Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4895-292Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998495503398429pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7754-8128pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919pt_BR
dc.contributor.referee1CHAUA, Roberto da Costa Joaquim.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4335-8972pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1940225747324035pt_BR
dc.contributor.referee2PORTELA, Edinólia Lima.-
dc.contributor.referee2IDPORTELA, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545pt_BR
dc.contributor.referee3SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3104-5992pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0238645400960533pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, ao longo dos anos e a partir da luta do movimento negro, tem-se discutido a realidade da população negra e todas as implicações de reconhecer-se negro e negra neste país, cujo território tem o racismo, como elemento organizador da estrutura social. As ideologias do racismo educam, orientam e normatizam o lugar e o não-lugar da pessoa negra na sociedade brasileira, organizando as relações sociais e estabelecendo o que deve ser considerado belo, o que pode ou não ser aceito nas práticas cotidianas. Mesmo reconhecendo que tivemos alguns avanços, através de lutas sociais, há muito ainda o que ser estudado e aprofundado em relação à participação do/a negro/a nesta realidade, se queremos construir uma sociedade justa e democrática. Esta pesquisa busca (re) pensar a educação brasileira, em especial a formação inicial docente, numa perspectiva afrocêntrica, objetivando investigar lugares de apropriação dos saberes ubuntu na formação inicial docente no Curso de Pedagogia da UFMA/ Campus Codó – MA, considerando a Educação das Relações Étnico- Raciais – ERER. Quanto a perspectiva teórica e metodológica, é uma pesquisa participante, de cunho qualitativo, adotando os pressupostos de perspectivas epistêmicas e teóricas decolonial e afrocentrada. Realiza levantamento bibliográfico e documental, e juntamente com o estudo do cotidiano adota as bases conceituais da sociopoética no que se refere a realização de oficinas afrocentradas, visando a produção de narrativas em relação aos saberes discentes acerca do ubuntu. Para refletirmos o ubuntu a partir das relações étnico-raciais na formação inicial docente, trazemos o diálogo com autores/as tais como Asante (2009), Castiano (2010; 2013), Certeau (1998), Dussel (2016), Freire (1987; 1996), Kilomba (2019), Machado (2018), Mignolo (2017), Nascimento (2016), Nogueira (2011; 2014), Oliveira (2008), Ramose (1999; 2010); Silva (2004; 2013), dentre outras/os, com objetivo de dialogar acerca de conceitos como: Decolonialidade e Afrocentricidade; Saberes ubuntu; Educação das Relações Étnico-Raciais e Formação inicial docente no Brasil. A partir do princípio da barca de Amen-em-ope, como metáfora, realizamos nossa travessia de volta a África em busca de referenciais para discutirmos a educação brasileira, em especial a formação inicial docente. Os resultados da pesquisa apontam é possível reconhecermos saberes ubuntu e africanidades nas relações étnico-raciais construídas no curso de Pedagogia da UFMA/ Codó, no PPC do curso, e no cotidiano da formação inicial docente. Tais relações permeadas pelos confetos da amorosidade, interdependência, reconhecimento, matrilinhagem, objetivo comum, pertencimento e outros, têm construído o que estamos chamando de pedagogia ubuntuísta, cujas práticas formativas estão assentadas nos valores afrocêntricos, possibilitando o exercício da afrodocência das/os professoras/es em formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA África em nós: saberes ubuntu na formação inicial docente no curso de Pedagogia (UFMA/ Campus Codó)pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractIn Brazil, over the years and from the struggle of the black movement, the reality of the black population has been discussed and all the implications of recognizing black in this country, whose territory has racism, as an organizing element of the social structure. The ideologies of racism educate, guide and regulate the place and non-place of the black person in Brazilian society, organizing social relations and establishing what should be considered beautiful, what may or may not be accepted in everyday practices. Even recognizing that we have made some progress, through social struggles, there is still much to be studied and deepened in relation to the participation of black people in this reality, if we want to build a fair and democratic society. This research seeks to (re)think Brazilian education, especially initial teacher training, from an Afrocentric perspective, aiming to investigate places of appropriation of UBUNTU knowledge in initial teacher training in the Pedagogy Course at UFMA/ Campus Codó - MA, considering the Education of Ethnic-Racial Relations – ERER. About the theoretical and methodological perspective, it is a participatory research with a qualitative nature, which adopting the assumptions of decolonial and Afrocentric epistemic and theoretical perspectives. It carries out a bibliographic and documentary survey, and together with the everyday study, adopts the conceptual bases of sociopoetics regarding the realization of Afrocentric workshops, aiming at the production of narratives in relation to student knowledge about UBUNTU. In order to reflect on ubuntu based on ethnic-racial relations in initial teacher training, we bring the dialogue with authors such as Asante (2009), Castiano (2010; 2013), Certeau (1998), Dussel (2016), Freire (1987). ; 1996), Kilomba (2019), Machado (2018), Mignolo (2017), Nascimento (2016), Nogueira (2011; 2014), Oliveira (2008), Ramose (1999; 2010); Silva (2004; 2013), among others, with the aim of dialoguing about concepts such as: Decoloniality and Afrocentricity; UBUNTU knowledge; Education of Ethnic- Racial Relations and Initial Teacher Training in Brazil. From the beginning of the Amen-em-ope barge, as a metaphor, we made our journey back to Africa in search of references to discuss Brazilian education, especially initial teacher training. The research results show that it is possible to recognize ubuntu knowledge and Africanities in the ethnic-racial relations built in the Pedagogy course at UFMA/Codó, in the PPC of the course, and in the daily routine of initial teacher training. Such relationships permeated by the confections of love, interdependence, recognition, matrilineage, common objective, belonging and others, have built what we are calling UBUNTUISM pedagogy, whose formative practices are based on Afrocentric values, enabling the exercise of Afro-teaching by teachers. You are in training.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42756-
dc.date.accessioned2025-08-12T22:25:43Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T22:25:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSaberes ubuntupt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - UFMA - Codópt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia ubuntuístapt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectSociopoética - metodologiapt_BR
dc.subjectOficinas afrocentradaspt_BR
dc.subjectCodó - MApt_BR
dc.subjectComunidades quilombolas - MApt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUbuntu Knowledgept_BR
dc.subjectPedagogy Course - UFMA - Codópt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Maranhãopt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.subjectUbuntuist Pedagogypt_BR
dc.subjectInitial Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectBlack Movementpt_BR
dc.subjectEducation of Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectParticipatory Researchpt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectSociopoetics - Methodologypt_BR
dc.subjectAfrocentric Workshopspt_BR
dc.subjectQuilombola Communities - MApt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Soraia Lima Ribeiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfrica in us: Ubuntu knowledge in initial teacher training in the Pedagogy course (UFMA/ Codó Campus)pt_BR
dc.relationCampus da UFMApt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/3826-
dc.identifier.citationSOUSA, Soraia Lima Ribeiro de. A África em nós: saberes ubuntu na formação inicial docente no curso de Pedagogia (UFMA/ Campus Codó). 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2022. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42756pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SORAIA LIMA RIBEIRO DE SOUSA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2022.pdfSoraia Lima Ribeiro de Sousa. - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 20222.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.