in the educational processes expressed by diasporical cultures of brazilian oral tradition cultures. The results allow us to identify the Mandiocada in the quilombola communities of Tabuleiro dos Negros (Penedo) and Sapé (Igreja Nova), in the state of Alagoas, as a cultural and pedagogical practice that communicates, through orality, knowledges of an entire ancestrality and african coletivity that builds itself by the bodies and the rituals. These traditional knowledges, belonging to a universalistic and dogmatic world view, may be part of the way to a decolonial and empowering practice of these quilombola groups.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42761-
dc.date.accessioned2025-08-13T11:08:21Z-
dc.date.available2025-08-13-
dc.date.available2025-08-13T11:08:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMandiocadapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Tabuleiro dos Negros - Penedo - ALpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Sapé - Igreja Nova - ALpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectColonialidade x decolonialidadept_BR
dc.subjectPráticas educativas - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectAlagoas - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionais quilombolaspt_BR
dc.subjectAncestralidade africanapt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectMandiocadapt_BR
dc.subjectTabuleiro dos Negros Quilombola Community - Penedo, ALpt_BR
dc.subjectSapé Quilombola Community - Igreja Nova, ALpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Educationpt_BR
dc.subjectColoniality vs. Decolonialitypt_BR
dc.subjectEducational Practices - Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectAlagoas - Quilombola Communitiespt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectQuilombola Traditional Knowledgept_BR
dc.subjectAfrican Ancestrypt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Sergipept_BR
dc.subjectFederal University of Sergipe - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Laís Gois de.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe educational practice of cassava in the Quilombola Communities of Tabuleiro dos Negros and Sapé - Alagoas.pt_BR
dc.relationhttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11848-
dc.identifier.citationARAÚJO, Laís Gois de. A prática educativa da mandiocada nas Comunidades Quilombolas Tabuleiro dos Negros e Sapé - Alagoas. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS GOIS DE ARAÚJO - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2019.pdf Laís Gois de Araujo -Dissertação Nordeste UFSE 3 PPG Educação 20192.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.