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Title: O acesso de estudantes quilombolas beneficiários(as) do programa bolsa permanência da Universidade Federal de Sergipe: uma análise de documentos institucionais.
Other Titles: Access of quilombola students who are beneficiaries of the Federal University of Sergipe's permanence grant program: an analysis of institutional documents.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Adriana Pereira dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES , Edinéia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Veleida Anahi da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Lívia Jéssica Messias de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LACERDA , Roberto dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BERALDO , Tânia Maria Lima.
Keywords: Estudantes quilombolas;Acesso à educação superior - estudantes quilombolas;Educação superior e estudantes quilombolas;Quilombolas - educação superior;Bolsa permanência - estudantes quilombolas UFS;Dissertação - Universidade Federal de Sergipe;Universidade Federal de Sergipe - Dissertação;Dissertação;Educação e estado;Programa de Ação Afirmativa na Educação - Sergipe;Igualdade na educação;Racismo na educação;Mulheres quilombolas;Quilombola Women;Racism in Education;Equality in Education;Affirmative Action Program in Education - Sergipe;Education and the State;Federal University of Sergipe - Dissertation;Dissertation - Federal University of Sergipe;Resistance Grant - Quilombola Students UFS;Quilombolas - Higher Education;Higher Education and Quilombola Students;Access to Higher Education - Quilombola Students;Quilombola Students
Issue Date: 2021
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Citation: SANTOS, Maria Adriana Pereira dos. O acesso de estudantes quilombolas beneficiários(as) do programa bolsa permanência da Universidade Federal de Sergipe: uma análise de documentos institucionais. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste estudo foi analisar o acesso e a permanência de oito estudantes quilombolas beneficiários(as) do Programa Bolsa Permanência à Universidade Federal de Sergipe a partir de documentos institucionais. Para o desenvolvimento dos objetivos foi preciso caracterizar quem são esses(as) estudantes quilombolas em seu processo de acesso a esta universidade. Identificou-se também os projetos institucionais e demais ações que viabilizam o acesso e a permanência dos(as) estudantes supracitados. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem quanti-qualitativa caracterizada como estudo de caso. A coleta de dados foi fundamentada na análise documental, utilizando a relação de estudantes emitida pela instituição, o histórico escolar, o Plano de Desenvolvimento Institucional e editais dos processos seletivos, portarias e resoluções, dentre outros documentos. A caracterização do perfil revelou que todos(as) se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as); sendo feminino e masculino em proporções iguais; apresentam faixa etária em sua maioria (5) entre 20 e 22 anos de idade; moram em área rural; oriundos de escolas públicas; realizaram processo seletivo em concurso vestibular e no Sistema de Seleção Unificada; ingressaram por cotas étnico-raciais. A maioria (5) optou por cursos fora de sede (dentre esses, a maioria no campus do Sertão), todos(as) matriculados(as) em cursos de bacharelado. Como resultados, apontamos, inicialmente, que na Universidade Federal de Sergipe não há ações de acesso e permanência específicas para esses(as) estudantes, ocorrendo apenas a oferta de bolsas pelo Programa Bolsa Permanência ofertadas pelo Ministério da Educação. Como esta universidade não oferta auxílio específico para estudantes quilombolas, o acesso desses(as) a esse auxílio se deu por meio de edital aberto para todos(as) os(as) discentes da instituição. Por fim, concluímos ainda que os dados desvelam a necessidade de ações afirmativas específicas para estudantes quilombolas nesta universidade, não há processo específico para quilombolas nela, como também não há registro de propostas nos documentos para ações voltadas para quilombolas na instituição, assim como formas de combate ao racismo estrutural e institucional e também de reparação histórica e equidade de oportunidades. Salientamos a importância de uma ação efetiva da instituição em seus projetos institucionais.
Abstract: The aim of this study was to analyze the access and permanence of eight quilombola students who were beneficiaries of the Permanence Scholarship Program at the Federal University of Sergipe, based on institutional documents. For the development of the objectives, it was necessary to characterize who these quilombola students are in their access process to this university. Institutional projects and other actions that enable the access and permanence of the aforementioned students were also identified. The research is based on a quantitative-qualitative approach characterized as a case study. Data collection was based on document analysis, using the list of students issued by the institution, school records, the Institutional Development Plan and notices of selection processes, ordinances and resolutions, among other documents. The characterization of the profile revealed that all self-declared black or brown; being female and male in equal proportions; they are mostly age group (5) between 20 and 22 years old; live in rural area; from public schools; held a selection process in entrance exams and in the Unified Selection System; they entered by ethnic-racial quotas. The majority (5) opted for courses away from headquarters (among these, the majority on the Sertão campus), all enrolled in bachelor's degree courses. As a result, we initially point out that at the Federal University of Sergipe there are no specific access and permanence actions for these students, with only scholarships offered by the Permanence Scholarship Program offered by the Ministry of Education. As this university does not offer specific assistance for quilombola students, their access to this assistance was given through an open notice for all students of the institution. Finally, we also conclude that the data reveal the need for specific affirmative actions for quilombola students at this university, there is no specific process for quilombolas at this university, as well as there is no record of proposals in the documents for actions aimed at quilombolas at the institution, as well as forms of combating structural and institutional racism, as well as historical reparation and equal opportunities. We emphasize the importance of an effective action by the institution in its institutional projects.
Keywords: Estudantes quilombolas
Acesso à educação superior - estudantes quilombolas
Educação superior e estudantes quilombolas
Quilombolas - educação superior
Bolsa permanência - estudantes quilombolas UFS
Dissertação - Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe - Dissertação
Dissertação
Educação e estado
Programa de Ação Afirmativa na Educação - Sergipe
Igualdade na educação
Racismo na educação
Mulheres quilombolas
Quilombola Women
Racism in Education
Equality in Education
Affirmative Action Program in Education - Sergipe
Education and the State
Federal University of Sergipe - Dissertation
Dissertation - Federal University of Sergipe
Resistance Grant - Quilombola Students UFS
Quilombolas - Higher Education
Higher Education and Quilombola Students
Access to Higher Education - Quilombola Students
Quilombola Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42753
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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