Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42746
Title: Educação patrimonial e diálogo de saberes no quilombo-indígena tiririca dos crioulos (Pernambuco) .
Other Titles: Heritage education and dialogue of knowledge in the indigenous quilombo Tiririca dos Crioulos (Pernambuco).
???metadata.dc.creator???: LÉO NETO , Nivaldo Aureliano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TAVARES , Maurcio Antunes
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Moisés de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SCIFONI , Simone.
Keywords: Quilombo Indígena Tiririca dos Crioulos - Carnaubeira da Penha - PE;Terra Quilombola Tiririca dos Crioulos - Carnaubeira da Penha - PE;Serra do Arapuá - PE;Quilombolas;Saberes tradicionais quilombolas;Educação patrimonial;Dissertação - Universidade Federal Rural de Pernambuco;Universidade Federal Rural de Pernambuco - Dissertação;Relações étnico-raciais;Interculturalidade;Educação escolar indígena;Educação escolar quilombola;Memória local;Pesquisa ação;Pesquisa participante;Mulheres quilombolas;Tiririca dos Crioulos Indigenous Quilombo - Carnaubeira da Penha - PE;Tiririca dos Crioulos Quilombola Land - Carnaubeira da Penha - PE;Serra do Arapuá - PE;Quilombolas;Quilombola Traditional Knowledge;Heritage Education;Dissertation - Federal Rural University of Pernambuco;Federal Rural University of Pernambuco - Dissertation;Ethnic-Racial Relations;Interculturality;Indigenous School Education;Quilombola School Education;Local Memory;Action Research;Participant Research;Quilombola Women
Issue Date: 2019
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Citation: LÉO NETO, Nivaldo Aureliano. Educação patrimonial e diálogo de saberes no quilombo-indígena tiririca dos crioulos (Pernambuco) . 2019. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A busca por uma educao intercultural nos conduz compreenso das alteridades e dos respectivos discursos performativos de identidades em certas situaes sociais e campos polticos. A valorizao dos diversos saberes dessas identidades, aceitando a sua prpria epistemologia e domnios explicativos, indicam relaes educadoras nas quais as tradies de conhecimentos locais podem interagir com processos de contextualizao didtica de contedos escolares. O presente trabalho buscar a compreenso dos processos educativos que podem existir ao efetuarmos as interaes entre Culturas e Educaes nos territrios que lidam com a gesto compartilhada da memria local, considerando que tais aes tambm se desdobram em lutas polticas por reconhecimento. Para tal, parte-se de uma ao de Educao Patrimonial de gesto compartilhada realizada em parceria com o quilombo-indgena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), intitulada ÒDo Buraco ao MundoÓ, ocorrida entre os anos de 2014-2018. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo em questo busca compreender as etapas ocorridas ao longo dessa ao, destacando os processos e os usos educativos do Patrimnio mediados por uma pesquisa-ao-participante. Problematiza-se sobre os processos de (des)legitimao dos conhecimentos locais e de sua interao com contedos didticos escolares, especificamente para o Ensino de Cincias/Biologia, emaranhados nas afirmaes de uma identidade que reconhece a presena negra e indgena no serto de Pernambuco.
Abstract: The search for an intercultural education leads us to understand the alterities and the respective performative discourses of identities in certain social situations and political fields. The appreciation of the diverse knowledge of these identities, accepting their own epistemology and explanatory domains, indicate educative relationships in which local knowledge traditions can interact with didactic contextualization processes of school contents. The present work will seek the understanding of the educational processes that may exist when performing the interactions between Cultures and Educations in the territories that deal with the shared management of local memory, considering that such actions also unfold in political struggles for recognition. To this end, it starts from a shared management Heritage Education action carried out in partnership with the indigenous quilombo Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), entitled ÒFrom the Hole to the WorldÓ, which took place between 2014-2018. Using a qualitative approach, the study in question seeks to understand the steps that occurred throughout this action, highlighting the processes and educational uses of Heritage mediated by a participatory action research. It discusses the processes of (de) legitimization of local knowledge and its interaction with school didactic contents, specifically for Science / Biology Teaching, entangled in the affirmations of an identity that recognizes the black and indigenous presence in the Pernambuco hinterland.
Keywords: Quilombo Indígena Tiririca dos Crioulos - Carnaubeira da Penha - PE
Terra Quilombola Tiririca dos Crioulos - Carnaubeira da Penha - PE
Serra do Arapuá - PE
Quilombolas
Saberes tradicionais quilombolas
Educação patrimonial
Dissertação - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Dissertação
Relações étnico-raciais
Interculturalidade
Educação escolar indígena
Educação escolar quilombola
Memória local
Pesquisa ação
Pesquisa participante
Mulheres quilombolas
Tiririca dos Crioulos Indigenous Quilombo - Carnaubeira da Penha - PE
Tiririca dos Crioulos Quilombola Land - Carnaubeira da Penha - PE
Serra do Arapuá - PE
Quilombolas
Quilombola Traditional Knowledge
Heritage Education
Dissertation - Federal Rural University of Pernambuco
Federal Rural University of Pernambuco - Dissertation
Ethnic-Racial Relations
Interculturality
Indigenous School Education
Quilombola School Education
Local Memory
Action Research
Participant Research
Quilombola Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42746
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NIVALDO AURELIANO LÉO NETO - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFRPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2019.pdfNivaldo Aureliano Léo neto -Dissertação Nordeste UFRPE 3 PPG 20194.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.