Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42759
Title: | Saberes dos cocais maranhenses: dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiras. |
Other Titles: | Knowledge of the cocais of Maranhão: dialogue with Quilombola women, babassu coconut breakers from Laranjeiras. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Tercilia Mária da Cruz. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MACHADO, Raimunda Nonata da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Kelly Almeida de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | PORTELA, Edinólia Lima. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | LIMA, Jascira da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | OLIVEIRA, Diana Almeida de. |
Keywords: | Cocais maranhenses;Mulheres quilombolas;Quebradeiras de coco babaçu;Mulheres quebradeiras de coco babaçu;Dissertação - Universidade Federal do Maranhão;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;Dialogicidade - mulheres quilombolas;Alfabetização dialógica;Saberes locais;Comunidade Quilombola de Laranjeiras - Aldeias Altas - MA;Aldeias Altas - MA - Comunidade Quilombola de Laranjeiras;Quilombolas;Etnografia interpretativa de Geertz;Sociopoética - Jacques Gauthier;Cocais in Maranhão;Quilombola Women;Babassu Coconut Breakers;Babassu Coconut Breakers;Dissertation - Federal University of Maranhão;Federal University of Maranhão - Dissertation;Dialogicity - Quilombola Women;Dialogic Literacy;Local Knowledge;Quilombola Community of Laranjeiras - Aldeias Altas - MA;Aldeias Altas - MA - Quilombola Community of Laranjeiras;Geertz's Interpretive Ethnography;Sociopoetics - Jacques Gauthier |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Maranhão |
Citation: | SILVA, Tercilia Mária da Cruz. Saberes dos cocais maranhenses: dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiras. 2023. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42759 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo problematiza possibilidades de construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Analisa o conceito freiriano de dialogicidade, a partir dos saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando à elaboração de práticas educativas de alfabetização dialógica. O locus da pesquisa é a comunidade quilombola de Laranjeiras (CQL), localizada na zona rural do município de Aldeias Altas 3 Maranhão. Possui uma abordagem suleada com princípio de equidade que problematiza a construção e instituição de um saber hegemônico, de postura epistêmica, que desqualifica as muitas outras formas de saber. Tem sustentação em bases teóricas e metodológicas contra hegemônica, por meio do aprofundamento do conceito de dialogicidade (FREIRE, 1979, 1989, 1996, 2011, 2015, 2019) na composição dos saberes das mulheres Quebradeiras de coco babaçu. Visa conhecer esses saberes, compreender modos de fabricação de sua dialogicidade e identificar as suas possibilidades de uso em práticas educativas de alfabetização dialógica. Utiliza a dialogicidade de Paulo Freire (1989; 2011), complementada pelos estudos de Mikhail Bakhtin (2006) e os saberes locais de Paulino Castiano (2016), ambos articulados às contribuições de perspectivas decoloniais (GROSFOGUEL, 2010, 2016; GONZALEZ, 2011; QUIJANO, 2005) e afrocentradas (ASANTE, 2009; 2016; MAZAMA, 2009; Oy wùmí, 2021). As bases metodológicas buscam inspiração em elementos da etnografia interpretativa de Geertz (2008) e nas recomedações criativas e artísticas da Sociopoética desenvolvida por Jacques Gauthier (2004; 2012; 2015). Constata saberes de mulheres Quebradeiras de coco babaçu, em ação dialógica, provoca discussões em torno da legitimidade do uso dos afrossaberes e confetos nas práticas educativas de alfabetização dialógica e aponta o potencial da dialogicidade como delineadora desse processo construído com os valores civilizatórios africanos, presentes na comunidade quilombola de Laranjeiras e que deram origem aos temas geradores; afrossaberes e confetos das mulheres de comunidade. |
Abstract: | This study problematizes the possibilities of conceiving dialogue with the daily knowledge of women Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, aiming at practices of dialogic literacy. It analyzes the Freirian concept of dialogicity, based on two pieces of knowledge from the daily lives of women Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, aiming at the elaboration of educational practices of dialogic literacy. The locus of the investigation is the quilombola community of Laranjeiras (CQL), located in the rural area of the municipality of Aldeias Altas 3 Maranhão. It has a suleada approach with a principle of equity that problematizes the formulation and institution of a hegemonic knowledge, with an epistemic stance, that disqualifies many other types of knowledge. It is supported by theoretical and methodological bases against hegemonic, by means of the deepening of the concept of dialogicity (FREIRE, 1979, 1989, 1996, 2011, 2015, 2019) in the composition of the knowledge of the women Quebradeiras de coco babaçu. It aims to acquire this knowledge, understand ways of creation its dialogicity and identify its possibilities of use in educational practices of dialogic literacy. It uses the dialogicities of Paulo Freire (1989; 2011), complemented by the studies of Mikhail Bakhtin (2006) and the local knowledge of Paulino Castiano (2016), both articulated as contributions to colonial perspectives (GROSFOGUEL, 2010, 2016; GONZALEZ, 2011; QUIJANO, 2005) and Afro-centered (ASANTE, 2009; 2016; MAZAMA, 2009; Oy wùmí, 2021). The methodological bases seek inspiration in elements of Geertz's interpretive ethnography (2008) and in the creative and artistic recommendations of Sociopoetics developed by Jacques Gauthier (2004; 2012; 2015). It confirms the knowledge of women Quebradeiras de coco babaçu, in a dialogic context, provokes discussions around the legitimacy of the use of African knowledge and knowledge in the educational practices of dialogic literacy and supports the potential of dialogicity as a delineator of the process founded with the African civilizational values, present in Quilombola community of Laranjeiras and that derived origins from the generating themes; afro-knowledge e confetos of the community women. |
Keywords: | Cocais maranhenses Mulheres quilombolas Quebradeiras de coco babaçu Mulheres quebradeiras de coco babaçu Dissertação - Universidade Federal do Maranhão Universidade Federal do Maranhão - Dissertação Dialogicidade - mulheres quilombolas Alfabetização dialógica Saberes locais Comunidade Quilombola de Laranjeiras - Aldeias Altas - MA Aldeias Altas - MA - Comunidade Quilombola de Laranjeiras Quilombolas Etnografia interpretativa de Geertz Sociopoética - Jacques Gauthier Cocais in Maranhão Quilombola Women Babassu Coconut Breakers Babassu Coconut Breakers Dissertation - Federal University of Maranhão Federal University of Maranhão - Dissertation Dialogicity - Quilombola Women Dialogic Literacy Local Knowledge Quilombola Community of Laranjeiras - Aldeias Altas - MA Aldeias Altas - MA - Quilombola Community of Laranjeiras Geertz's Interpretive Ethnography Sociopoetics - Jacques Gauthier |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42759 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdf | Tercilia Mária da Cruz silva. - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 2023 | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.