Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658244962568348pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Janssen Felipe da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.contributor.referee1FRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.referee1IDFRANCO, M. J. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Eliene Amorim de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0003-2889-5889pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217330129788168pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de Educação e Diversidade do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (curso-mestrado), da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa temos como questão problema: quais os desafios didático-pedagógico para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos/as professores/as de escolas quilombolas situados nos municipais de Panelas-PE e Cupira-PE? Traçamos como objetivo geral :compreender os desafios didático-pedagógicos para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos/as professores/as de escolas quilombolas situados nos municípios de Panelas-PE e Cupira-PE, e os objetivos específicos: I) compreender as concepções de racismo dos/as professores/as investigadas/os; II) identificar as expressões de racismo que podem se fazer presentes em sala de aula; III) caracterizar as práticas docentes de enfrentamento do racismo dos/as professores/as em sala de aula; VI) identificar os desafios didáticos- pedagógicos para o enfrentamento do racismo nas práticas docente dos/as professores/as investigadas/os. Filiamo-nos a abordagem dos Estudos Pós-Coloniais que se constitui enquanto opção política-epistemológica a partir do diálogo com os autores: Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; e Walsh, 2006, 2008, 2010, dentre outros, que nos possibilitam refletir e questionar o lugar que é posto na história e na sociedade aos povos negros, dentre eles os quilombolas. Atrelada a esta discussão, abordamos também reflexões sobre as concepções de racismo na sociedade a partir dos autores: Munanga (2009); Gomes (2012); e Hall (2003) Almeida (2018), Moreira (2019), Moraes (2005), dentre outros. Adotamos como procedimento teórico-metodológico a pesquisa documental (OLIVEIRA, 2007), entrevista semiestruturada e a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1990). O campo de pesquisa são as escolas localizadas em território quilombola (nas comunidades de Sambaquim e Sambaquim do Riachão) nos municípios de Cupira-PE e Panelas- PE, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatros) professoras. Em diálogo com as sujeitas colaboradoras, entendemos que cada Comunidade Quilombola, tem sua prática docente para o enfretamento do racismo com suas especificidades, pois estas estão relacionadas com as compreensões sobre o racismo de cada professora quilombola. Entretanto identificarmos que essas práticas foram construídas através da problematização do racismo sobre os projetos didáticos trabalhados em sala de aula, e também na perspectiva do dialógica, ou seja através da relação entre a história da comunidade, onde são discutidos temas como: identidade, cultura, conhecimentos, saberes e a ancestralidade das Comunidades Quilombolas. Os resultados nos indicam que as práticas docentes das professoras que lecionam nessas comunidades ensaiam uma Educação Escolar Quilombola, estão próximas a perspectiva da Educação Intercultural e educação antirracista proporcionando descontruir uma educação voltada na lógica da Colonialidade e seus eixos. Entretanto é preciso ampliar esse debate, e ajustar tais prática, para isso necessita-se de formações iniciais e continuadas como também materiais adequados para uma Educação Escolar Quilombola e o enfretamento do racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA CURSO DE MESTRADOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs desafios para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos /as professores /as das escolas quilombolas: Sambaquim e Sambaquim do Riachão nos municípios de Cupira-PE e Panelas-PE.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThis paper is the result of a Master's research developed in the line of Education and Diversity of the Postgraduate Program in Contemporary Education (Master's course) at the Federal University of Pernambuco-UFPE, Agreste Academic Center. In this research we have as a problem question: what are the didactic-pedagogical challenges to face racism in teaching practices of teachers from quilombola schools located in the municipalities of Panelas-PE and Cupira-PE? We set out as a general objective: to understand the didactic-pedagogical challenges for facing racism in the teaching practices of teachers from quilombola schools located in the municipalities of Panelas-PE and Cupira-PE, and the specific objectives: I) to understand the conceptions of racism of the investigated teachers; II) identify the expressions of racism that can be present in the classroom; III) to characterize the teaching practices of teachers to face racism in the classroom; VI) identify the didactic-pedagogical challenges for facing racism in the teaching practices of the investigated teachers. We affiliate ourselves to the Post-Colonial Studies approach, which is constituted as a political-epistemological option, based on the dialogue with the authors: Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; and Walsh, 2006, 2008, 2010, among others, who enable us to reflect upon and question the place that is given in history and in society to black people, including quilombolas. Linked to this discussion, we also address reflections on the conceptions of racism in society from the authors: Munanga (2009); Gomes (2012); and Hall (2003) Almeida (2018), Moreira (2019), Moraes (2005), among others. We adopted as theoretical and methodological procedure the documentary research (OLIVEIRA, 2007), semi-structured interview and Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 1977; VALA, 1990). The research field are the schools located in quilombola territory (in the communities of Sambaquim and Sambaquim do Riachão) in the municipalities of Cupira-PE and Panelas-PE, having as research subjects 4 (four) teachers. In dialogue with the collaborating subjects, we understand that each Quilombola Community, has its own teaching practice for the confrontation of racism with its specificities, as these are related to the understandings about racism of each Quilombola teacher. However, we identify that these practices were built through the problematization of racism on the didactic projects worked in the classroom, and also in the dialogic perspective, i.e. through the relationship between the history of the community, where themes are discussed such as: identity, culture, knowledge, wisdom and ancestry of the Quilombola Communities. The results indicate that the teaching practices of the teachers who teach in these communities rehearse a Quilombola School Education, are close to the perspective of intercultural education and antiracist education, allowing the discontruction of an education based on the logic of Coloniality and its axes. However, it is necessary to broaden this debate, and to adjust such practices. For that, initial and continuous training is needed, as well as adequate materials for a Quilombola School Education and the confrontation of racism.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42752-
dc.date.accessioned2025-08-12T19:30:14Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T19:30:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEscolas quilombolaspt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - dissertaçãopt_BR
dc.subjectEscola Quilombola Sambaquim - Cupira- PEpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Sambaquim - Cupira- PEpt_BR
dc.subjectEscola Quilombola Sambaquim do Riachão - Panelas- PEpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Sambaquim do Riachão - Panelas- PEpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectRacismo na educação - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnfrentamento ao racismopt_BR
dc.subjectPráticas docentes - escolas quilombolaspt_BR
dc.subjectPanelas - PE - escola quilombolapt_BR
dc.subjectCupira - PE - escola quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - Pernambucopt_BR
dc.subjectAntirracismo - Pernambucopt_BR
dc.subjectEstudos pós-coloniaispt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectAnálise temáticapt_BR
dc.subjectProfessoras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectTerritórios quilombolas - Pernambucopt_BR
dc.subjectQuilombola Territories - Pernambucopt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Teacherspt_BR
dc.subjectThematic Analysispt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectPostcolonial Studiespt_BR
dc.subjectAnti-Racism - Pernambucopt_BR
dc.subjectQuilombolas - Pernambucopt_BR
dc.subjectCupira-PE - Quilombola Schoolpt_BR
dc.subjectPanelas-PE - Quilombola Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching Practices - Quilombola Schoolspt_BR
dc.subjectConfronting Racismpt_BR
dc.subjectRacism in Education - Pernambucopt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectSambaquim do Riachão Quilombola Community - Panelas-PEpt_BR
dc.subjectSambaquim do Riachão Quilombola School - Panelas-PEpt_BR
dc.subjectSambaquim Quilombola Community - Cupira-PEpt_BR
dc.subjectSambaquim Quilombola School - Cupira-PEpt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - dissertationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectQuilombola Schoolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Manuela Darc da.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of confronting racism in the teaching practices of teachers at quilombola schools: Sambaquim and Sambaquim do Riachão in the municipalities of Cupira-PE and Panelas-PE.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52148-
dc.identifier.citationSILVA, Manuela Darc da. Os desafios para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos /as professores /as das escolas quilombolas: Sambaquim e Sambaquim do Riachão nos municípios de Cupira-PE e Panelas-PE. 2022. 279f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru - PE - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUELA DARC DA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2022.pdfManuela Darc da Silva - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20224.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.